Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último dia 8, no Aeroporto de Guarulhos, cumpre nesta sexta-feira, 22, mandados de busca, apreensão e prisão. Não foram dados detalhes da ação. A SSP apenas confirmou que equipes estão em diligências neste momento.

Afastamento de policiais

Há dez dias, foi determinado o afastamento de quatro policiais militares investigados pela Corregedoria da corporação por fazer escolta para o delator. PMs de São Paulo na ativa são proibidos de fazer escolta, segurança particular ou qualquer outra atividade externa à corporação. O descumprimento é infração ao regimento interno da instituição e pode ser punido até com a expulsão.

Como mostrou o Estadão, quatro agentes faziam a segurança particular de Gritzbach no dia em que o delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi executado em plena luz do dia - esses já tinham sido afastados anteriormente. Portanto, são oito PMs tirados dos serviços nas ruas.

Atuação de policiais civis também é investigada

A Corregedoria da Polícia Civil também acompanha os policiais civis que foram citados no acordo de colaboração firmado pelo Ministério Público. Parte dos extratos da delação de Gritzbach foi encaminhada à instituição, que deu início em outubro a uma apuração sigilosa, com providências administrativas preliminares para individualização da conduta de cada um.

Polícia oferece recompensa de R$ 50 mil por suspeito de participar de execução

Na terça-feira, 19, a Polícia Civil de São Paulo realizou operação para tentar prender um suspeito de ajudar os atiradores que executaram o delator. O suspeito, Kaue do Amaral Coelho, não foi encontrado pelas autoridades em sua casa e está foragido. Uma recompensa de R$ 50 mil foi oferecida para quem tiver informações sobre ele. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Coelho.

O crime

Conforme as informações preliminares do caso, Gritzbach havia acabado de chegar de viagem com a namorada no aeroporto e seria recebido pelo filho e um grupo de quatro seguranças, composto por PMs que faziam a proteção do empresário. No caminho para o aeroporto, porém, um dos carros usados por eles teria supostamente apresentado falha mecânica. Três dos seguranças, então, teriam ficado com o veículo. Assim, somente um estava no aeroporto na hora do atentado.

Uma das linhas de investigação, que ainda está em fase preliminar, busca entender se os agentes não teriam deixado o policial exposto no aeroporto intencionalmente. Os celulares desses quatro integrantes da escolta e da namorada de Gritzbach foram apreendidos pelo DHPP, de acordo com informações da SSP.

Os policiais militares que pertenciam à equipe de segurança da vítima já prestaram depoimento para a Polícia Civil e também na Corregedoria da PM. Eles foram afastados de suas atividades operacionais durante as investigações e ficarão em expediente administrativo a pedido da Corregedoria. A namorada da vítima também foi ouvida pelos investigadores. As corregedorias das Polícias Civil e Militar apuram a atuação dos agentes.

Em outra categoria

Giovanna Jacobina, irmã de Gracyanne Barbosa, mal deixou a casa mais vigiada do Brasil e já teve que se retratar com os fãs de Sandy e Junior, após seu comentário polêmico dentro do BBB 25.

Durante sua participação no Mais Você nesta quarta-feira, 5, a veterinária admitiu que não acompanhava a carreira dos irmãos e brincou:

"Fãs, me perdoem. [Na época] não acompanhei muito eles. Não seria o show que eu estaria muito atualizada", declarou Giovanna, que foi eliminada do reality na última terça-feira, 4.

A declaração veio depois da confirmação de um show especial de Sandy e Junior no BBB 25, que ocorrerá na noite desta quarta-feira, 5, ao lado de Chitãozinho e Xororó.

O que Giovanna falou sobre Sandy e Junior?

Antes de deixar o programa, Giovanna fez um comentário que irritou fãs da dupla. Em conversa com Daniele Hypolito, a irmã de Gracyanne afirmou que não se empolgaria com um show da cantora.

"Deus me livre, gente. Ia ser muito chato. As músicas que ela canta hoje em dia nem seriam um show", disse na ocasião.

Giovanna foi avisada na madrugada desta quarta-feira, 5, durante a entrevista com os eliminados sobre o show. Surpresa, ela reagiu: "Sério? Gente, que chique! A galera vai chorar muito."

Lucas Lima brinca com a situação

O músico Lucas Lima, ex-marido de Sandy, também entrou na conversa e fez uma brincadeira sobre a situação. Em um comentário na postagem de Junior Lima no Instagram, ele ironizou de forma bem-humorada a reviravolta:

"Giovanna vai AMAR!", escreveu o cantor.

Lucas é conhecido por seu humor e pela forma descontraída com que interage com as situações. Logo abaixo do comentário dele, Sandy também interagiu e escreveu: "Não vejo a hora".

Quando será o show de Sandy e Junior no BBB 25?

O show especial está marcado para a noite desta quarta-feira, 5, e faz parte do tradicional "Show de Quarta" do reality. Além de Sandy e Junior, a apresentação contará com Chitãozinho e Xororó, trazendo um repertório nostálgico para os participantes e público.

Gilberto Gil falou sobre a sua aposentadoria e afirmou que mesmo com o fim de sua carreira como cantor, ele não deixará de contribuir para a cultura brasileira. Em março, ele irá começar sua última turnê, Tempo Rei. A notícia foi anunciada em junho do ano passado.

Em entrevista à Quem, o pai de Preta Gil refletiu sobre a força da cultura nacional, mencionando as indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar.

"Essa efervescência que você identifica na contemporaneidade, nos tempos de hoje, eu acho que ela sempre existiu. Esses reflexos como a indicação de um filme brasileiro ao Oscar, minha turnê de despedida, todas essas coisas que representam uma força que o Brasil sempre teve, que vem crescendo com o próprio crescimento da população, do prestígio brasileiro no mundo, a força brasileira no mundo, a força brasileira da produção agrícola, industrial, cultural", afirmou.

O músico ainda falou sobre a sua trajetória profissional no cenário cultural e demonstrou o desejo de sempre contribuir. "Já contribuí nos últimos 50 anos para tudo isso e espero continuar contribuindo enquanto viver."

O diretor de Emilia Pérez, Jacques Audiard, admitiu que não está mais falando com Karla Sofía Gascón, após posts controversos da atriz virem à tona. Ele chamou os comentários dela de "indesculpáveis".

"Infelizmente, isso está ocupando todo o espaço, e isso me deixa muito triste. É muito difícil para mim pensar no trabalho que fiz com Karla Sofía. A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tivemos no set que era realmente baseada na confiança", ele disse ao Deadline nesta quarta-feira, 5. "E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente lê algo que essa pessoa disse - coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas - claro que esse relacionamento é afetado. É como se você caísse em um buraco. Porque o que Karla Sofía disse é indesculpável".

"Eu não falei com ela e não quero falar. Ela está em uma abordagem autodestrutiva na qual não posso interferir, e realmente não entendo por que ela está continuando. Por que ela está se prejudicando? Por quê?", continuou Audiard. "Não entendo isso, e o que também não entendo sobre isso, é por que ela está prejudicando pessoas que eram muito próximas a ela. Estou pensando em como machucar os outros, em como ela está machucando a equipe e todas essas pessoas que trabalharam tão incrivelmente duro neste filme. Estou pensando em mim, estou pensando em Zoe [Saldaña] e Selena [Gomez]. Simplesmente não entendo por que ela continua a nos prejudicar."

O cineasta francês acrescentou: "Não estou entrando em contato com ela porque, neste momento, ela precisa de espaço para refletir e assumir responsabilidade por suas ações".

Entenda o caso

Na última quinta-feira, 30, usuários resgataram posts antigos da atriz com comentários controversos, sobre temas como islamismo, a pandemia da covid-19 e o assassinato de George Floyd. Diante da repercussão negativa, ela desativou seu perfil no X.