No Centro das Atenções
Na última semana (29/01/2024), um caminhão carregado com produto químico tombou e pegou fogo na SC-418, na Serra Dona Francisca, que liga a região de Joinville (SC) a São Bento do Sul (SC) e Mafra (SC), local considerado área de proteção ambiental. O veículo levava ácido sulfônico, produto classificado ONU 2586, que vazou e chegou até o Rio Seco, gerando uma espuma branca.
Com isso, a Prefeitura de Joinville/SC decretou emergência após atingir o Rio Cubatão e afetar o abastecimento da cidade.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante que qualquer atividade que cause degradação ambiental sujeitará seus infratores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, à obrigação de reparar o dano causado e às sanções penais, sem prejuízo das demais (sanções civis e administrativas).
Assim, na esfera civil, em havendo dano e a correlação com ele, há o dever de reparar e remediar o impacto ambiental causado. Ainda que o acidente tenha sido ocasionado, de forma não intencional e por falha mecânica do freio, há o dever de reparar o meio ambiente e indenizar as pessoas diretas afetadas e até mesmo a coletividade.
Além da esfera civil, há a responsabilidade nas esferas penal e administrativa, inclusive com a possibilidade de responsabilização na esfera penal, tanto do caminhoneiro, como da empresa titular da carga transportada.
Essa repartição de responsabilidade nas três esferas do direito pode parecer bastante rígida, e é. A lógica é que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito de todos e, eventual dano, não pode ser compartilhado com as presentes e futuras gerações.
Em outra categoria
"[O Rock in Rio] vai ser divertido, mas eu vou com a minha turnê [de despedida] depois disso", comentou a cantora. Cyndi disse que ainda não há datas para a sua nova passagem pelo Brasil, mas revelou que, além do País, também pretende visitar a Argentina.
A cantora anunciou a aposentadoria em junho - ao Estadão, ela adiantou que pretende se afastar apenas dos shows, mas continua compondo. Ela dará início à sua turnê de despedida em outubro na América do Norte.
Cyndi é uma das atrações do Dia Delas, data dedicada a apenas atrações femininas no Rock in Rio. Nomes como Katy Perry, Ivete Sangalo e Gloria Gaynor também se apresentarão no mesmo dia que a cantora norte-americana.
A decisão foi tomada para que o ator, que vêm emendando folhetins desde Rock Story (2016), possa descansar. A novela foi seu retorno às telinhas após uma pausa semelhante, que teve início depois de Belíssima (2005), em que ele fez o papel de Narciso. Nesse meio tempo, ele se dedicou a projetos de menor duração, como as gravações de Entre Tapas e Beijos, em que vive Armane, e filmes como A Mulher Invisível, Real Beleza e Muitos Homens Num Só.
"Quando eu parei, lá atrás, não sabia que seriam dez anos. Só sabia que o meu trabalho estava aquém do que eu poderia fazer. Estava satisfatório para o meu contratante, mas não para mim. Quando voltei em 2016, começou a acontecer uma coisa parecida com o que havia rolado antes: fiz cinco novelas em cinco anos", disse Brichta ao Extra.
"Não é que agora eu esteja insatisfeito, mas realmente é uma demanda muito grande. É um trabalho desgastante e que ocupa muito tempo. Por enquanto, só quero descansar", completou o ator, de 48 anos, sobre as telenovelas.
Além da novela Renascer, Vladimir esteve recentemente envolvido na produção Pedaço de Mim, na Netflix, que protagonizou junto a Juliana Paes. A série esteve em primeiro lugar no Top 10 produções em língua não-inglesa mais vistas da plataforma. A produção alcançou o primeiro lugar no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Equador, no México e no Paraguai. Na Itália e em Portugal ficou em segundo e, na França, em terceiro.
Recentemente, durante lançamento da novela Mania de Você, a atriz Adriana Esteves, com quem Brichta é casado, também expressou a vontade de dar um tempo com as novelas. "Quero parar. Novela dá muito trabalho. Muito! Quero fazer séries, filmes, teatro...", disse.
Veja em que novelas Vladimir Brichta atuou depois de pausa em 2006
Rock Story (2016)
Segundo Sol (2018)
Amor de Mãe (2019)
Quanto Mais Vida, Melhor! (2021)
Renascer (2024)
A informação foi confirmada pelos agentes de Jones. O ator fazia parte da categoria EGOT, termo usado para se referir a quem já ganhou os maiores prêmios da televisão americana: Emmy, Grammy, Tony e Oscar.
Sua carreira começou na Broadway, em 1957, logo após servir no exército americano na Guerra da Coreia. Seu primeiro prêmio veio após sua performance em The Great White Hope. Ele também concorreu ao Oscar por esse personagem.
Jones também deu a voz a Mufasa nas duas versões de O Rei Leão. Seu último personagem foi em 2022, na série Obi-Wan Kenobi, na qual foi a voz do vilão de Star Wars mais uma vez.
A causa da morte não foi revelada. O ator deixa seu filho Flynn Earl Jones