Ivete Sangalo e Iza cantam música de Preta Gil em show; veja vídeo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ivete Sangalo e Iza subiram juntas ao palco do Tim Music Festival no domingo, 13, no Parque Ibirapuera em São Paulo. Durante o show, a dupla homenageou Preta Gil cantando um dos maiores sucessos da artista, Sinais de Fogo, parceria com Ana Carolina.

 

Ivete também falou sobre o estado de saúde de Preta, amiga de longa data, que está internada em tratamento contra o câncer. "Ela é uma das pessoas mais potentes que eu conheço. E a nossa potência a gente mostra no momento mais delicado das nossas vidas. Mas sabe o que é melhor? Ela está vencendo. Cada dia que passa ela vence mais", disse Ivete.

 

A cantora baiana continuou: "Ela está ótima! Está no hospital finalizando um negócio dos antibióticos, que tem ficar no hospital. Mas ela está insana. Ela está a ponto de enlouquecer os médicos. E eu gosto assim, contrariando a tudo e a todos. Preta Gil, a gente te ama meu amor. Ela confia e para quem confia o resultado é sempre o sucesso, graças a Deus".

 

Em tratamento contra o câncer colorretal, Preta Gil está internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 6, quando foi transferida do Rio de Janeiro em uma UTI área. Ela havia sido internada em 1º de abril para realizar alguns exames e preferiu continuar a internação no hospital que acompanha seu caso na capital paulista.

 

A cantora realizaria um tratamento para o câncer nos Estados Unidos, agora adiado. Preta está em tratamento desde o início de 2023, e, em março, falou sobre o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença dentro do Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

 

Confira aqui

Em outra categoria

Quatro policiais civis de Santo André, no ABC paulista, foram presos na manhã desta sexta-feira, 25, pela Polícia Federal, suspeitos de cobrar propina de funkeiros 'influencers' que usavam suas redes sociais para divulgar rifas ilegais. A ação, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), teve apoio da Corregedoria da Polícia Civil.

Os policiais alvos da ação são lotados no 6º Distrito Policial da cidade. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em endereços de Santo André, Mauá e São Paulo.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado confirmou a prisão preventiva dos quatro agentes e informou que a Corregedoria da Polícia Civil presta apoio à operação da PF e do MP-SP.

A reportagem tenta contato com as defesas dos policiais presos, que não tiveram os nomes divulgados.

Conforme o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-SP, as prisões foram feitas em decorrência das investigações feitas a partir das operações Latus Actio 1 (e Lactus Actio 2, deflagradas, respectivamente, nos dias 12 de março e 12 de dezembro de 2024), contra uma organização criminosa constituída para arrecadar propina dentro da repartição policial.

Naquelas ocasiões, um policial civil foi preso preventivamente e outro, afastado do serviço. Celulares dos envolvidos também foram apreendidos e a investigação teve acesso ao conteúdo de conversas mostrando que os policiais extorquiam dinheiro de 'funkeiros' conhecidos, além de donos de produtoras e empresários dos artistas para não investigar a divulgação de rifas e jogos de azar.

Os mandados para a operação atual foram expedidos pela Justiça, que decretou também a quebra do sigilo bancário dos investigados.

Ainda segundo o MP, os agentes da Polícia Civil instauravam procedimentos de Verificação de Procedência de Informações (VP) supostamente para apurar a prática de sorteios (rifas) ilegais realizados pelos influenciadores através de suas redes sociais. A conduta poderia configurar a contravenção penal por exploração de jogos de azar e crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

O VP é uma apuração preliminar de fatos ou denúncias que podem ensejar a abertura de inquérito policial. "Entretanto, o verdadeiro objetivo dos policiais era a solicitação de vantagem econômica indevida (propina) aos investigados e seus respectivos advogados, sob o argumento de não dar prosseguimento à apuração", diz o MP.

Para a operação, além do MP-SP, foi mobilizada a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (Ficco/SP), composta atualmente pela Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

A mudança de papas - seja por morte ou renúncia - é um processo complicado, com rituais centenários envolvendo a transição da liderança da Igreja Católica. Estes são alguns dos termos que podem ajudar a entender o processo de escolha do novo sumo pontífice.

Quem é o camerlengo do Vaticano?

Este é o 'camareiro' - o cardeal encarregado de verificar formalmente a morte do papa - e, então, selar seu quarto. Entre esse momento e a eleição do novo papa, o camerlengo administra os "bens e direitos temporais" da Santa Sé. O atual é o cardeal americano nascido na Irlanda Kevin Farrell.

Quem está no Colégio dos Cardeais?

Há 252 cardeais em todo o mundo, e como um corpo, eles são responsáveis pelos assuntos da Santa Sé após a morte de um papa, embora com limites. Deles, 135 têm menos de 80 anos e são "cardeais eleitores", que se reúnem no Vaticano para escolher o novo papa. Por séculos, eles escolheram um dos seus. A grande maioria dos eleitores - 108 - foi feita cardeal pelo papa Francisco, de acordo com estatísticas do Vaticano.

O que é o conclave?

Esta é a reunião a portas fechadas dos cardeais eleitores para escolher o novo papa na Capela Sistina. Seu nome, literalmente "com chave", foi usado no século 13 para descrever o processo de trancar os cardeais até a eleição ser concluída. Ele deve começar no máximo 20 dias após a morte ou renúncia de um papa. Os eleitores são isolados de todos os estranhos durante a duração; os últimos três papas foram escolhidos em questão de dias.

Quem é o decano do Colégio dos Cardeais?

O atual decano é o cardeal italiano Giovanni Battista Re. Ele é o chefe do Colégio dos Cardeais, que informa os demais cardeais e os embaixadores junto à Santa Sé sobre a morte do papa assim que ele toma conhecimento dela pelo camerlengo. Ele convoca o conclave e preside enquanto os eleitores tomam seus juramentos. Uma vez que um novo papa é escolhido, o decano pergunta se ele aceita e qual nome ele deseja ser chamado.

O que é a Basílica de São Pedro?

A igreja do século 16, construída sobre o túmulo tradicional do apóstolo São Pedro, é uma das maiores basílicas católicas do mundo e é a peça central da Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica de 1,4 bilhão de fiéis. Desde quarta-feira, 23, os fiéis foram convidados à igreja para dar o último adeus a Francisco, cujo corpo está sendo velado no altar principal. A obra-prima do Renascimento foi construída e decorada por alguns dos arquitetos e artistas mais ilustres da época. Suas criptas contêm os restos de papas passados e seu vasto interior de mármore abriga alguns dos maiores tesouros do Vaticano, incluindo a escultura Pietà, de Michelangelo, e o baldaquino de bronze de Gian Lorenzo Bernini sobre o altar principal.

O que é a Casa Santa Marta?

Esta casa de hóspedes do Vaticano, construída em 1996, abriga especificamente os cardeais durante um conclave e é usada em outros momentos como hotel para sacerdotes e oficiais do Vaticano que estão de visita. O papa Francisco nunca se mudou depois de ser eleito papa, escolhendo viver na suíte 201, em vez dos apartamentos papais no Palácio Apostólico.

O que significa 'extra omnes'?

Uma expressão em latim para "todos fora", é pronunciada pelo mestre das celebrações litúrgicas papais, atualmente o arcebispo italiano Diego Ravelli, para pedir que todos presentes, exceto os cardeais eleitores, deixem a Capela Sistina para iniciar o processo de votação durante o conclave.

Por que o anel do papa é chamado de 'anel do pescador'?

Cada papa recebe este anel na missa que marca o início de seu pontificado. Ele recebe esse nome porque Jesus disse a São Pedro, o primeiro papa, que ele seria "pescador de homens". Até a década de 1990, ele era destruído com a morte de um papa. Agora, ele é "anulado", ou marcado de tal forma que não pode ser usado como selo.

O que são as Congregações Gerais?

Este é o nome dado à reunião de todos os membros do Colégio dos Cardeais após a morte do papa e antes do início do conclave para discutir assuntos importantes da igreja. Todos os cardeais que não estão doentes participam dessa reunião no Palácio Apostólico do Vaticano. Eles também discutem os preparativos para o conclave, sob juramento e em segredo.

O que significa quando dizem: 'Habemus Papam'?

Esta expressão em latim se traduz por "temos um papa". São as palavras usadas pelo "protodiácono" do Colégio dos Cardeais para anunciar, da loggia da Basílica de São Pedro, que um novo papa foi eleito. Ele então diz o nome de nascimento do novo papa e o nome que ele escolheu usar como papa, também em latim. O atual protodiácono é o cardeal francês Dominique Mamberti.

