Após registrar longa filas, SP abrirá postos de vacinação drive-thru no domingo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após registrarem filas de espera de até seis horas neste sábado, 27, no primeiro dia de imunização de idosos de 80 a 84 anos, os cinco postos drive-thru de vacinação contra a covid na capital serão abertos também no domingo, 28, anunciou o governador João Doria.

Em visita ao posto instalado na estádio do Pacaembu, na zona oeste, ele afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com o prefeito Bruno Covas. "Decidimos hoje pela manhã e já compartilhamos com as nossas equipes na Prefeitura e no Estado. Amanhã, que não estava previsto, estará operando a vacinação de drive-thru em todos os locais", disse.

Os postos estão instalados no Pacaembu, Anhembi, Autódromo de Interlagos, Igreja Boas Novas da Vila Prudente e Neo Química Arena, do Corinthians. No domingo, todos os postos funcionarão das 8h às 19h, com exceção do serviço no estádio do Corinthians, que estará aberto das 8h às 17h.

O foco desses postos é vacinar exclusivamente os idosos com idade entre 80 e 84 anos. Inicialmente, a previsão era a de que a imunização deste grupo fosse iniciada na segunda-feira, 1º de março, mas ela foi antecipada para este sábado nos postos drive-thru e em algumas unidades básicas de saúde da cidade.

Questionado sobre a longa espera em alguns pontos de vacinação e se não seria necessário abrir mais pontos de vacinação, Doria disse que as filas ocorreram por tratar-se do primeiro dia. "É suficiente (os cinco postos), mas obviamente que todos querem ser vacinados no primeiro dia e na primeira hora", disse.

Ele pediu para que a população faça seu pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br para agilizar a imunização. "Isso vai ajudar a disciplinar o fluxo e diminuir as filas", declarou.

Em outra categoria

A Ashé Ventures, empresa da atriz norte-americana Viola Davis, se uniu à produtora brasileira Maria Farinha Filmes para coproduzir o filme A Menina Que Voa, inspirado na trajetória da ginasta Daiane dos Santos. A informação foi publicada pela revista Variety.

O projeto marca mais um passo da expansão internacional da Maria Farinha, que em 2024 lançou a MFF & Co, sediada em Los Angeles. Desde então, a produtora adquiriu participação na britânica Violet Films, quatro vezes indicada ao Oscar, e tem apostado em produções globais.

Inspirado na vida e nas conquistas de Daiane - a primeira brasileira e a primeira mulher negra a conquistar ouro no Mundial de Ginástica Artística - o filme de ficção vai retratar sua trajetória como uma jovem negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar ícone do esporte. Daiane também foi pioneira na execução de movimentos inéditos e tem dois elementos no solo batizados com seu nome: o "Dos Santos I" e o "Dos Santos II", feito igualado apenas por Simone Biles.

Com roteiro de Flávia Vieira (São as Regras) e Janaína Tokitaka (Mila no Multiverso, De Volta aos 15), o filme está em fase avançada de desenvolvimento.

"Sempre enxergamos que esse projeto tinha o potencial de encantar o mundo, e é um feliz encontro ver a Ashé Ventures compartilhando essa visão com a gente, em uma coprodução histórica para o Brasil", afirmou Luana Lobo, copresidente da Maria Farinha Filmes.

"Vivemos um momento muito especial no Brasil, em que o público busca novos heróis. Temos a chance de fazer desse filme um grande case local - e, acima de tudo, global", disse Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures, empresa cofundada por Viola Davis.

Nas redes sociais, a Maria Farinha Filmes confirmou a notícia e celebrou a futura produção: "Uma parceria histórica para contar a história de quem sempre voou mais alto."

Talitha Morete se emocionou ao falar de Tati Machado no Mais Você desta quarta-feira, 14. A jornalista estava grávida, mas perdeu o bebê que esperava no oitavo mês de gestação.

O assunto também foi comentado por Fabrício Battaglini. "Ontem foi divulgada uma informação que nenhum de nós poderia imaginar, sobre a dor que sofreram a nossa companheira, nossa querida Tati Machado, e o marido dela, o Bruno Monteiro, com a perda do filho Rael", disse.

O jornalista afirmou que toda a equipe do programa se solidariza com o casal neste momento delicado. Ele também afirmou que os dois precisam de privacidade e mandou um abraço para Tati e Bruno.

"A Tati estava grávida de oito meses e foi surpreendida com essa notícia de tirar o chão. A nota divulgada por ela nas redes sociais disse que foi constatada a parada dos batimentos cardíacos do bebê, e as causas ainda estão sendo investigadas", complementou Talitha.

A apresentadora ainda afirmou que todo o Brasil está em uma corrente de carinho e amor para o casal.

Na tarde de terça-feira, 13, Ana Maria Braga já havia uado as redes sociais para prestar apoio a Tati Machado. "É impossível não compartilhar essa dor com você. Toda mulher que já sonhou, que já esperou, vai sentir junto com você esse luto silencioso, essa perda que não se explica."

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Maria Angela de Jesus é a nova diretora-presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra as Rádios e a TV Cultura. A jornalista foi eleita com 37 votos na manhã desta quarta-feira, 14, pelo Conselho Curador da Fundação e é a primeira mulher a assumir o cargo.

Ela tem mais de 25 anos de experiência no audiovisual, com passagens pela Netflix, HBO e Paramount. Atualmente, a jornalista trabalha como produtora associada da Conspiração Filmes. Ela sucederá José Roberto Maluf, que encerrará seu mandato em 12 de junho.

Agora, a presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta é Maria Alice Setubal, também conhecida como Neca Setubal. Essa é a segunda vez que uma mulher ocupa o cargo, que foi de Esther de Figueiredo Ferraz entre 1971 e 1973.

Augusto Rodrigues é o vice-presidente do Conselho, enquanto Lígia Cortez foi reeleita como secretária da mesa do Conselho Curador. Drauzio Varella, Luciana Temer, Miguel Reale Júnior, Octavio de Barros e Rosane da Silva Borges agora são conselheiros.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais