Empresas como GTI Plug e Person contam como se beneficiam de ferramentas de otimização operacional e digitalização de processos para mais eficiência e performance
No dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). A data foi instituída pela ONU para reconhecer a importância econômica e social deste mercado, que soma 21 milhões de negócios ativos, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Responsáveis por gerar empregos e estimular o desenvolvimento econômico, os empreendedores inovam e superam barreiras com o apoio da tecnologia para a gestão empresarial.
Em um cenário empreendedor desafiador, mas em crescimento – PMEs tiveram alta de 11,5% no 1º trimestre, segundo o IODE-PMEs –, ter resultados em menos tempo é um dos principais desejos, principalmente para se destacar da concorrência. Leonardo Lima, CEO da plataforma de logística GTI Plug, conta que atingiu o feito com a ajuda da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, que contribuiu para integrar áreas, diminuir o retrabalho e aumentar a produtividade. “Tínhamos muitos processos manuais. Agora, toda a parte administrativa ficou automatizada e conseguimos ter acesso à informação de forma muito mais rápida. “Reduzimos em, aproximadamente, 40% o tempo gasto para gerar relatórios financeiros, fluxo de caixa e demonstrativos de resultados (DRE), por exemplo, permitindo que nossa equipe se concentre em atividades mais estratégicas”, afirma.
Leonardo revela ainda que, com a automatização, perceberam um aumento de 33% na produtividade do time e uma melhora significativa na gestão financeira da empresa. “A integração do Omie com nossos processos financeiros nos ajudou a ter uma visão mais clara e em tempo real da nossa situação financeira, além de nos oferecer uma base mais sólida para tomadas de decisão. Também nos ajudou a otimizar processos internos, economizando, aproximadamente, 15 horas semanais em tarefas administrativas”, diz.
Também foi o caso da Person, consultoria contábil que utiliza a ferramenta há cerca de 10 anos. Segundo a COO Adriana Matos, hoje, aproximadamente 15% da receita recorrente da empresa vêm do serviço de BPO Financeiro que realizam exclusivamente com clientes que também usam Omie.
Adriana conta que deixaram de ser apenas contadores e se tornaram consultores para os clientes após aderirem às soluções contábeis da Omie, que incluem o Omie.G-Click, ferramenta web voltada a escritórios de contabilidade, e o OneFlow, primeiro software contábil 100% web e autônomo do Brasil. “Com o uso do OneFlow, observamos um ganho de produtividade em torno de 30%, mas o maior ganho está no aumento da satisfação dos clientes, já que conseguimos estar mais próximos e entender suas reais necessidades para além de números e cálculos tributários. Com a Omie, ganhamos, principalmente, em fidelização, o que nos trouxe prosperidade”, afirma.
“Muitas vezes, o contador precisa gerir não apenas seus processos, mas também os de seus clientes. Entendemos essa dinâmica e que é impossível um escritório contábil sobreviver sem uma ferramenta efetiva para a gestão de todos esses documentos”, comenta a executiva.
Portanto, neste Dia Internacional das MPMEs, é crucial reconhecer o papel transformador da tecnologia na gestão empresarial. Ao adotar e aproveitar plenamente as ferramentas disponíveis, as MPMEs não apenas melhoram sua eficiência operacional, mas também fortalecem sua capacidade de inovar, crescer e contribuir de forma ainda mais significativa para o desenvolvimento econômico e social.
Dia Internacional das MPMEs: empresas são em média 30% mais produtivas com uso da tecnologia
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura