Queda da ponte no Tocantins: corpo é localizado distante do acidente e mortes sobem para nove

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Marinha do Brasil (MB) informou na noite desta quinta-feira, 26, que mais uma vítima da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que cedeu no último domingo, 22, foi encontrada no Rio Tocantins. Ao todo, nove pessoas já foram localizadas e oito ainda seguem desaparecidas.

A vítima é uma mulher de 48 anos, que não teve a identidade revelada. De acordo com a Marinha, ela foi localizada por moradores a seis quilômetros do local do acidente, que aconteceu entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Ainda segundo a Marinha, a Força-Tarefa de mergulhadores localizou duas motos, uma caminhonete, um caminhão com a carga de defensivos agrícolas preservada. Na área de buscas, testes de qualidade da água são feitos por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e, até o momento, não foram constatadas alterações causadas por agentes químicos.

No início da tarde de quinta, outras duas pessoas desaparecidas foram localizadas. Ambas, no entanto, ainda não foram retiradas da água e seguem embaixo dos escombros, que estão a 35 metros de profundidade.

"Não foi possível realizar a extração dos corpos e a partir de agora, os operadores traçam estratégias para realizar novos mergulhos para retirá-los do local", informou a Polícia Militar do Tocantins.

A Força-Tarefa é coordenada pela MB, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros dos Estados do Maranhão, do Tocantins e do Pará. Até a última atualização, 79 militares da Marinha atuavam no local, com 44 mergulhadores ao todo - 18 da Marinha, 10 do Maranhão, 10 do Tocantins e seis do Pará.

Dificuldades na localização dos corpos

A localização dos corpos tem sido um desafio para os mergulhadores. Muito por conta das características do rio, como água turva e correnteza, além das presenças de escombros da própria estrutura colapsada e de materiais tóxicos que estavam sendo transportados por caminhões que caíram na água.

A possível presença de materiais tóxicos no rio, como ácido sulfúrico, que é corrosivo, altamente perigoso para a saúde humana e danoso aos materiais de mergulho (como os cilindros), faz a Marinha analisar qualidade a água toda manhã antes de começar as buscas. Todos os mergulhos foram autorizados após os exames identificarem que não havia o risco para os agentes.

Outras dificuldades enfrentadas pelos mergulhadores são: o nível de profundidade do Rio Tocantins, que chega a 48 metros; a baixa visibilidade da água, que é muito turva; além da presença de escombros, concreto e vergalhões no rio, que podem se deslocar, enroscar e provocar lesões à equipe de mergulho.

Reforços

Por conta disso, os trabalhos de busca vêm ganhando reforços de contingente e maquinários. Nesta quinta, por exemplo, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou até o aeroporto de Imperatriz, no Maranhão, uma câmara hiperbárica da Marinha, que permitirá a realização de mergulhos de profundidades maiores que 30 metros.

A Polícia Federal (PF), que também atua nas operações, utiliza dois drones subaquáticos para ajudar a localizar as vítimas e os caminhões submersos. O trabalho é realizado pelo Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal, que fará uma varredura no Rio Tocantins. Um drone subaquático da Transpetro também está sendo usado.

Na lista, também está um sonar "sidescan", um instrumento que ajuda a identificar a posição dos veículos submersos. A ferramenta ajuda a garantir que os mergulhadores atuem de forma mais precisa e otimizada dentro do tempo diário que eles têm disponível.

E existe, ainda, a previsão de a equipe contar, com um médico hiperbárico, dois enfermeiros hiperbáricos e um operador da empresa Geosaker, especializada em inspeções subaquáticas que está auxiliando de forma voluntária nas buscas, que também devem chegar nos próximos dias.

Acidente

No último domingo, 22, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, de 533 metros e mais de 60 anos, teve parte da sua estrutura colapsada. A estrutura faz parte de um eixo rodoviário importante para a região Norte, por ser ponto de travessia das rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica).

Ao todo 10 veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, foram atingidos pelo acidentes. Dois caminhões carregavam ácido sulfúrico e um, que transportava defensivos agrícolas, caíram no Rio Tocantins.

Em outra categoria

Roberto Carlos interrompeu seu show de abertura do Réveillon de Recife, na Praia do Pina, na noite desta quinta-feira, 26. O cantor deu uma bronca nas pessoas que estavam na frente do palco no momento da apresentação.

"Vocês podem desocupar isso aí, parar de se espremer na frente do palco, por favor? Por favor, saiam daí, senão eu não continuo esse show", disse no microfone. Segundo a assessoria do cantor, ele estava se dirigindo a policiais conversando na frente do palco.

Depois do pronunciamento, o show continuou normalmente. A apresentação era gratuita.

Essa não é a primeira vez que o cantor se irrita com a plateia. Em 2022, Roberto Carlos interrompeu um show no Rio de Janeiro para mandar um fã calar a boca. Na época, o assessor de imprensa de Roberto Carlos explicou ao G1 que ele ficou "totalmente desconcentrado" com os gritos enquanto cantava e que o problema começou quando o cantor adicionou uma música ao repertório que vinha cantando nos shows anteriores, Cavalgada.

"Essa é uma música mais suave. Ele falou: 'Já que vocês vieram antes da hora, façam silêncio'. Foi o mesmo que nada, continuaram gritando", destacou o assessor. Roberto Carlos continuou irritado até a música seguinte, quando mandou o fã calar a boca.

"Por ele ser perfeccionista, preparou com muito carinho aquele número. Aí quando viu que não ia conseguir entregar do jeito que idealizou, ficou um pouco triste", disse o assessor.

