Ciclone bomba pode se formar no litoral Sul do País, diz Climatempo; entenda o fenômeno

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um ciclone bomba pode se formar no mar próximo ao litoral Sul do Brasil na próxima semana. Segundo a Climatempo, o fenômeno está se formando no Oceano Atlântico e possivelmente se aproximará da região. Os meteorologistas alertam para chuvas intensas e rajadas de vento significativas na próxima terça, 12. A intensidade dos ventos, entretanto, ainda não foi divulgada.

"Esse fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva", explica a Climatempo na publicação. A baixa pressão atmosférica causa rajadas de ventos e pode provocar, também, tempestades.

Para receber a classificação "bomba", o ciclone deve ter uma queda de pressão atmosférica de 24 milibares ou mais em 24 horas. "Esse processo acontece principalmente em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando um forte gradiente de pressão que intensifica o ciclone rapidamente."

A empresa de meteorologia explica que as condições do ciclone estão sendo acompanhadas de perto e que sistemas meteorológicos podem sofrer variações durante seu desenvolvimento. Ou seja, ainda não é possível afirmar com certeza que o ciclone bomba de fato ocorrerá.

As previsões de mínima e máxima para o Sul mostram uma subida de temperatura entre esta sexta-feira, 8, e segunda, 11, seguida por uma queda nos termômetros na terça-feira, 12, quando o ciclone pode atingir a região.

Veja as mínimas e máximas previstas para as capitais da Região Sul nos próximos dias:

Porto Alegre (RS): mínima de 18ºC e máxima de 21ºC nesta sexta-feira, 8; de 17ºC e 22ºC no sábado, 9; 16ºC e 28ºC no domingo, 10, 18ºC e 31ºC na segunda-feira, 11; e 17ºC e 23ºC na terça, 12, quando o ciclone bomba pode acontecer.

Florianópolis (SC): mínima de 19ºC e máxima de 25ºC nesta sexta, 8; de 18ºC e 24ºC no sábado, 9, e domingo, 10, 20ºC e 29ºC na segunda-feira, 11; e 19ºC e 22ºC na terça, 12.

Curitiba (PR): mínima de 17ºC e máxima de 25ºC nesta sexta, 8; de 14ºC e 20ºC no sábado, 9; 14ºC e 21ºC no domingo, 10; 14ºC e 28ºC na segunda-feira, 11; e 16ºC e 25ºC na terça, 12.

As previsões de mínima e máxima são da Meteoblue, parceira meteorológica do Estadão.

Em outra categoria

Jeremy Strong, que vai interpretar Mark Zuckerberg na sequência de A Rede Social, falou pela primeira vez sobre o projeto. O ator, conhecido por ter interpretado Kendall Roy em Succession, descartou comparações com Jesse Eisenberg, que interpretou o criador do Facebook no longa original de David Fincher, de 2010.

"Acho que não tem relação alguma com o que farei [com o personagem]", declarou Strong à Hollywood Reporter no último sábado, 18, ao ser questionado sobre a relação com Eisenberg e se chegou a conversar com o ator. O astro aproveitou a oportunidade, durante a gala do Museu da Academia do Oscar, para tecer elogios ao que já conhece do novo filme, escrito e dirigido por Aaron Sorkin.

"É um dos melhores roteiros que já li. Ele fala sobre nosso tempo, toca em pontos sensíveis de discussão de tudo o que está acontecendo no nosso mundo. É um excelente personagem. Fascinante, complexo, e vou abordá-lo com muito cuidado, empatia e objetividade. Fiz dois filmes com Aaron [Os 7 de Chicago e A Grande Jogada], e a terceira vez dá mais sorte ainda."

O filme, que se chamará The Social Reckoning, se passa 17 anos após o primeiro, e retratará a investigação jornalística que levou aos "Facebook Papers", reportagens que expuseram a lógica da companhia de priorizar o crescimento e a desinformação em detrimento da segurança dos usuários. Além de Strong, estarão no elenco a vencedora do Oscar Mikey Madison, Jeremy Allen White (O Urso) e o comediante Bill Burr.

A Sony Pictures planeja lançar o filme no dia 9 de outubro de 2026, com a produção se iniciando já em outubro deste ano.

Caetano Veloso ficou impressionado ao ver uma mulher cantando a música Força Estranha em um vídeo postado nas redes sociais. A mulher é identificada como Lila, dona do restaurante Aconchego da Lila, na cidade pernambucana de Paulista.

Ao assistir ao registro, Caetano disse ter ficado emocionado. "Eu fiquei emocionado. Ela canta lindamente, poxa vida!", disse o compositor que conclamou os seus seguidores a seguir dona Lila. "Vamos deixar dona Lila famosa", disse.

Em um story postado no início desta segunda-feira, 20, dona Lila comemorava ter alcançado 5 mil seguidores. Na publicação deste texto, a cantora e dona do Aconchego da Lila já tinha acumulado 30,4 mil seguidores no Instagram.

Outros famosos também comentaram o vídeo de Lila, entre eles Zélia Duncan, Linn da Quebrada, Xandy, Luiz Caldas, Patrícia Pillar e Carlinhos Brown.

Kristen Bell usou as redes sociais para comemorar 12 anos de casamento com o ator Dax Shepard. A publicação da atriz chamou atenção dos internautas por uma fala controversa.

"Feliz 12º aniversário de casamento para o homem que uma vez me disse: 'Eu nunca te mataria. Muitos homens mataram as suas esposas em determinado momento. Apesar de estar incentivado a te matar, eu nunca faria isso'", diz a legenda da publicação.

Usuários do Instagram criticaram a escolha do texto da atriz de The Good Place.

"Em primeiro lugar: Parabéns! Em segundo lugar: Eu sei que a sua intenção foi escrever uma legenda fofa e engraçada, mas ao redor do mundo, uma mulher é morta por seu parceiro a cada dez minutos", comentou. "Não tem a menor graça. Que tipo de homem diz isso para a mulher? Ah, espere, eu sei exatamente que tipo. Saia dessa relação agora, Kristen", aconselhou outro.

Outras pessoas aprovaram a legenda. "Isso é AMOR", escreveu Terry Crews. "Eu estive em um casamento abusivo por 23 anos e eu amei essa publicação. Se você não quer sofrer gatilho, saia da internet", disse outro usuário.

Kristen Bell e Dex Shepard são casados desde outubro de 2013. Os dois tem duas filhas juntos.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais