SP e outros Estados têm previsão de ventos de até 100 km/h; veja regiões em alerta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Estado de São Paulo, a região Centro-Oeste, o Paraná, Tocantins, Rondônia, parte de Minas Gerais e Santa Catarina e sul do Amazonas e Pará devem enfrentar tempestades com ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, entre a tarde desta quinta-feira, 7, e a manhã de sexta, 8. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de "perigo", para essas regiões.

A ventania virá acompanhada de chuvas fortes, entre 30 e 60 milímetros por hora, segundo o instituto. Na quarta-feira, 6, a forte chuva na capital paulista já provocou alagamentos e deixou 50 mil imóveis sem luz. O Estado de São Paulo registrou, nos primeiros sete dias de novembro, volume de chuva superior ao esperado para todo o mês.

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, recomenda que a população "não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia".

O alerta é válido, a princípio, entre as 13h desta quinta-feira e as 10h de sexta, mas pode ser atualizado a qualquer momento, conforme acompanhamento climatológico. No Rio Grande do Sul, há alerta amarelo, de "perigo potencial", para chuvas fortes, de 20 a 30 milímetros por hora, com ventos de 40 a 60 quilômetros por hora.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu alerta para quinta e sexta-feira. "Há risco de deslizamentos, alagamentos, desabamentos e ocorrências com raios, ventos fortes e granizos em áreas vulneráveis", diz a pasta. A previsão é de chuvas com volume "muito alto" no centro-sul do Estado, incluindo a capital, e "alto" em Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

Em casos de emergência, a população deve acionar ajuda pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil estadual, ventos a partir de 40 quilômetros por hora, quando ocorrem após chuvas volumosas, já são capazes de provocar quedas de galhos de árvores, podendo impactar a rede elétrica.

A partir de 70 quilômetros por hora, os ventos já podem provocar danos a residências, como arrancamento de telhas mal fixadas. E, a partir de 80 quilômetros, podem ocorrer danos mais significativos, como destelhamento completo e arrancamento de árvores pela raiz.

Em outra categoria

Na sua autobiografia, Kevin Federline, ex-marido e pai dos dois filhos de Britney Spears, conta que flagrou a cantora com a bailarina Teresa Espinosa em situações íntimas em um quarto de hotel em Amsterdam.

A bailarina usou as redes sociais para dar as suas versões dos fatos. Ela confirma que dançou para Britney Spears durante a turnê do disco In the Zone (2003), que se transformou na turnê The Onyx Hotel (2004). Ela diz ainda que foi a responsável por apresentar Britney a Kevin Federline.

"Na época, só de estar ao lado de Britney, sentia a energia caótica que era a sua vida. Os paparazzi estavam em todos os lugares que ela ia. Ela não conseguia nem respirar ou espirrar sem que alguém tentasse capturar um momento de sua bela alma", escreveu Teresa.

Na sequência, a bailarina relembra de episódios compartilhados entre as duas neste período, como quando Britney decidiu, ela mesma, pintar seus cabelos.

Em outra ocasião, elas decidiram ir a uma boate, tentando (em vão) despistar os fotógrafos que perseguiam Britney. Teresa conta que, quando chegaram no clube, foram imediatamente postas para dentro por um segurança. "Logo que entramos, vi meu amigo Kevin Federline. Na altura, Kevin e eu éramos vizinhos e ele estava lá aquela noite. Quando vi o Kevin, pensei: 'O Kevin é fofo. Eu deveria apresentá-los'", relembrou.

Ela conclui dizendo: "Não tenho certeza exata de como aquela apresentação inocente se transformou em mais do que um simples encontro e essa é a minha história para contar".

O livro de Federline, intitulado You Thought You Knew [Você Achou que Sabia, em tradução livre], tem lançamento previsto para 21 de outubro, nos Estados Unidos.

Sarah Paulson falou sobre a morte de Diane Keaton, que morreu em 11 de outubro, pela primeira vez. As duas eram amigas próximas.

"O que vocês achavam que ela era como artista, ela era ainda mais espetacular como ser humano. E fui a pessoa mais sortuda do mundo por tê-la na minha vida do jeito que tive", disse em entrevista ao Acess no tapete vermelho da pré-estreia de All's Fair.

A declaração de Sarah veio pouco tempo após Al Pacino, que namorou com Diane Keaton entre 1971 e 1987, se pronunciar sobre a morte da atriz.

"Diane era minha parceira, minha amiga, alguém que me trouxe felicidade e, em mais de uma ocasião, influenciou a direção da minha vida. Embora já tenham se passado mais de 30 anos desde que estivemos juntos, as memórias permanecem vivas e, com a sua partida, retornaram com uma força dolorosa e comovente", disse em texto enviado ao Deadline.

Diane Keaton morreu aos 79 anos no último sábado, 11. Segundo a família, ela foi vitimada por uma pneumonia.

Conhecida especialmente por seu papel em comédias românticas e em filmes do diretor (e ator) Woody Allen, Diane Keaton chegou a receber um Oscar por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa(1977).

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A Netflix anunciou nesta sexta-feira, 17, que irá lançar um documentário sobre o caso Elóa, crime que chocou o Brasil em 2008.

Caso Eloá - Refém ao Vivo chega ao catálogo do streaming no dia 12 de novembro e mostra trechos do diário de Eloá Pimentel.

A produção também irá exibir relatos de Douglas e Grazieli, irmão e amiga da vítima, respectivamente, que falam sobre o assunto publicamente pela primeira vez, e depoimentos de jornalistas e autoridades que trabalharam no caso.

Com direção geral de Cris Ghattas e roteiro de Tainá Muhringer e Rick Hiraoka, o documentário é produzido pela Paris Entretenimento.

Em outubro de 2008, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos de idade, foi sequestrada e mantida de refém pelo ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos. Ela e mais amigos foram mantidos reféns dentro de seu apartamento em Santo André, em São Paulo.

A polícia negociou com o sequestrador por 100 horas. Lindemberg atirou na ex-namorada duas vezes antes das autoridades entrarem na casa. Ela foi levada ao hospital inconsciente, mas teve morte cerebral.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais