Entidades de defesa dos povos indígenas repudiam ataques no PR e cobram ação de autoridades

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entidades de defesa dos povos indígenas repudiaram, em nota, os ataques contra membros da comunidade Avá-Guarani na região de Guaíra, no oeste do Paraná. Na última sexta-feira, 3, quatro indígenas foram baleados e hospitalizados. "Basta de covardia! Manifestamos nossa solidariedade aos Avá-Guarani e instamos o governo federal para que se posicione publicamente, garantindo os direitos e a proteção aos indígenas", afirmam as entidades.

Em texto conjunto, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), a Articulação dos Povos Indígenas do Sul do Brasil (Arpin Sul), a Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (Arpin Sudeste) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) relatam que, desde o dia 29, a comunidade vem sofrendo vários ataques a tiros, com incêndio a moradias e lançamento de bombas.

As entidades acusam o poder público de omissão e incitação da violência. "O governo do estado do Paraná, por meio de falas preconceituosas e ofensivas de seu governador, tem incitado e alimentando o ódio e a violência contra os Avá-Guarani", dizem.

Além disso, afirmam que a Força Nacional, que foi enviada à região por meio da Portaria Nº 812, do Ministério da Justiça, para atuar e conter a violência, "age, ao que parece, como se nada estivesse ocorrendo". "Ao ser permanentemente acionada pela comunidade ou inclusive por instâncias do governo federal, relativiza as denúncias e chega sempre atrasada, depois que os indígenas já foram agredidos."

A nota diz ainda que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem pouco efetivo para intervir no contexto local e "quando aciona a Força Nacional, não consegue mobilizar o apoio para a comunidade". Tampouco agentes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) conseguem obter da Força Nacional "a resposta necessária face a tanta brutalidade", de acordo com as entidades.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ter reforçado em 50% o efetivo da Força Nacional nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, após os ataques. Em nota, a Polícia Federal (PF) disse que abriu inquérito para apurar a autoria e responsabilidade criminal dos envolvidos.

Em outra categoria

A obra de Ariano Suassuna vai ganhar novos capítulos em 2025 com dois lançamentos especiais da editora Nova Fronteira. Celebrando o legado do autor que uniu o popular ao erudito e eternizou a cultura nordestina, a editora vai publicar uma edição comemorativa dos 70 anos de Auto da Compadecida (1955), com capa dura, arte inédita e ilustrações assinadas por Manuel Dantas Suassuna, filho do célebre escritor.

A editora também prevê para janeiro o lançamento de O Pasto Incendiado: Poesia Completa, que reúne, pela primeira vez, toda a produção poética de Ariano em um único volume, incluindo poemas inéditos e raridades.

A obra é organizada pelo professor doutor Carlos Newton Júnior, que conduziu anos de pesquisa para reunir, fixar e contextualizar os textos.

O cantor e compositor inglês Richard Ashcroft, ex-vocalista do grupo The Verve, virá ao Brasil pela primeira vez em junho.

Voz dos hits Bittersweet Symphony e Lucky Man, ele foi confirmado como atração do festival Best Of Blues and Rock, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ele vai cantar nos dois dias. Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim.

Os shows paulistanos acontecem um pouco antes das performances que o músico fará como atração de abertura de shows do Oasis na Europa.

Outras bandas também confirmadas no festival paulistano são Dave Matthews Band, headliner nas duas datas, e Barão Vermelho, que toca apenas no dia 8.

Uma foto tirada no Globo de Ouro está dando o que falar. É que ao posar no tapete vermelho, a atriz Zendaya ostentava um anel de noivado. Logo, correu o boato de que ela e o ator Tom Holland tinham oficializado a relação.

O TMZ, site especializado na cobertura de celebridades, ouviu pessoas próximas ao casal, que confirmaram o noivado. O pedido teria acontecido entre as festas de Natal e de Réveillon em um momento íntimo, em uma das casas da família de Zendaya, nos Estados Unidos.

Os dois se conheceram no set de filmagens de O Homem-Aranha: De Volta ao Lar, de 2017. No filme, Tom Holland vive o Homem-Aranha e Zendaya faz o papel de Michelle, uma colega de classe do protagonista. O namoro se tornou público em 2021.

Segundo as fontes ouvidas pelo TMZ, o casal ainda não começou a planejar o casamento.