O ator Babu Santana sofreu um grave acidente de carro na noite de segunda-feira, 23, e usou seu Instagram para alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança no trânsito. Em sua postagem, publicada nesta quinta-feira, 26, o ex-BBB detalhou o ocorrido.

O ator andava de carro na via expressa TransOlímpica, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, quando perdeu o controle do veículo e acabou capotando em uma curva. "O carro saiu de traseira, eu tentei controlar, mas acabei batendo na mureta que divide o BRT e capotei".

Além de agradecer o resgate de transeuntes que o auxiliaram após a batida, o ator também relatou o medo que sentiu. "Fiquei muito assustado, estava no meio da pista do BRT. O meu maior pânico era se viesse outro carro", relatou.

Apesar da gravidade do acidente, Babu apenas ralou o joelho. "A equipe de socorro da TransOlímpica foi muito rápida", elogiou o ex-BBB. "Foi só um susto. Um susto daqueles, mas só um susto".

O ator ainda aproveitou para ressaltar a importância do cinto de segurança para seus seguidores. "Foi ele que me salvou. Sempre usem o cinto de segurança. Eu tô aqui dando esse depoimento para vocês graças ao cinto", afirmou.

Confira aqui

Último final de semana do ano em São Paulo guarda boas surpresas culturais. Teatros, cinemas e casas de shows têm apresentações para aqueles que passarão a virada do ano na capital.

Um dos espetáculos em cartaz na cidade é a comédia Discutindo a Relação, em cartaz no Teatro Bibi Ferreira. No palco, os atores Ana Paula Bigatto e Thiago Uriart vivem o casal, que resolve levar todos os seus problemas de convivência para a terapia.

No Sesc Santana, os apreciadores da dança poderão assistir à Jorge Garcia Companhia de Dança que foi se inspirar nos universos pernambucanos para compor o espetáculo Cantinho de Nois.

Nos cinemas, a pedida é O Auto da Compadecida 2, para matar as saudades de Chicó e João Grilo, dois personagens icônicos da obra de Ariano Suassuna que voltam às telonas para divertir e emocionar o público.

A cidade guarda ainda boas exposições, como Era Uma Vez: Visões do Céu e da Terra, na Pina Contemporânea; Racionais MC's: O Quinto Elemento, no Museu das Favelas, e Histórias LGBTQIA+, no Masp.

Confira outras opções da agenda:

Teatro e Dança

Cantinho de Nois - A Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta o espetáculo Cantinho de Nois, inspirado no Carnaval de Olinda e no ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana da Zona da Mata de Pernambuco. Quando: 28 e 29/12, sábado e domingo, 14h. Onde: Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana. Quanto: grátis

Discutindo a Relação - Os atores Ana Paula Bigatto e Thiago Uriart vivem o casal Theo e Luiza, que resolve levar todos os seus problemas de convivência para a terapia. O que seria para ajudar, acaba se transformando em uma hilariante guerra dos sexos. Quando: 28, sábado, às 20h e às 21h e 29/12, domingo, às 19h. Onde: Teatro Bibi Ferreira - Av. Brigadeiro Luis Antônio, 931 - Bela Vista. Quanto: a partir de R$ 59,90.

Exposição

Artistas do Vestir: Uma Costura dos Afetos - Exposição reúne trabalhos de mais de 70 artistas que propõem questionamentos a partir da moda que existe muito além das vitrines e passarelas. Na mostra, o visitante vai fazer reflexões sobre ancestralidades, contemporaneidades, tecnologias e fazeres contínuos. Quando: 27, 28 e 29/12, sexta e sábado, das 11h às 20 e no domingo, das 11h às 19h. Onde: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista. Quanto: grátis

Era uma vez: visões do céu e da terra - Exposição coletiva que reúne obras de 33 artistas de variadas gerações e origens no Brasil e no mundo que exploram diferentes lógicas de habitar o planeta e, sobretudo, inventá-lo; uma viagem no tempo e no espaço para refletir sobre o fim do mundo e imaginar novos inícios. Quando: 27, 28 e 29/12, das 10h às 18h. Onde: Pina Contemporânea - Av. Tiradentes, 273, Luz. Quanto: a partir de R$ 17.

Racionais MC's: O Quinto Elemento - Exposição que celebra os 35 anos de carreira da banda de rap propõe uma imersão na força das palavras e na energia transformadora do grupo musical formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue. Quando: 27, 28 e 29/12, das 10h às 17h. Onde: Museu das Favelas - Largo do Páteo do Colégio, 148, centro. Quanto: grátis.

Histórias LGBTQIA+ - A mostra coletiva ocupa três espaços do Masp e reúne mais de 150 obras de artes e centenas de documentos que mostram a multiplicidade da produção e das narrativas LGBTQIA+, especialmente após a crise do HIV/Aids, nos anos 1980. Quando: 27, 28 e 29/12, das 10h às 18h. Onde: Masp - Av. Paulista, 1.578, Bela Vista. Quanto: a partir de R$ 35.

Cinema

O Auto da Compadecida 2 - Continuação do enorme sucesso de Guel Arraes, baseado na obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2 chega aos cinemas mostrando um pouco mais das aventuras de João Grilo e Chicó. Quando: 27, 28 e 29/12, com sessões às 15h e 20h. Onde: Cine Sesc - Rua Augusta, 2.075, Cerqueira César. Quanto: a partir de R$ 8.

Show

Lud Mazzucatti canta Amy Winehouse e suas influências - A cantora Lud Mazzucatti, que integrou a banda do programa Altas Horas sobe no palco do Bourbon Street para interpretar canções eternizadas na voz de Amy Winehouse. Quando: 28/12, sábado, às 22h. Onde: Bourbon Street - Rua dos Chanés, 127 - Moema. Quanto: a partir de R$ 68.