Moraes: Judiciário tem que fazer 'mea-culpa' sobre combate ao crime organizado

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o Judiciário precisa fazer um mea-culpa sobre sua atuação no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. "Nós vivemos ainda uma justiça criminal estruturada para pequenos crimes. É a justiça de comarca. O grosso da criminalidade é combatido pela justiça criminal estadual. O crime grave, a criminalidade organizada, não é do município. Ela é intermunicipal, ela é interestadual, ela é internacional. Ela é regionalizada", disse em seminário sobre lavagem de dinheiro realizado ontem pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (Ieja).

Moraes disse que o combate à criminalidade organizada "não é só uma questão de polícia, o Ministério Público também precisa se regionalizar". Ele destacou que o MP avançou mais nisso do que o Judiciário, porque tem os Gaecos, grupos de atuação especial no combate ao crime organizado.

O ministro avaliou que os mecanismos da Justiça funcionam para punir, mas não de forma preventiva. "Houve grande evolução na legislação, mas a legislação é razoavelmente boa repressivamente, quando já se pegou o criminoso. Ou quando já se tem uma investigação. No restante, infelizmente, falta muito para a prevenção", afirmou.

"Em São Paulo, quem conhece a margem do Tietê, tem uma churrascaria rodízio atrás da outra. Nem que a cidade inteira quisesse comer carne no dia todo, aquilo ia dar lucro. Por que os órgãos administrativos não analisam?", questionou.

Em outra categoria

Durante sua participação no podcast Novelão, apresentado pela jornalista Anna Luiza Santiago, Betty Faria disse que seu filho João Faria Daniel, fruto de sua relação com o diretor Daniel Filho, tentou impedir um ensaio fotográfico seu para a Playboy.

A atriz, que está no ar atualmente na novela Volta Por Cima, vivendo a influenciadora Belisa, é uma das convidadas do podcast, ao lado do autor Ricardo Linhares. No episódio, eles comentam sobre Tieta, protagonizada por Betty e assinada por Ricardo, ao lado de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. A novela está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Betty contou que, certa vez, ao chegar em casa, viu o filho ao telefone conversando com alguém da revista. "(Ele) devia estar com 15 anos, estava negociando com a revista Playboy. Ele disse: 'Não, ela não vai fazer porque desta vez meus amigos compram. Senão ela tem que me mandar para os EUA para ficar estudando lá uns três anos'", lembra a atriz na entrevista.

Betty já havia posado para a Playboy em 1978 e 1984, além de ter feito um ensaio para a edição mexicana em 1992.

No podcast, os convidados também comentaram o sucesso da reprise de Tieta. "Hoje os valores de Tieta são muito importantes para as pessoas num mundo dividido, cheio de ódio", comenta Betty. "Eu fico pensando nesse sucesso. Vejo as pessoas apaixonadas pela novela, as que assistiram e jovens conhecendo e gostando muito. Penso que isso deve estar tocando realmente o coração das pessoas num mundo de ódio", continua.

"Eu sempre tive muito cuidado e preocupação em proteger minha família. Eu meio que blindava os filhos. Uma vez eu cheguei em casa, e meu filho João (filho dela com o diretor Daniel Filho), que devia estar com 15 anos, estava negociando com a revista Playboy. Ele disse: "Não, ela não vai fazer porque desta vez meus amigos compram (ela já havia posado em 1978 e 1984 e acabou posando para uma edição do México em 1992). Senão ela tem que me mandar para os EUA para ficar estudando lá uns três anos".

Helen Mirren e Pierce Brosnan reacenderam o debate sobre a forma como a franquia 007 retrata as mulheres. Em entrevista ao jornal The London Standard, Mirren criticou a saga de espionagem britânica, afirmando que a história de James Bond é "encharcada de sexismo" e que nunca foi fã do personagem. Apesar de admirar atores que já viveram o espião, como Brosnan e Daniel Craig, a atriz reforçou que preferiria ver novas histórias de espiãs no cinema, em vez de uma reformulação feminina do agente secreto.

"As mulheres sempre foram uma parte importante e incrivelmente importante do Serviço Secreto, elas sempre foram. E muito corajosas. Se você ouvir sobre o que as mulheres fizeram na resistência francesa, elas são incrivelmente, inacreditavelmente corajosas. Então eu contaria histórias reais sobre mulheres extraordinárias que trabalharam naquele mundo", argumentou Mirren.

Pierce Brosnan, que interpretou James Bond entre 1995 e 2002, surpreendeu ao concordar, ainda que parcialmente, com a crítica da colega. Em entrevista à revista People, o ator admitiu que há espaço para discutir o sexismo na franquia, mas destacou que a narrativa segue os moldes estabelecidos pelo criador da saga, Ian Fleming.

"Sim, há um certo acordo aí, mas também há um mundo e um espaço definidos dentro do arco que Ian Fleming construiu. Então, sempre haverá conflito", afirmou Brosnan, sugerindo que, apesar das críticas, a franquia mantém sua identidade original.

Preta Gil usou as redes sociais nessa quarta-feira, 2, para agradecer ao apoio dos amigos após ser internada no Rio de Janeiro. A cantora, que passa por um tratamento oncológico, destacou a importância da rede de apoio que tem estado ao seu lado nos últimos dois anos.

Em um vídeo publicado nos stories, Preta registrou a troca de acompanhantes no hospital. "Ela está passando o bastão do plantão", brincou, enquanto mostrava a interação entre Gominho e Jude Paula. A cantora ainda fez questão de expressar sua gratidão aos amigos e legendou: "Dois anos eles cuidando de mim e não cansam. Obrigada, meus amores, Jude Paula, Gominho, Malu Barbosa, Soraya Rocha e Julia Sampaio."

Minutos depois, Francisco Gil, filho de Preta, também apareceu no quarto e a cantora brincou: "Os meninos se sentiram meio… É que eu falei das meninas que são minhas cuidadoras e não falei de vocês. E tem os meninos também. Não podemos arrumar confusão com ninguém."

A assessoria da artista confirmou que a internação foi necessária para a realização de exames e administração de uma medicação que exige ambiente hospitalar. Apesar disso, a cantora deve receber alta ainda nesta semana.

Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023 e, desde então, vem passando por tratamento contra a doença. No domingo, 30, a filha de Gilberto Gil participou do Domingão com Huck, e revelou que viajará para o exterior para dar continuidade ao tratamento. "No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos, agora minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou."