0

Diário de Notícias

DN.

Propaganda eleitoral começa em 3 dias — campanha entra em nova fase a partir de domingo

A poucos meses das Eleições 2026, a disputa entra em uma nova etapa: a partir do próximo domingo (16), tem início oficialmente a propaganda eleitoral, marco que dá a largada para a fase mais visível das campanhas. A data libera uma série de atividades aos candidatos e partidos, dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

A partir dessa data, passam a ser permitidos, por exemplo, comícios, uso de aparelhagem de som em horários definidos, distribuição de material impresso e propaganda paga na internet, sempre observando os limites e as vedações previstos na legislação. É o momento em que as candidaturas ganham as ruas e as redes de forma mais intensa, em busca do contato direto com o eleitor.

Um ponto importante costuma gerar confusão: o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão não começa junto com a propaganda geral. A veiculação nas emissoras está prevista para ter início em 28 de agosto, estendendo-se até a véspera do primeiro turno, no começo de outubro. Ou seja, o eleitor ainda esperará algumas semanas até ver os blocos e inserções dos candidatos na TV e no rádio.

Entre as novidades para 2026, estão regras mais rígidas sobre o uso de inteligência artificial, com restrições a conteúdos sintéticos em período próximo à votação, e exigências às plataformas digitais no combate a perfis falsos e à desinformação. As medidas buscam preservar a integridade do pleito em um cenário de campanhas cada vez mais digitais.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.