A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, afirmou nesta sexta-feira, 20, que as taxas de juros podem ainda não ter atingido o pico nos Estados Unidos. "Ainda podemos estar a um aumento de atingir o pico", afirmou, em discurso no Manhattan Institute for Policy Research.Segundo Loretta Mester, a atividade econômica norte-americana tem sido mais resiliente do que o previsto, com inflação arrefecendo, porém ainda muito alta, com pressão excessiva sobre empregos e salários.
A um dia do período de silêncio do Fed, a dirigente analisa que a política monetária terá de permanecer em níveis restritivos por muito tempo, e que o Fed vai analisar novos dados para descobrir quanto da política monetária já foi transmitido à economia, visto que o nível atual dos juros é restritivo.
Em resposta a perguntas, ela disse que, por muito tempo, o Fed subestimou a inflação nos EUA, herança da pandemia, e que só recentemente o Conselho passou a considerar cenários em que a alta de preços é persistente e duradoura. Porém, "não é possível continuar aumentando os juros sem se preocupar com os impactos de longo prazo que isso vai ter", explicou.
Mais uma alta de juros pode ser necessária antes de pico alcançado, diz dirigente do Fed
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura