Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dois cavalos do secretário adjunto de Osasco, morto nesta segunda-feira, 6, foram levados ao velório do servidor, que ocorre na prefeitura. Os animais, chamados de "Ventania" e "Casca de Bala", chegaram ao local no início da tarde. Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, foi assassinado pelo guarda civil municipal Henrique Marival de Souza, de 46 anos, após reunião na sede da gestão municipal. O enterro está previsto para as 17 horas no Cemitério Bela Vista.

Funcionário público há mais de 25 anos e ex-guarda-civil municipal, Moreira estava na gestão havia oito anos. Ele foi Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco entre 2018 e 2019, na administração do ex-prefeito Rogério Lins (Podemos). Seguiu na pasta como secretário adjunto e foi mantido no cargo pela atual administração, de Gerson Pessoa (Podemos).

Segundo Erivan Gomes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, uma mudança na escala de trabalho teria provocado um surto emocional no guarda civil. "Houve um descontentamento da parte dele por sair de uma função burocrática administrativa, que ele estava em uma escala de segunda a sexta, das 8h às 17h, e passaria a executar uma escala de 12 por 36 - trabalhar 12 horas e descansar 36", disse.

De acordo com o comandante, não havia histórico de desentendimentos entre o secretário e o guarda. "Ele nunca foi submetido a investigação, o que desencadeou foi na hora, no local. A gente não sabe o que tem de ordem familiar, financeira."

"Nós temos nossas questões pessoais. Penso que talvez ele tenha colocado na balança e desencadeou, ele teve esse start da ordem emocional e acabou cometendo essa tragédia."

Ele ainda alega que os relatos de que o guarda já teria apontado a arma para outro inspetor em uma reunião nunca foram investigados. "Isso é conversa de corredores, isso nunca foi de certa forma documentado." O comandante afirma que Henrique Marival de Souza trabalhava internamente e não fazia parte da equipe de segurança do prefeito, mas participou da campanha política.

Discussão após reunião

De acordo com o comandante, a reunião aconteceu entre o secretário e mais 12 a 14 guardas civis que seriam realocados de função. "Moreira não estava armado, até porque era o grupo (com o qual) ele já trabalhava e a conversa foi totalmente tranquila", disse Gomes.

Conforme a conversa avançou, os guardas foram saindo da sala, cientes de suas novas funções, e ficou apenas Sousa, que reclamou da mudança.

Segundo o comandante, Sousa disse que estava sozinho na sala com o secretário quando a conversa começou a ficar mais tensa. Os dois estavam sentados, um em frente ao outro. Ao perceber que não haveria um acordo, o secretário teria levantado da cadeira em que estava. Neste momento, Sousa agarrou a arma e efetuou os disparos. "Foram alguns tiros", disse o comandante, sem confirmar a quantidade.

Em outra categoria

Morgana Santana, influenciadora digital com quase dois milhões de seguidores, usou suas redes sociais para compartilhar um susto que levou com Celine, sua filha de 10 meses, após um acidente doméstico.

Ela revelou que uma mesa de pedra caiu em cima do dedo da bebê enquanto ela engatinhava. Segundo Morgana, um dos dedos de Celine ficou pendurado e esmagado após o ocorrido.

"Meu marido colocou a Celine na sala e eu fui ao quarto pegar o meu óculos de grau para ficar com a criança na sala. Não sei o que aconteceu, mas ouvi gritos. Fui correndo ver e o dedo da minha filha estava totalmente esmagado e pendurado. Ela gritava e era sangue espalhado", relatou.

A influenciadora digital explicou que a filha já havia se apoiado na mesma vezes na mesma mesa mas nunca tinha caído por causa de seu peso. "Alguém colocou essa mesa e o Tom [filho de Morgana] deve ter esbarrado na mesa, que caiu e passou de raspão na cabeça da Celine. Ela está com um machucado na cabeça. Como ela estava engatinhando, caiu no dedo do meio. Cortou como se fosse uma faca. Talhou o dedo."

Ao chegar no hospital em busca de ajuda, Morgana disse que a primeira médica que a atendeu explicou que provavelmente a pequena iria perder o dedo. Em seguida, a família foi transferida para outro hospital e Celine passou por uma cirurgia com um dos melhores ortopedistas do local.

Apesar da previsão da médica, a bebê conseguiu manter o dedo após o procedimento. "Não queria que ela ficasse sem dedo. Deus fez esse milagre. Eu louvava e cantava no hospital. [Mantive] a minha fé e não entreguei os pontos", finalizou. Enquanto se recupera, Celine está proibida de engatinhar.

A fortuna bilionária de Silvio Santos se tornou alvo de uma ação judicial encabeçada pelas herdeiras do apresentador. Segundo informações do site TV Pop, as filhas e a viúva abriram um processo contra a Justiça de São Paulo para não arcarem com um imposto milionário, obrigatório a pessoas que ganham herança.

Segundo a publicação, Silvio tinha R$ 429.947.843,54 em contas bancárias no exterior quando morreu, em agosto do ano passado. As herdeiras teriam que pagar R$ 17.197.913,74 de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). Elas avaliam, porém, que a cobrança é indevida, pois o dinheiro está nos Estados Unidos e nas Bahamas, logo não deveria ser considerada a legislação do Brasil.

Ainda de acordo com o portal, a Justiça de São Paulo foi intimada e, em sua defesa, fez diversos questionamentos sobre a fortuna de Silvio. O procurador Paulo Gonçalves da Costa Júnior se mostrou espantado com o fato do apresentador ter deixado uma fortuna tão grande em um paraíso fiscal como as Bahamas.

"Senor Abravanel era pessoa notoriamente conhecida cujo patrimônio e atividades econômicas conhecidas situavam-se no Brasil, causando surpresa e estranheza que a maior parte de sua herança seja atribuída a determinada participação societária em 'entidade' sediada no paraíso fiscal das Bahamas, cuja existência era até então desconhecida do público", disse Gonçalves.

As herdeiras, responsáveis pela coordenação do espólio do apresentador, entraram com a ação em 13 de dezembro. A Justiça de São Paulo quer marcar uma audiência de conciliação para saber se é possível um acordo entre as partes. Ainda não há uma data para quando isso possa acontecer.

A atriz norte-americana Jamie Lee Curtis foi obrigada a evacuar sua casa após a propagação de um grande incêndio florestal na cidade de Los Angeles na noite desta terça-feira, 7. Em seu perfil no Instagram, a artista comentou o ocorrido e fez um pedido de ajuda aos seus seguidores.

"Minha comunidade e possivelmente minha casa estão pegando fogo. Minha família está a salvo. Muitos dos meus amigos vão perder suas casas. Muitas outras comunidades também. Há tantos relatórios conflitantes. Com toda tecnologia que existe, parece ter tão pouca informação. Por favor, compartilhem apenas fatos", pediu a atriz.

Na noite desta terça-feira, 7, um incêndio florestal se propagou rapidamente em uma região luxuosa de Los Angeles, nos Estados Unidos, provocando a fuga desesperada de moradores. Bombeiros correram para conter as chamas, enquanto uma forte tempestade de vento atingiu o sul da Califórnia, espalhando o incêndio visto a quilômetros de distância.

Mais de 310 hectares foram queimados em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Monica, que abriga luxuosas mansões na costa oeste dos Estados Unidos.

"É uma situação aterrorizante e sou grata aos bombeiros e a todos os bons samaritanos que estão ajudando as pessoas a sair do caminho do incêndio. Os vizinhos têm cuidado uns dos outros. Todos nós vivemos nossas vidas tranquilamente, mas quando isso atinge sua comunidade, é particularmente chocante", comentou Jamie, que venceu o Oscar de de Melhor Atriz Coadjuvante em 2023.

"Cuidem uns dos outros. Fiquem fora do caminho e deixem os bombeiros fazerem seu trabalho. Orem, se acreditarem, e mesmo que não acreditem, orem por aqueles que acreditam", finalizou a artista.