Depois de surto no litoral, hospitais de São Paulo têm alta nos casos de virose

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois da ocorrência de um surto de virose no litoral paulista, hospitais da cidade de São Paulo relatam um aumento nos casos da doença.

Nas unidades da Rede Total Care, que engloba hospitais como Samaritano Paulista e Higienópolis, foi registrado um aumento de 221% nos atendimentos por viroses na primeira semana de janeiro em comparação com a primeira semana de dezembro. De acordo com a organização, é o maior número de casos dos últimos quatro anos.

"Em uma projeção otimista para janeiro (considerando o mês inteiro), prevemos um aumento de 114% em relação a dezembro", diz Danilo Duarte, infectologista da Rede, que faz parte do Grupo Amil.

O Hospital Israelita Albert Einstein também observou um aumento no último mês. Entre os dias 1º e 7 de dezembro de 2024, a média foi de 48 atendimentos por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (geralmente associado às viroses). Já na primeira semana de janeiro de 2025, a média foi de 71 atendimentos, um aumento de 48%.

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, houve um crescimento de 45,58% nos atendimentos por gastroenterite na comparação entre os períodos de novembro de 2023 a janeiro de 2024 e novembro de 2024 a janeiro de 2025.

O quadro é semelhante no Hospital Santa Catarina, onde houve alta de 31% nos atendimentos nos primeiros dias do ano.

Na rede pública, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), "não há impacto pelas Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA)", classificação para quadros que podem ser provocados por vírus e causam sintomas gastrointestinais.

A pasta diz que faz o monitoramento das notificações de surtos de DTHA - registrados quando duas ou mais pessoas apresentam sintomas diarreicos com causa em comum - e não há notificações em 2025. No ano passado, foram contabilizados 101 surtos, com 842 casos. Em 2023, foram 100 surtos, com 1.486 casos, e em 2022, 118 surtos, com 1.692 casos.

Casos podem ser importados

Os principais agentes causadores de doenças diarreicas são os vírus. Eles são transmitidos pelo consumo de líquidos e alimentos contaminados e pelo contato com materiais ou pessoas infectadas.

Segundo o coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime, o crescimento dos números em São Paulo pode ser um reflexo dos acontecimentos na Baixada Santista. "Os casos podem ser de pessoas que se contaminaram no litoral, mas foram ser atendidas na capital", estima.

Há também a possibilidade de que os turistas tenham contribuído para a disseminação do quadro ao voltarem para casa. "Se alguém contaminado viaja, leva consigo uma carga infecciosa enorme que pode começar a se espalhar no seu destino rapidamente, ainda que sem contato imediato com a água", diz Oscar Bruna-Romero, professor e pesquisador especialista em imunologia e microbiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As viroses são transmitidas especialmente pela via fecal-oral, quando fragmentos microscópicos de fezes contaminadas de uma pessoa infectada entram no corpo de outra. A principal rota para isso é a ingestão de bebidas ou alimentos com esses fragmentos. Mas, uma vez infectado, um paciente pode transmitir o vírus para familiares e pessoas próximas pelo compartilhamento de objetos manipulados com as mãos sujas, por exemplo.

Por isso, segundo o infectologista Thiago Morbi, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pode haver um aumento de casos nas cidades onde residem os turistas que foram ao litoral. "Pode acontecer uma transmissão para familiares e moradores próximos, mas a capacidade de disseminação não é tão longa, não atinge tantas pessoas e geralmente não se sustenta para perpetuar o surto", diz.

Norovírus

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a presença de norovírus em amostras de fezes humanas de pacientes atendidos na Baixada Santista, onde houve o aumento no número de casos.

Neste momento, não há informações se o mesmo patógeno estaria por trás dos casos na capital paulista, embora os especialistas ressaltem sua alta transmissibilidade.

"A tendência dele é se disseminar, caso não haja um controle maior das autoridades", diz Gubio Soares, coordenador do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em norovírus e rotavírus.

"Uma só pessoa pode contaminar todos de uma casa. Norovírus não é brincadeira, se espalha com toda a força possível", afirma.

Como se prevenir?

A prevenção passa por cuidados básicos de higiene e pela atenção redobrada na manipulação e no consumo de alimentos e bebidas. Confira abaixo algumas medidas recomendadas por especialistas e autoridades de saúde:

- Prefira sempre água filtrada, fervida ou envasada em garrafas lacradas;

- Evite consumir alimentos de origem duvidosa ou preparados em condições precárias de higiene, especialmente frutos do mar;

- Cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los;

- Lave bem as mãos após o uso do banheiro, antes do preparo de alimentos e antes de se alimentar;

- Carregue consigo um frasco de álcool em gel, para higienização em lugares sem acesso à água ou sabão.

Quando se preocupar?

Em caso de sintomas, a principal preocupação é com a desidratação, que se não for corrigida rápida e adequadamente pode causar complicações.

Por isso, em caso de infecção, é importante repousar, ingerir muito líquido (inclusive soro caseiro) e fazer refeições leves, com alimentos frescos e bem conservados.

