Sampaio Corrêa goleia Avaí, deixa Z-4 e depende de suas forças para se manter na Série B

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Sampaio Corrêa dependerá apenas de suas próprias forças para se salvar do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, no jogo único que fechou a 37ª e penúltima rodada, acabou com um jejum de sete partidas sem vitória ao golear o Avaí, por 4 a 0, no estádio Castelão, em São Luís (MA) e respirou contra a degola. Ytalo foi o nome da noite com dois gols.

Com o resultado, o Sampaio Corrêa foi aos 39 pontos e saiu da zona de rebaixamento, aparecendo na 15ª colocação. Chapecoense e Tombense, rivais nessa briga, têm 37. De qualquer forma, para não depender de nenhum outro resultado, o time maranhense precisará vencer o Sport, na última rodada, em duelo que será realizado no Recife (PE), no próximo sábado.

De outro lado, o Avaí apenas cumpre tabela nestes últimos jogos, após acabar com o risco de rebaixamento. Atualmente é o 13º colocado com 43 pontos, mas chegou à segunda partida sem vitória e na última rodada, recebe o Ituano, na Ressacada, em busca da reabilitação para uma despedida honrosa.

O jogo começou movimentado e o Avaí ficou com um jogador a menos em campo logo aos cinco minutos. Depois de um vacilo da defesa, Pimentinha invadiu a área e chutou para fora. Mas, depois de analisar as imagens no VAR, o árbitro expulsou o zagueiro Jonathan Costa por uma falta como último homem.

Com a maioridade numérica em campo, o Sampaio Corrêa foi para cima e ainda no primeiro tempo, marcou três gols, praticamente decretando a vitória. Abriu o placar aos 21 minutos, depois de um cruzamento na área. Ytalo cabeceou firme, Igor Bohn fez grande defesa, mas no rebote o camisa 23 não perdoou.

Já aos 32, foi a vez de Neto Paraíba deixar a sua marca. Após uma disputa na área, o volante levou melhor, limpou a marcação e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro. Já nos acréscimos, aos 50, Ytalo marcou mais um. Depois de um cruzamento na área, a bola desviou a sobrou para o atacante completar para o gol, fechando o primeiro tempo em 3 a 0.

Na volta do intervalo, o jogo seguiu da mesma forma, com o Sampaio Corrêa em cima. Depois de quase ampliar logo no primeiro lance do segundo tempo, o quarto gol só foi sair aos 26 minutos. Patrick Allan recebeu, avançou em velocidade e da entrada da área, finalizou para o gol, mandando para o fundo da rede.

A partir daí, o Avaí até tentou responder, mas foi o Sampaio Corrêa que seguiu levando perigo ao gol adversário. Aos 34 minutos, Pimentinha fez bela jogada individual e mandou raspando.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA 4 X 0 AVAÍ

SAMPAIO CORRÊA - Luiz Daniel; Lucas Mota, Ícaro, Rafael Jansen (Leonan) e Pará; Neto Paraíba (Robinho), Ferreira (Claudinei) e Eloir (Patrick Allan); Pimentinha, Ytalo (Getterson) e Vitinho. Técnico: Dejair Ferreira (interino).

AVAÍ - Igor Bohn; Thales Oleques, Jonathan Costa, Alan Costa e Bruno Cortez; Welligton (Gustavo Modesto), Rafael Gava e Giovanni (Jean Cléber); Andrey (Roberto), Gabriel Poveda (Xavier) e Jean Lucas (Felipinho). Técnico: Eduardo Barroca.

GOLS - Ytalo, aos 21 e aos 50, e Neto Paraíba, aos 32 minutos do primeiro tempo; Patrick Allan, aos 26 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Neto Paraíba e Rafael Jansen (Sampaio Corrêa) e Cortez, Felipinho, Jean Cléber, Roberto e Wellington (Avaí).

CARTÃO VERMELHO - Jonathan Costa (Avaí).

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).

RENDA - R$ 70.720,00.

PÚBLICO - 8.740 total.

LOCAL - Estádio Castelão, em São Luís (MA).

