Rodízio de veículos em São Paulo retorna nesta segunda-feira, dia 13

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Suspenso desde o dia 23 de dezembro do ano passado, o Rodízio Municipal de Veículos voltará efetivamente em São Paulo na segunda-feira, 13. O período de suspensão se encerrou na sexta-feira, 10, mas, por conta do fim de semana, a regra volta a ser aplicada no primeiro dia útil da semana seguinte.

No rodízio, os veículos ficam impedidos de circular em determinadas regiões da cidade entre 7 horas e 10 horas, no período da manhã, e das 17 horas às 20 horas, no fim do dia.

Os endereços em que há restrição à circulação são os do Centro Expandido, delimitado pelas vias do chamado Minianel Viário.

A região abrange as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf.

O dia de restrição é definido a partir do número final da placa do veículo:

- Segunda-feira:1 e 2;

- Terça-feira: 3 e 4;

- Quarta-feira: 5 e 6;

- Quinta-feira: 7 e 8;

- Sexta-feira: 9 e 0.

Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), desrespeitar o rodízio e transitar em locais e horários não permitidos implica infração de nível médio, com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de motorista.

Em outra categoria

Morreu na manhã desta segunda-feira, 24, a cantora Roberta Flack, famosa pela música Killing me Softly, aos 88 anos. A informação foi confirmada em um comunicado enviado por um representante da família à revista Variety. A causa da morte não foi revelada.

"Estamos com o coração partido pelo falecimento da gloriosa Roberta Flack esta manhã, 24 de fevereiro de 2025. Ela morreu pacificamente cercada por sua família. Roberta quebrou limites e recordes. Ela também era uma educadora orgulhosa", diz o texto.

Em 2022, aos 85 anos, a lendária cantora afro-americana foi diagnosticada com a doença de Lou Gehrug, o que a impediu de continuar a cantar. Também conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA), a doença de Lou Gehrig afeta o sistema nervoso que ataca as células nervosas (neurônios) no cérebro e na medula espinhal.

Seis anos antes, em 2016, ela já havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Em janeiro de 2022, também foi diagnosticada com covid-19.

História no Grammy

Roberta Flack ganhou dois Grammy de gravação do ano e melhor performance vocal feminina em 1974 por sua interpretação de Killing Me Softly With His Song, canção icomposta por Charles Fox, Norman Gimbel e Lori Lieberman e imortalizada na voz dela.

No ano anterior, em 1973, ela já havia conquistado outros dois gramofones. Um dividido com Donny Hathaway pela performance deles com a canção Where Is The Love e outro de gravação do ano por The First Time I Ever Saw Your Face.

A música a levou ao estrelato depois que Clint Eastwood a usou como trilha sonora para um cena de amor em seu filme Perversa Paixão, de 1971. The First Time I Ever Saw Your Face também foi top 1 na Billboard em 1972.

A briga entre Camilla e Vitória Strada, na noite de ontem, 23, continua reverberando na casa do BBB 25. Diego Hypolito consolou a trancista, que estava pensativa no sofá da sala. "Independente de qualquer situação que eu vá ter desavenças,eu sempre vou tentar ver o lado positivo de qualquer pessoa", começou Diego.

O ex-ginasta soltou uma de suas frases motivacionais: "Não se esqueça que o sol está sempre brilhando para todo mundo, mesmo que esteja uma nuvem gigantesca". E continuou: "Então, a gente pode sempre se rever, sempre ver o que é melhor pra gente fazer. Aqui a gente está sendo provado a todo o tempo. E ninguém na vida é inteligente ao ponto que não possa aprender algo. Ninguém vem aqui à toa", completou. Emocionada, Camilla ouviu e apenas agradeceu.

