Veja bastidores da despedida de Nicko McBrain do Iron Maiden

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O baterista Nicko McBrain anunciou sua aposentadoria de turnês com o Iron Maiden e, no último sábado, 7, escolheu São Paulo para realizar seu show de despedida. Nesta terça-feira, 10, a banda publicou um vídeo em homenagem ao músico no YouTube do grupo e mostrou detalhes dos bastidores da apresentação.

 

O vídeo, que soma mais de quatro minutos, mostra Nicko abraçando seus colegas de banda e tirando fotos no Allianz Parque. A publicação também trouxe um discurso de Bruce Dickinson no show, além do momento em que o baterista foi ovacionado pelo público brasileiro.

 

"Por 42 anos, Nicko esteve nessa banda. Ele era baterista antes que eu fosse cantor. Ele era piloto antes que eu me tornasse um piloto", disse o vocalista, conhecido por já ter pilotado aeronaves da banda. Bruce ressaltou que o músico não deixou a banda, apenas escolheu não tocar mais ao vivo. "Nós temos muita música para tocar e eu quero que o resto da noite seja uma celebração de Nicko, uma celebração da alegria que ele trouxe para todo mundo ao redor do mundo, não apenas aqui no Brasil", finalizou Bruce.

 

Nicko McBrain anuncia aposentadoria de turnês

 

O baterista anunciou que se aposentaria das turnês com o Iron Maiden no sábado e, no mesmo dia, realizou o show no Allianz Parque. Em um comunicado publicado no Instagram do grupo, o músico revelou ter vontade de se afastar de "turnês extensas" e de se dedicar a projetos pessoais, mas disse que não romperá o vínculo com o Iron Maiden e os colegas.

 

"Desejo muito sucesso à banda daqui para frente", escreveu Nicko na nota divulgada. "Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!", escreveu.

 

Na mesma publicação, a banda também compartilhou um comunicado assinado pelo empresário do grupo, Rod Smallwood, em nome do Iron Maiden. Ele celebrou a decisão de Nicko McBrain em encerrar sua trajetória de turnês no Brasil. Foi a 14ª vez que a banda veio ao País.

 

"Desde o Rock in Rio em 1985, temos um relacionamento especial com o Brasil", escreveu. "Então, encerrar uma turnê com 90 mil fãs aqui em São Paulo por duas noites é poético e você merece todas as honras que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show."

 

Simon Dawson é o novo baterista do Iron Maiden

 

No domingo, 8, o músico Simon Dawson foi anunciado como o novo baterista da banda. Ele faz parte do grupo British Lion, projeto paralelo de Steve Harris, baixista do Iron Maiden, há 12 anos. O músico também foi integrante de outras bandas de peso, como a britânica The Outfield, conhecida por hits como Your Love e All the Love in the World.

 

O baterista se une à banda já a partir do próximo ano, quando o Iron Maiden comemora 50 anos com a turnê The Run For Your Lives. A turnê terá início no dia 27 de maio em Budapeste.

Em outra categoria

Um ciclone que atingiu o deserto do Saara, na África, nos últimos dias formou uma nuvem de areia e poeira que, levada pela força dos ventos, atravessou o Mar Mediterrâneo e chegou à Europa, atingindo a Itália nesta semana. Imagens do deslocamento dessa nuvem foram registradas pelos observatórios do Programa Espacial da União Europeia.

A nuvem chegou nesta segunda-feira, 3, às regiões da Calábria e da Sicília, no sul da Itália, deixando o céu amarelado e reduzindo a qualidade do ar. Segundo os meteorologistas, a nuvem deve se dissipar nos próximos dias.

Nuvens desse tipo, que são conduzidas da África até a Europa, não são incomuns, afirmam os meteorologistas. Em alguns períodos do ano, o clima no deserto facilita a formação de rajadas de vento, que levam areia e poeira de um continente a outro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a comida não tem que ser apenas saudável e de qualidade, mas também barata. A nova cobrança ocorre em meio aos esforços do governo para encontrar soluções para debelar a inflação dos alimentos, temendo os efeitos sobre a popularidade da gestão federal.

"A comida tem que ser saudável. Saudável e gostosa, né? Tem que ser saudável, de qualidade e barata ainda", disse, em cerimônia de abertura do encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) nesta terça-feira, 4, em Brasília.

No discurso, Lula voltou a defender investimentos voltados para a saúde e a educação. Em 2024, o orçamento do Pnae foi de R$ 5,5 bilhões, com ao menos 30% dos alimentos adquiridos da agricultura familiar. Em sua avaliação, porém, gastar esse montante na alimentação escolar "é muito pouco".

O presidente comentou que as pessoas costumam falar mal da escola pública, mas não se dão conta do quanto ganha um professor na rede de ensino nem das condições de tais escolas. Em sua avaliação, a condição de uma escola pública "depende do respeito que o Poder público tem com ela".

Na esteira do discurso de aumentar os investimentos na educação, Lula também citou a saúde e disse que, qualquer investimento que se faça na área, "é muito pouco".

Pnae

No encontro, o governo federal anunciou a redução de 20% para 15% do limite de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas em 2025, taxa que cairá para 10% em 2026. Segundo o Palácio do Planalto, a iniciativa impacta 40 milhões de alunos em quase 150 mil escolas públicas, que fornecem aproximadamente 10 bilhões de refeições por ano.

Na cerimônia, Lula disse que pessoas preferem comprar "enlatados americanos" do que "perder tempo" com alimento saudável. Segundo ele, nessa lógica, "vai ficar gordão". "Porque quando a gente é magro de fome, a gente pensa que engordar é saudável."

A medida anunciada hoje também regulamenta a aquisição de gêneros alimentícios com recursos do Pnae via agricultura familiar, com prioridade para assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas e grupos formais e informais de mulheres. De acordo com o governo, atualmente, no mínimo 30% dos recursos do Pnae devem ser obrigatoriamente destinados à aquisição de itens da agricultura familiar.

As obras de extensão da Linha 4-Amarela devem começar até o fim de março, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI). Serão três novos quilômetros e duas novas estações a partir da Vila Sônia: Chácara Jockey e Taboão da Serra. A linha será a primeira de metrô a transbordar os limites da cidade de São Paulo.

O aditivo contratual com a ViaQuatro, do grupo CCR, empresa já responsável pela Linha 4-Amarela, foi assinado em junho do ano passado - na época, a previsão para o começo das obras era dezembro de 2024.

A previsão para entrega e início da operação permanece em 2028. O investimento é de R$ 3,4 bilhões. A estimativa é de que as duas novas estações atendam cerca de 150 mil pessoas por dia.

- A estação Chácara Jockey ficará nas imediações da Avenida Professor Francisco Morato, na Vila Sônia;

- A estação Taboão da Serra será construída no antigo terreno da concessionária Sorana Sul, da Volkswagen, na Rodovia Régis Bittencourt, onde também será instalado o novo centro administrativo da prefeitura de Taboão.

Hoje, a Linha 4-Amarela já conta com 12 quilômetros, com estações entre a Luz, no centro da capital, e a Vila Sônia, na zona oeste. A expansão da linha era uma promessa de campanha do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nesta terça-feira, 4, Tarcísio participou do evento de conclusão da tunelação do trecho noroeste da futura Linha 6-Laranja, na Brasilândia, na zona norte. A previsão de entrega desta linha, concedida à empresa espanhola Acciona, é de 2026, parcialmente, e 2027, integralmente.