No Centro das Atenções
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia, nesta quinta-feira, 23, os indicados à 97ª edição do Oscar, o principal prêmio do cinema mundial. A lista completa foi revelada em uma cerimônia transmitida ao vivo com os atores Bowen Yang e Rachel Sennott. Em uma grata surpresa, Ainda Estou Aqui foi indicado ao prêmio máximo do Oscar, o de Melhor Filme. O longa de Walter Salles ainda conseguiu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
Mais notícias
Em outra categoria
O THE World University Rankings by Subject 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento, colocou a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).
A USP também ficou entre as 125 melhores em Administração e Economia e entre as 150 melhores na área de Ciências da Vida.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também apareceu no ranking, entre as 150 melhores nas áreas de Ciências Sociais e de Educação.
Nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Físicas e Psicologia, o Brasil não teve nenhuma universidade classificada entre as 150 melhores do mundo.
As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas - só perdem em Ciências da Computação e em Medicina e Saúde, lideradas pela inglesa Universidade de Oxford. A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foram as instituições que conquistaram mais áreas, três cada.
Nesta sétima edição, o ranking THE by Subject atualizou sua metodologia, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento:
- ambiente de aprendizagem;
- ambiente de pesquisa: volume, renda e reputação;
- qualidade da pesquisa: força, excelência e influência da pesquisa;
- perspectiva internacional: pessoal, estudantes e pesquisa; e
indústria: renda e patentes.
A USP tradicionalmente se destaca entre nos ranking globais, frequentemente sendo a melhor entre as universidades latino-americanas. No ranking geral da THE divulgado no final de 2024, a USP foi classificada na 199ª posição, voltando a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013.
Já no THE Latin America University Ranking, que avalia apenas as latino-americanas, a universidade paulista retomou a liderança, posição que não ocupava desde 2017.
Um cachorro chamado Branquelo está se recuperando das lesões que sofreu após o acidente em Ubatuba, no litoral paulista, que resultou na explosão de um avião de pequeno porte. A tragédia de 9 de janeiro também provocou a morte do piloto, Paulo Seghetto, e deixou quatro feridos, todos da mesma família. Desde o ocorrido, moradores se mobilizam para tentar ajudar o cãozinho em sua recuperação. Ele teve queimaduras graves no focinho, nas córneas e nas pontas das orelhas e ainda passa por tratamento.
"A comunidade de Ubatuba mostrou solidariedade ao se mobilizar para ajudar o cachorro 'Branquelo', que ficou ferido durante o recente acidente aéreo na cidade. Ele sofreu queimaduras graves no focinho, além de danos nos olhos devido à exposição às chamas", disse Jaqueline Tupinambá, advogada ambientalista, por meio de suas redes sociais.
Também por meio do seu perfil no Instagram, a médica veterinária Alice Soares, que realiza o acompanhamento dele, reforçou que o pet chegou à clínica coberto de querosene no corpo e bastante debilitado, em razão dos ferimentos. "Era um cachorro saudável e está todo machucado. A 'tia' vai cuidar de você", disse ela em vídeo em que aparece junto com o cãozinho, divulgado um dia após o acidente aéreo.
Em publicação feita na semana passada, a médica veterinária disse que o tratamento dermatológico do pet também já foi iniciado. Por meio das redes sociais, ela indica como as pessoas podem colaborar financeiramente para a recuperação dele.
O pet, que tem aproximadamente dois anos, foi encontrado por seus tutores, trabalhadores de um parquinho de diversões, correndo desesperado, após o acidente e foi levado para atendimento. Ele permanece recebendo cuidados veterinários. Diversos exames já foram realizados.
"Análises mais aprofundadas irão verificar às condições da visão do cachorro que sofreu queimaduras nas córneas", disse Jaqueline. Ela ressalta ainda que, embora ele tenha donos, os mesmos não tem condições financeiras para arcar com o tratamento.
Branquelo recebeu alta e voltou para o alojamento onde vive com seus cuidadores, mas ainda necessita suporte com outros medicamentos e mais exames, segundo a advogada ambientalista.
"Sensibilizados pela história, moradores têm contribuído. Entre as doações recebidas, laboratórios e clínicas veterinárias também têm colaborado. Uma consulta com um especialista em oftalmologia foi doada, assim como exames importantes para garantir a saúde do animal", disse a advogada ambientalista.
A queda de uma marquise no bairro Santa Cecília, no centro de São Paulo, provocou morte de uma pessoa e deixou ao menos outras duas feridas, na noite desta quarta-feira, 22. O acidente aconteceu na altura do número 232 da Rua Doutor Albuquerque Lins. As vítimas não tiveram a identidade informada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20 horas, e atua na ocorrência com sete viaturas. Conforme informações preliminares, uma das vítimas foi socorrida para o Pronto Socorro da Santa Casa, e outra pessoa, que também teria sido atingida pela queda da estrutura, saiu do local e não foi atendida.
No local, funcionava um restaurante que foi desativado e o espaço encontra-se em reforma atualmente. Ao lado, há um corredor que leva para os fundos de uma casa, que vende bebidas.
Por conta do desabamento a área foi isolada. Pelas imagens feitas pelo Estadão, é possível ver grandes blocos de concreto espalhados pela calçada, além de alguns objetos, como cadeira, quebrados.
José Alberto Martins, diretor de uma escola de teatro que fica em frente ao estabelecimento de onde caiu a marquise, contou à reportagem que viu o exato momento em que a estrutura colapsou, de forma repentina. As vítimas, diz, eram homens que estavam em uma roda, cantando e tocando violão no momento do acidente.
"Eu vi o momento exato que desabou. Eu fiquei uns segundos para processar o que tinha acontecido até sair correndo pelo impulso de querer ajudar", disse Martins, à reportagem.
Fui até o outro lado da rua e vi um monte de pedras, homens tentando se levantar. Alguns estavam com a coluna machucada", conta o diretor, que foi o responsável por acionar a emergência. "Eu corri de volta para a escola para ligar para o resgate".
Ele relata que, por conta das reformas, vê com frequência engenheiros e técnicos no local.
"Não dá pra afirmar que foi uma falha humana como vi muitos já dizendo", diz Martins. "Hoje teve uma chuva muito forte, com muita ventania aqui no centro. Não sei o que pode ter acontecido. Foi uma fatalidade, infelizmente. Abalou todos que estavam ali. Eu estou abalado até agora", afirmou.