Crianças, idosos e pessoas com comorbidades são mais vulneráveis às complicações porque têm sistemas imunológicos mais frágeis e, no caso dos mais velhos, perdem líquido com mais facilidade.

Os sinais de alerta são: urina muito concentrada e em pequena quantidade, não conseguir se hidratar adequadamente devido ao enjoo, cansaço ou fraqueza intensos, febre alta e prolongada, diarreia intensa e com muita frequência. Nessas situações, a recomendação é procurar um serviço de saúde.

Em outra categoria

O Big Brother Brasil 25 anuncia nesta quinta-feira, 9, a lista dos primeiros nomes que farão parte do programa. Durante todo o dia, chamado de Big Day, a programação da TV Globo se dedica à apresentação dos participantes.

Neste ano, o anúncio ocorre de maneira inédita: os participantes se inscreveram em duplas. O programa segue sendo dividido entre os grupos pipoca e camarote, mas, desta vez, os brothers terão que lidar com os laços formados antes mesmo do programa, sejam amigos, irmãos, pais e filhos ou casais.

Veja a lista dos participantes do BBB 25:

GRUPO CAMAROTE

Vitória Strada, 28 anos

A atriz, natural de Porto Alegre (RS), começou a carreira aos 12 anos e, em 2014, foi vice-campeã do Miss Mundo Brasil. No ano seguinte, foi aprovada para Artes Cênicas na UFRGS e participou do seu primeiro filme, Real Beleza. Em 2017, fez sua estreia em novelas na obra Tempo de Amar, da TV Globo, no papel principal.

Mateus Pires, 26 anos

Mateus é arquiteto, tem 28 anos e é de São José dos Campos, em São Paulo, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos 10 anos. Ele se considera uma pessoa leve e tranquila, mas que não perde uma festa. Solteiro, afirma amar estar rodeado de pessoas.

Diogo Almeida, 40 anos

O ator carioca, de 40 anos, foi protagonista da novela Amor Perfeito (2023), da TV Globo, fazendo par romântico com Camila Queiroz. O ator iniciou sua carreira aos 11 anos como modelo, formou-se em Artes Cênicas e, mais tarde, em Psicologia. A dupla de Diogo é sua mãe, que até chegou a iniciar uma inscrição com o marido, mas acabou entrando na casa ao lado do filho famoso.

Vilma, 68 anos

Mãe de Diogo, Vilma tem 68 anos, é natural de Aracaju, em Sergipe, mas mora no Rio de Janeiro. Estudante de nutrição, é uma fã declarada do reality show. Ela se considera uma mulher determinada e amiga dedicada, que adora dar gargalhadas com amigos e familiares.

Gracyanne Barbosa, 42 anos

A musa fitness separou-se do cantor Belo em 2024 e brincou com a sua dieta especial: "Eu como 40 ovos, não posso ir para a xepa". Ela diz que não tem papas na língua e espera poder mostrar um outro lado de sua personalidade ao público.

Giovanna Jacobina, 26 anos

Irmã de Gracyanne, Giovanna tem 26 anos, é médica veterinária e considera o cantor Belo como um pai. Ela se considera "um pouco careta", pois não fuma e não bebe, e diz que é ciumenta -- inclusive com a irmã.

GRUPO PIPOCA

Edilberto, 42 anos

O mineiro Edilberto, de 42 anos, entrou com a filha Raissa, de 19. Ambos trabalham como artistas circenses no negócio da família viajando por cidades do interior e, de 15 em 15 dias, estão em lugares diferentes. "Minha filha é minha versão feminina, e eu me acho muito competente para entrar e ganhar o programa. Imagina isso vezes dois".

Raissa, 19 anos

Raissa é uma artista circense de 19 anos nascida em Ubá, em Minas Gerais. Ao lado do pai, ela trabalha no negócio da família. A caravana viaja por cidades do interior e muda de lugar a cada 15 dias. Raissa se define como uma pessoa animada, mas admite que tem um lado um pouco chato.

Camilla, 34 anos

Camilla tem 34 anos e é uma trancista natural do Rio de Janeiro. Solteira, ela é mãe solo de dois meninos, de nove e três anos. Morando com a mãe e os filhos, trabalha para conseguir proporcionar o melhor para sua família.

Thamiris, 33 anos

Thamiris, 33 anos, entrou para o BBB 25 em dupla com a irmã trancista Camilla. A nutricionista diz que sua formação é motivo de orgulho para a mãe, que sempre trabalhou muito para custear a educação das filhas. Solteira, considera-se extrovertida e comunicativa, mas confessa ter uma personalidade forte e não gosta de levar desaforo para casa.

Vinícius, 28 anos

Vinícius tem 28 anos e é natural de Nazaré, na Bahia, atualmente mora em São Paulo. Trabalha como promotor de eventos, mas é formado em arquitetura e faz trabalhos como modelo e artista plástico.