Em seguida, Diego continuou ouvindo atentamente a versão de Camilla e Thamiris sobre os acontecimentos na casa. Elas contaram seus pontos de vista sobre o que aconteceu na votação do Paredão da semana anterior e as discussões que se seguiram. O brother disse para Camilla: "Você, Thamiris e Vitória construíram uma amizade, e quando ela é rompida por algo de julgamento que a gente tem que ter aqui, a gente tem que retroceder alguns passos pra trás e ter a humildade de falar 'o que eu tô fazendo que eu poderia fazer diferente? O que eu poderia melhorar numa situação como essa?'"

Ele ainda aconselhou: "O programa vai sim ter dinâmicas para termos embates, vai fazer a gente ter várias situações, e você passou por uma situação agora que é algo que você tem que se refletir e entrar em lugares que talvez você nunca tenha entrado. Que talvez pudesse ser de uma pessoa forte, só que aqui a gente só tem a gente."

Diego tomou partido de Vitória

Ainda ontem, logo após a discussão, Diego havia consolado Vitória, e admitiu ter tomado partido da atriz. Vitória desabafou com Diego e foi consolada por ele. "Você tem pessoas que você lida como aliadas. Se as pessoas não estão contribuindo com o respeito e carinho que você tem, você vai ficar sozinha", disse o ex-ginasta.

A formação do sexto Paredão do BBB 25 trouxe à tona um embate que dominou a madrugada desta segunda-feira, 24. Tudo começou quando Guilherme questionou Camilla sobre sua relação com Vitória Strada enquanto a trancista declarava sua torcida pela atriz.

A situação rapidamente escalou, e a carioca confrontou Vitória para saber se ela havia mudado sua forma de tratá-la. Incentivada pelo brother pernambucano, a atriz confirmou a mudança, o que ocasionou em uma discussão generalizada na casa. Entenda aqui.

Ao longo da madrugada, a discussão reverberou entre os participantes. Na área externa da casa, Vitória conversou com os brothers sobre os desentendimentos com Camilla e Thamiris. A atriz afirmou que, em nenhum momento, as duas demonstraram abertura para um diálogo: "Já vieram armadas o tempo inteiro", declarou.

Guilherme reforçou sua percepção de que Vitória foi isolada na dinâmica do grupo: "Está vendo como é claro para todo mundo que ela ficou de escanteio?", comentou. João Pedro, líder da semana e responsável por indicar Vitória ao Paredão, refletiu sobre sua decisão e admitiu que deveria ter escutado todas as versões antes de definir seu voto. "Eu coloquei ela (Vitória) no Paredão com os argumentos do Diogo e coloquei mais o da Camilla, porque eu ouvi dela. Realmente, eu tinha que ter ouvido a outra parte também, mas eu não ia chegar para conversar, não" disse João Pedro.

João Pedro ainda destacou que não pretende formar alianças com as irmãs no jogo: "Eu estou off, não quero me juntar a nada com elas. As atitudes delas, das duas, não compactuo com gente assim, não. Fico do lado assim, não. De apontar o dedo para a cara dos outros, de gritar, de falar altão assim com os outros. E a Camilla impulsiva do jeito que ela é", comentou. Maike sugeriu que, caso o público apoie Vitória, ela pode voltar do Paredão. João Pedro, no entanto, rebateu: "Mesmo assim não tira o que a Camilla fez."

As bailarinas Eva e Renata também opinaram sobre o embate. Eva aconselhou João Pedro a sempre refletir sobre as ações dos outros no jogo: "Sempre pense no que fizeram para você, ou para as pessoas que você gosta. Tenta levar para ti, senão fica pegando dos outros". Já Renata fez uma crítica direta à Camilla: "É muito conveniente para ela chegar e contar a versão dela. A Vitória está no alvo desde a primeira semana, já foi para sei lá quantos Paredões, a Camilla nunca foi."

Com a formação do Paredão, Vitória agora enfrenta Vilma e Diogo Almeida na berlinda. O resultado será anunciado na terça-feira, 25, quando um dos três deixará o reality.