O codiretor de rating para Américas da Fitch Ratings, Todd Martinez, disse que, para que ocorram mudanças da nota soberana CC da Argentina, será preciso acompanhar de perto a capacidade do governo de Javier Milei de elevar as reservas internacionais em 2025, "o que poderá ser mais difícil, dado que o país está se recuperando" e não há alterações no arcabouço da política econômica."Será difícil para o governo recuperar o acesso aos mercados (em 2025). As eleições (da Câmara dos Deputados) podem ser um evento crucial para a Argentina poder retomá-lo", disse Martinez.
O executivo ponderou que o recente entusiasmo dos mercados financeiros com o país ocorreu devido a aprovação pelo Congresso da "Lei de Bases", que trata de um pacote de reformas econômicas. "É uma boa notícia, provavelmente mais para evitar cenários muitos negativos nos quais a governabilidade durante (a administração) Milei poderia ser questionada e poderia ter efeitos muito adversos sobre a confiança do mercado", comentou Todd Martinez. "Não é algo que por si só colocará a Argentina numa nova trajetória fantástica."
Em relação à Lei de Bases, Martinez apontou que ela proporciona mudanças para um regime fiscal que estimulará grandes investimentos, que pode atrair capitais para o país, com um bom cenário para o setor de energia. "Este é o elemento com mais potencial benéfico desta legislação, o que é certamente boa notícia para a perspectiva de crescimento e também para o tão necessário ingresso de investimentos em dólares." Ele fez os comentários em webinar promovido pela Fitch.
Para rating argentino mudar, será preciso elevação de reservas em 2025, diz codiretor da Fitch
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura