Temporal no interior de SP provoca enchentes, derruba muro, poste, árvore e mata quatro pessoas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Quatro pessoas morreram no interior de São Paulo por conta de desabamentos e enchentes provocadas pelas fortes chuvas registradas no estado nos últimos dias. Os acidentes ocorreram nas cidades de Itapira, Itapeva, Itu e Campinas.

Árvore cai sobre carro

Na manhã desta sexta-feira, 25, um homem de 37 anos morreu após ter o carro atingido por uma árvore que desabou em uma estrada rural, no bairro Cercado Grande, em Itapira.

O acidente aconteceu na vicinal que liga a cidade à SP-352. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. O nome dele não foi divulgado.

Queda de muro mata mulher

Em Itapeva, no sudoeste paulista, uma mulher de 47 anos foi atingida pela queda de um muro durante a forte chuva. Conforme a Defesa Civil municipal, o desabamento aconteceu no Jardim Nova Itapeva e os escombros atingiram Adriana Vian Flores Almeida, que passava pelo local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e a mulher, com várias fraturas no corpo e um ferimento na cabeça, chegou a ser levada para o pronto-socorro da Santa Casa, mas não resistiu.

O corpo foi levado para perícia no Instituto Médico Legal de Sorocaba. O sepultamento será feito neste sábado, 26, no Cemitério Municipal de Itapeva.

Poste de energia

Em Itu, na região de Sorocaba, uma jovem de 27 anos morreu após ser atingida por um poste de energia de um estabelecimento comercial. O poste desabou e atingiu o carro em ela estava durante forte ventania, na tarde de quinta, 24.

O acidente aconteceu no bairro Cidade Nova. Segundo a Polícia Civil, Jaqueline Rodrigues Machado estava no banco do passageiro do carro, acompanhada do pai, quando o poste caiu.

A jovem foi atingida na cabeça e nos braços. O próprio pai a levou ao Pronto Atendimento da Vila Martins, mas Jaqueline não resistiu. O sepultamento está previsto para às 17 horas desta sexta, 25, no Cemitério Municipal de Itu. Segundo a prefeitura, choveu 55 mm na cidade e as rajadas de vento chegaram a 65 km/h.

Enchentes

Equipes de resgate da Defesa Civil atuam nas buscas por duas pessoas que desapareceram durante as fortes chuvas no Estado.

Em Campinas, interior paulista, onde as chuvas provocaram alagamentos pelos córregos Piçarrão e Serafim na quinta-feira, 24, duas pessoas foram arrastadas pela enxurrada nas ruas Sílvio Noro e Ademar de Barros.

O corpo de um jovem de 22 anos foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira, 25, pelo Corpo de Bombeiros.

Em Itapevi, na região metropolitana, um motoboy foi levado pelas águas na quarta-feira, 23, e também ainda não foi localizado.

Telhado arrancado

Outras cidades do interior registraram grandes danos devido à tempestade. No distrito Campos de Holambra, em Paranapanema, uma escola que atende 500 crianças de 4 a 11 anos teve o telhado arrancado durante o temporal. O evento aconteceu após as aulas e não houve feridos. As aulas estão suspensas.

Em Avaré, as rajadas de vento durante um temporal destruíram barracões da Exposição Municipal Agropecuária, que estava em andamento. Havia cerca de 250 pessoas no local, mas ninguém se feriu, segundo a prefeitura.

Em outra categoria

O Café com o Eliminado do Mais Você desta quarta-feira, 2, contou com Vilma, participante que deixou o BBB 25 no dia anterior. Para Ana Maria Braga, a mãe de Diogo Almeida discordou das falas de Vinícius: "Ele tentou dar uma disfarçada".

Os embates com Vinícius foram reprisados durante o programa matinal. Perguntada pela apresentadora se a estratégia de colocar um participante que tivesse menos chances de voltar da eliminação seria melhor, disse: "Eu tinha na mente e falei que queria colocar Vinícius no Paredão. Eu não pensei na Delma [...] escolhi Vinícius. Deu errado? Deu, mas poderia dar com a Delma, porque ela também voltou".

Ela discordou que Vinícius falou sobre Diogo durante o episódio do "velha sonsa": "Esse 'demora para resolver' só poderia ser comigo, não foi com o Diogo. Ele tentou dar uma disfarçada ali, porque ele é malandro".

"Eu não quis [conversar] com ele. Ele ia tentar me enrolar, como sempre [...] Era com ele que eu tinha embates fortes", completou.

Vilma afirmou que Aline e Vinícius puxaram a "briga da lentilha" propositalmente, o que causou a eliminação de seu filho. "Ela [Aline] não queria ouvir ninguém."

Sobre sua ida ao programa, comentou: "Tive vários medos, mas encarei e me dei bem. Não vou reclamar, só agradeço. Não imaginava passar pelo que passei lá."

"Ela me deixa muito confusa. Ela me chama para o Sincerão, não entendo nada que ela fala, me deixa nervosa. Eu gosto dela, mas ela me sacaneia", confessou, sobre Delma.

"Vitória, coitadinha, só come e dorme. Quando acorda, quer me colocar no Paredão. Mas é muito engraçada", disse, por fim, sobre Vitória Strada.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais.

A Netflix anunciou um patrocínio cultural de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, tornando-se a primeira empresa privada a integrar o projeto de restauração, modernização e ampliação do complexo arquitetônico da instituição, localizada na zona sul de São Paulo. O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, será aplicado na reestruturação da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da sede atual da Cinemateca, inaugurada em 1997.

As obras incluem adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização. O objetivo é garantir acessibilidade e implementar tecnologias que tornem o espaço mais eficiente e adequado às necessidades do público contemporâneo. Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões.

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, destacou a importância da revitalização da Sala Oscarito para reposicionar a instituição como um espaço de referência na exibição cinematográfica.

"Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual", destaca Maria Dora Mourão.

Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto da Cinemateca prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade. Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.

"É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso País", celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

A brasileira Helena Prestes, 34 anos, terminou o Grande Fratello, versão italiana do Big Brother, em segundo lugar. A final do programa foi ao ar na segunda-feira, 31, com vitória da cantora Jessica Morlacchi, sua principal rival no jogo.

Desde então, o nome de Helena passou a figurar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais - tanto pelo desempenho no programa quanto pelas polêmicas acumuladas ao longo da temporada.

Quem é Helena Prestes?

Helena é modelo, natural de São Paulo, e começou a trabalhar cedo como balconista para ajudar no sustento da família. Aos 16 anos, iniciou a carreira nas passarelas e também se destacou no basquete antes de seguir exclusivamente no mundo da moda.

Atualmente, soma mais de 380 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilha bastidores do trabalho, viagens e parte de sua rotina pessoal.

Polêmicas

Ao longo do reality, Helena se envolveu em diversas discussões com outros participantes. Um dos momentos mais criticados do programa foi sua postura diante da colega Zeudi Di Palma, modelo de 23 anos que se identifica como bissexual. As duas tiveram um envolvimento no início do confinamento, mas passaram a se desentender conforme o jogo avançava.

Helena passou a questionar a orientação sexual da participante e sugeriu que Zeudi usava o tema como estratégia. "Ela está fazendo uma historinha para criar hype com as mulheres", disse. Também afirmou que a italiana "instrumentaliza coisas sérias" e chamou de "um show" o relato dela sobre como foi assumir gostar de mulheres.

As falas geraram reações nas redes sociais e levaram a acusações de homofobia. Fãs de Zeudi chegaram a enviar um avião com a mensagem: "A sexualidade não é uma confusão. Estamos com você". Ao ver o recado, Helena chamou a ex-aliada de falsa. A modelo ainda não comentou publicamente as críticas.

O que aconteceu com Helena no reality?

A participação da brasileira também foi marcada por um confronto com a cantora Jessica Morlacchi. Em uma das discussões, após ser chamada de "imbecil", Helena reagiu jogando uma chaleira com água na direção da rival. Jessica não foi atingida, e a produção interveio.

Helena acabou eliminada em janeiro, mas voltou à casa poucos dias depois graças a uma repescagem surpresa. A dinâmica também trouxe Jessica de volta. As duas disputaram a preferência do público junto a outros ex-participantes e acabaram voltando ao jogo, avançando até a final.

Ao se despedir como vice-campeã, Helena publicou um vídeo nas redes do programa: "Eu me sinto vitoriosa e estou sentindo daqui o amor de vocês. Muito obrigada. É só o começo".