Quem são os infirmarii?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de coletar os votos de quaisquer eleitores que estejam doentes durante o conclave.

O que significa o lema do papa Francisco 'miserando atque eligendo'?

Esta expressão em latim significa "tendo misericórdia e escolhendo ele" - uma frase que Francisco escolheu como seu lema quando foi elevado a bispo e manteve como seu selo papal. Foi tirada das homilias de São Beda, o Venerável, um monge do século 8. Vem do relato do Evangelho de São Mateus, um cobrador de impostos a quem Jesus chamou para segui-lo.

Quem são os revisores?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de revisar os votos durante o conclave.

O que é um rogito?

Este é o documento, ou "escritura", listando detalhes da vida e do papado do papa que é colocado em seu caixão. É escrito em latim pelo mestre das celebrações litúrgicas papais. Uma cópia é mantida nos arquivos do Vaticano.

Quem são os escrutinadores?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de revisar cada cédula e anunciá-la ao conclave reunido após cada rodada de votação. Em seguida, eles contam os votos. Para vencer a eleição, são necessários dois terços dos votos - e eles também queimam as cédulas.

O que significa a expressão 'sede vacante'?

Esta expressão em latim significa "sede vazia", o período entre a morte ou renúncia do papa e a eleição de um novo.

O que é a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior)?

Esta é a basílica em Roma onde o papa Francisco será enterrado. Francisco está rompendo com a tradição de seus predecessores que são enterrados dentro do Vaticano, dizendo que queria estar perto da Salus Populi Romani, painel de madeira de cedro que mostra Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços. O ícone está localizado na igreja construída inicialmente no século 5 e dedicada à Virgem Maria. Em seu testamento, Francisco disse que queria um túmulo subterrâneo simples com apenas "Franciscus" escrito nele.

O que contém o texto 'Universi Dominici Gregis'?

Esta expressão em latim significa "todo o rebanho do Senhor". É a constituição do Vaticano que regula os processos desde a morte de um papa até a eleição de um novo. São João Paulo II emitiu-a em 1996 durante seu papado, e o Papa Bento XVI a alterou duas vezes, mais significativamente ao remover a disposição de João Paulo de que após cerca de 12 dias de votação uma maioria simples poderia eleger um novo papa em vez de uma maioria de dois terços. Se o conclave durar tanto tempo, os dois candidatos mais votados vão para um segundo turno, com uma maioria de dois terços necessária para vencer. Nenhum dos dois principais candidatos lança um voto no segundo turno.

O que significa fumaça branca ou preta durante uma transição papal?

Após cada rodada de votação na Capela Sistina, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior. Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir fumaça preta. Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa. (Com informações da AP)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas em áreas de São Paulo, incluindo a capital paulista, além de trechos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e algumas cidades do Paraná. O aviso é válido até este sábado, 26, mas pode ser atualizado.

De acordo com o Inmet, são esperadas precipitações de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. "Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", acrescenta o instituto.

Outro alerta laranja também projeta para a incidência de tempestades ainda nesta sexta-feira, 25, principalmente sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O Inmet também emitiu alerta amarelo para a incidência de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h para Estados principalmente das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O aviso válido até sábado incide ainda sobre algumas áreas do Nordeste e do Sul. Outro alerta também amarelo já havia sido divulgado pelo órgão, indicando precipitações intensas nesta sexta-feira.

Cidade de São Paulo

A capital paulista amanheceu chuvosa e com sensação de frio, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

"O dia segue com chuvas intermitentes, variando entre moderada e forte intensidade, com raios e rajadas localizadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o risco para formação de alagamentos, queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra", alerta o órgão municipal.

Para os próximos dias, a propagação de uma área de baixa pressão deve causar chuvas generalizadas na Grande São Paulo.

Veja a previsão para os próximos dias, de acordo com a Meteoblue:

Sexta-feira: entre 18ºC e 20ºC;

Sábado: entre 18ºC e 24ºC;

Domingo: entre 19ºC e 26ºC;

Segunda-feira: entre 18ºC e 24ºC;

Terça-feira: entre 16ºC e 20ºC.

Ainda de acordo com a Meteoblue, entre sábado e segunda-feira, 28, a máxima deve ficar entre 24ºC e 26ºC. Para os outros dias da próxima semana, a previsão indica máxima, um pouco mais baixa, na casa dos 20ºC.