Ortopedista afirma que atividades físicas garantem crescimento saudável em crianças

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Práticas como a ginástica artística, longe de prejudicar, contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, fortalecendo os ossos e músculos enquanto promovem o bem-estar geral

ma das maiores preocupações dos pais e mães é o desenvolvimento dos filhos. Ainda há muitas dúvidas quando o assunto é a prática de exercícios físicos para crianças. Questões sobre como determinados esportes  podem ou não afetar o crescimento são comuns entre pais e mães. O importante é fugir da desinformação e ouvir de fato quem entende do assunto.

“Estudos demonstram que a prática regular de exercícios fortalece o sistema músculo-esquelético e promove um desenvolvimento saudável, sem riscos para o crescimento das crianças." explica o médico ortopedista Cleber Furlan, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Ele destaca ainda que, ao contrário do mito de que exercícios intensos podem inibir o crescimento, quando realizados sob orientação adequada, eles contribuem para o desenvolvimento físico, aumentando a coordenação, flexibilidade, força e equilíbrio.

Além disso, atividades físicas têm um impacto positivo em áreas além do físico das crianças, Essas práticas atuam promovendo autoestima, disciplina e reduzindo o estresse e a ansiedade. As atividades também incentivam a socialização, através do trabalho em equipe e do desenvolvimento de habilidades sociais.

Para crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, é recomendado focar em atividades lúdicas que estimulem o movimento e a diversão. A partir dos 8 anos, é possível introduzir técnicas básicas com ênfase na segurança e no aprendizado progressivo, pois é quando a criança possui maturidade física e emocional para atividades de maior impacto.

É crucial buscar academias e profissionais especializados que atendam adequadamente às necessidades das crianças. E ficar atento caso seu filho sinta dor persistente, mostre desmotivação ou apresente fadiga excessiva, sendo importante buscar avaliação médica nesses casos.

Para prevenir possíveis problemas ortopédicos e garantir um desenvolvimento saudável, é necessário acompanhar a prática esportiva com um ortopedista que pode oferecer orientações personalizadas e garantir que as atividades físicas continuem a ser benéficas e seguras para o desenvolvimento das crianças.