Aline, 32 anos

A baiana Aline, de 32 anos, é policial militar e conheceu sua dupla Vinicius há sete anos, a caminho de um trabalho em Salvador. Desde então, nunca mais se afastaram. Nascida em Salvador, a sister se considera uma mulher forte, guerreira e que luta pelo que quer.

João Gabriel, 21 anos

João Gabriel tem 21 anos, é natural de Goiatuba e mora em Buriti Alegre, cidades de Goiás. É salva-vidas de rodeio e, nas redes sociais, compartilha o dia a dia da vida no interior com o irmão. Ele se define como uma pessoa extrovertida, que gosta de fazer amizades, esquentado, humilde, fiel e bastante competitivo

João Pedro, 21 anos

Assim como o irmão, João Pedro tem 21 anos, é de Goiatuba e mora em Buriti Alegre (GO). Também trabalha como salva-vidas de rodeio. Ele diz ser o mais calmo da dupla e justifica dizendo que sabe lidar com as pessoas e que, por isso, é alguém muito difícil de estressar.

Renata, 32 anos

Bailarina e professora de dança, Renata tem 32 anos e é de Fortaleza, no Ceará. Ela diz que é forte e resiliente e que seu temperamento forte pode ser um desafio durante a convivência no programa.

Eva, 31 anos

Eva tem 31 anos e também é de Fortaleza. Bailarina e fisioterapeuta, ela se define como determinada e competitiva, e não descarta se envolver com alguém dentro da cada.

Marcelo, 38 anos

Marcelo, 38 anos, é servidor público e atua como engenheiro de segurança do trabalho. Nascido e criado em Manaus, ele diz não ter tolerância para pessoas preconceituosas.

Arleane, 34 anos

Arleane, de 34 anos, é uma mulher indígena, da etnia Mura. Ela é influenciadora digital e rainha de bateria de uma escola de samba de Manaus.

Maike, 30 anos

Paulista de 30 anos, Maike já foi medalhista brasileiro de natação e treinou ao lado de nomes como César Cielo e Thiago Pereira. Hoje, ele é vendedor de consórcio e sonha em aposentar a mãe com o prêmio do programa.

Gabriel, 30 anos

Com 30 anos e paulista, Gabriel também treinou natação. Ele chegou a morar fora do país por seis anos. Trabalha como modelo e irá entrar na casa do BBB como um homem comprometido, já que namora.

A atriz Fernanda Torres informou nesta quinta-feira, 9, que está em um lugar seguro e longe dos incêndios em Los Angeles, na Califórnia. Na quarta, 8, ela havia publicado uma foto dos incêndios da vista da janela do hotel em que estava.

A artista está na cidade para divulgar o filme Ainda Estou Aqui após vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro.

"O ar de Los Angeles estava muito ruim", escreveu Fernanda no Instagram. "Fiquem tranquilos, estou bem. Um abraço da Fernanda", completou.

Os incêndios florestais já deixaram cinco mortos e destruíram cerca de 6.390 hectares.

O talk show Jimmy Kimmel Live, apresentado por Jimmy Kimmel, que entrevistaria Fernanda nesta quinta foi cancelado. O programa também teria o ator Thimothée Chalamet e a banda The Lumineers como convidados.

Sem previsão de retorno, o talk show de Jimmy não foi a única atração cancelada por conta das queimadas.

Os organizadores das principais premiações do cinema também adiaram o anúncio dos indicados ao Oscar e o Critics Choice Awards, que conta com o longa brasileiro como um dos indicados.

A 30ª edição do Critics Choice Awards ganhou nova data após ser adiada devido aos incêndios que assolam o estado da Califórnia. A premiação, que aconteceria neste domingo, 12, agora será realizada em 26 de janeiro de 2025.

O evento acontecerá no Barker Hangar, em Santa Mônica, e será transmitido ao vivo pelo canal pago TNT e pela Max, no streaming. O local, o mesmo que receberia a premiação neste fim de semana, fica em uma área próxima do bairro de Palisades Pacific, um dos focos do fogo.

"Esta tragédia em curso já teve um impacto profundo na nossa comunidade. Todos os nossos pensamentos e orações estão com aqueles que lutam contra os incêndios devastadores e com todos os que foram afetados", disse em comunicado oficial Joey Berlin, CEO da Critics Choice Association, responsável pelo evento.

O brasileiro Ainda Estou Aqui está indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards, que é entregue pela maior associação de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos e Canadá, com mais de 600 membros. No mesmo dia 26 de janeiro, tanto o filme quanto a atriz Fernanda Torres estarão concorrendo também ao Satellite Awards, realizado pela IPA (International Press Academy), associação de jornalistas de entretenimento.

Incêndios

Os incêndios florestais na Califórnia saíram do controle depois de uma tempestade de ventos atingir a região. Mais de 80 mil pessoas já tiveram de sair de suas casas até esta quarta-feira, 8, de acordo com autoridades locais. Duas mortes já foram confirmadas.