Em outra categoria

MRV e COC se aliam em Campinas, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em evento nos dias 28 e 30, para alertar operários e a sociedade sobre a importância da prevenção e conscientização

A MRV, maior construtora da América Latina, se uniu à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para reforçar a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de pele, Dezembro Laranja. A empresa realizará ações educativas em canteiros de obras por todo o Brasil, em suas mídias sociais, na TV fechada, além de levar o tema para a Arena MRV, em Belo Horizonte. O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, representa 31,3% de todos os casos da doença.
 

Em Campinas, as atividades acontecem nos dias 28 e 30 de novembro, em seis canteiros de obras e contam com o apoio do COC (Centro de Oncologia Campinas). "O COC sente-se honrado em participar dessa parceria com a MRV. A maior empresa de construção civil do Brasil, que tem milhares de colaboradores trabalhando expostos ao sol, demonstra uma consciência social do tamanho do trabalho que realiza. Ao oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de serem cuidados e orientados, a MRV contribui para o diagnóstico do tumor mais frequente no mundo", elogia Fernando Medina, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas.

Os números, segundo o médico, justificam a importância da campanha Dezembro Laranja, criada para alertar e conscientizar sobre a doença. Medina também se baseia nessas estatísticas para destacar o significado da iniciativa da MRV de dar a seus colaboradores a oportunidade de orientação e de rastreio do câncer de pele.

Ainda de acordo com o especialista, a exposição prolongada e repetida ao sol é o mais importante fator de risco para o surgimento do câncer de pele, o tipo da doença mais incidente em todo o mundo. No Brasil, o câncer de pele não melanoma responde por 31,3% de todos os casos da neoplasia maligna, à frente, por exemplo, dos cânceres de mama (10,5%) e de próstata (10,2%).
 

A cada ano são registrados mais de 220 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.
 

"A saúde preventiva é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A iniciativa do Dezembro Laranja fortalece a importância da mobilização contra o câncer de pele, um dos que mais afetam a população brasileira. A prevenção é simples, muito efetiva e protege não apenas contra o câncer, mas também contra envelhecimento precoce e manchas na pele. A ação da MRV, em parceria com o Centro de Oncologia Campinas, traz mais visibilidade ao tema, que precisa fazer parte da nossa agenda. Temos que nos conscientizar para cuidarmos de nossa saúde e da nossa pele, adotando hábitos que vão contribuir muito para o nosso bem-estar", afirma o prefeito de Campinas e médico, Dário Saadi.
 

Diante desse cenário, a MRV, que já tem uma atuação constante de prevenção, está realizando as ações de reforço na conscientização. "Os números do INCA nos trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens. Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além, de mostrar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce.", destaca Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.
 

Como parte dessas ações, acontecerão palestras nos canteiros de obras, triagem e atendimento médico, distribuição do manual "ABCDE da pinta" e gibis temáticos da Turma da Mônica produzidos pela SBD, para que os trabalhadores compartilhem com familiares, além da distribuição de protetores solares.

 

"Cuidar dos nossos funcionários é fundamental para o crescimento da nossa empresa. A adesão ao Dezembro Laranja neste ano é mais um passo na longa campanha que temos. Como uma das maiores companhias do ramo de construção do Brasil, esperamos não só conscientizar os nossos mais de 20 mil funcionários, mas levar também o exemplo ao setor, que é um dos que mais empregam no país", afirma Raphael Lafetá, Diretor Executivo de Relações Institucional e Sustentabilidade da MRV&CO.
 

Nutrólogo do Hospital IGESP explica que o auxílio na perda de peso e o controle de colesterol, glicemia e pressão arterial estão entre as vantagens proporcionadas pela semente.

 

Considerada um superalimento, a semente de linhaça traz uma série de benefícios à saúde e vem ganhando cada vez mais espaço no plano alimentar da população brasileira. Parte do grupo das oleaginosas e rica em fibras, ela auxilia na aceleração do trânsito intestinal e promove o aumento do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino.

 

Andrea Bottoni, coordenador do serviço de Nutrologia do Hospital IGESP, explica que, além de fibras, a linhaça contém inúmeros nutrientes que fazem bem ao organismo. "A semente de linhaça, tanto a marrom quanto a dourada, possui ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, ômega 3, fósforo, vitaminas E, complexo B e lignana, uma substância com propriedades anticancerígenas".

 

Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca. "A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas", esclarece o nutrólogo.

 

Por ser leve e suave, a semente é um ingrediente versátil, que pode realçar o sabor e textura em uma variedade de receitas. Ela pode ser consumida no café da manhã, com iogurtes e sucos, no almoço ou jantar, com saladas e arroz, e pode incrementar outros preparos, como pães, bolos, panquecas e biscoitos.

 

"As possibilidades são inúmeras, pois a semente é encontrada nos formatos de grão e farinha. Ambas são excelentes fontes de nutrientes, e a escolha vai depender do objetivo desejado. A semente de linhaça é uma excelente opção para quem busca um consumo mais completo, incluindo fibras e ácidos graxos ômega 3. Por outro lado, a farinha é versátil e pode ser incluída em diversas receitas, como smoothies, iogurtes e panquecas".

 

Confira alguns dos benefícios que o consumo regular da semente de linhaça proporciona:

 

Controle da glicemia: um dos benefícios mais significativos da linhaça é o controle da glicemia. Consumir linhaça regularmente pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que a torna uma excelente opção para pessoas que buscam controlar o diabetes ou prevenir a resistência à insulina;

 

Controle do colesterol: a linhaça também é conhecida por sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. As fibras solúveis encontradas na semente ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim, contribuindo para a saúde cardiovascular e prevenindo doenças do coração;

 

Melhora da pressão arterial: alguns estudos sugerem que a inclusão da linhaça na dieta pode auxiliar na redução da pressão arterial, já que contribui para a saúde do sistema circulatório. Este benefício é especialmente importante para pessoas com hipertensão;

 

Auxílio na redução e controle do peso: para as pessoas que buscam emagrecer, a linhaça pode ser uma aliada valiosa. Suas fibras promovem a sensação de saciedade, fornecendo a ingestão de calorias. Além disso, é rica em ácidos graxos ômega 3, que auxiliam no processo de queima de gordura.

 

Iniciativa contempla ações para o Novembro Azul com testes gratuitos para detecção de câncer de próstata


O Saúde na Estrada Ipiranga, maior ação nacional itinerante de saúde e responsabilidade social do Brasil chega a sua 16ª edição com mais de 700 mil atendimentos. Ao todo, a iniciativa já rodou cerca de 625 km e passou por mais de 200 municípios, em 22 estados, com a realização de 56 mil exames de glicemia, 15 mil bioimpedâncias e o envolvimento de mais de 50 mil profissionais voluntários da área da saúde. Neste mês, a carreta também oferece exames rápidos (PSA) para detecção de câncer de próstata e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.


Em 2023, mais de 20 concessionárias de rodovia apoiaram o trabalho em diferentes trechos, disponibilizando ambulâncias e alterando os displays de led da rodovia para passar informações aos motoristas sobre o evento. Mais de 100 instituições de ensino foram envolvidas, com a participação de mais de 2 mil estudantes voluntários de Enfermagem.


Também neste ano, Ipiranga contou com a parceria de 20 Secretarias Estaduais de Saúde e 80 Secretarias Municipais de Saúde, que disponibilizaram vacinas, testes rápidos e preservativos. O apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou palestras de conscientização da segurança no trânsito, em mais de 50 eventos, foi essencial para atualizar e tirar dúvidas dos motoristas.


Para Ipiranga, é fundamental promover ações e um olhar mais humanizado para cuidar cada vez mais da saúde física e mental dos profissionais das estradas e do entorno das cidades visitadas. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), existem no Brasil cerca de dois milhões de caminhoneiros.


"O Saúde na Estrada é um projeto desenvolvido com muita dedicação e responsabilidade para oferecer atendimento de saúde ao público das estradas e às comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede. É um projeto que preza pelo acolhimento e olhar cuidadoso aos que, muitas vezes, ficam meses fora de casa e não conseguem tempo para realizar um exame simples. Essa inciativa é tão bem-sucedida porque acreditamos no nosso papel de apoiar a jornada de quem está na estrada", comenta Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.


Saúde - O programa oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue), temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público também pode realizar testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, também são aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral.


A carreta - Com dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável, a estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos. No "espaço zen", estão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.