Médica é processada pelo CFM por críticas à postura da entidade na pandemia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A médica Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é alvo de uma ação de reparação de danos morais por críticas à conduta da direção do Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a pandemia de covid-19. A entidade pede uma indenização de R$ 100 mil e a retratação pública da profissional, além da remoção dos comentários do YouTube.

O processo gerou uma onda de apoio à pesquisadora, reconhecida por seus estudos na área de saúde coletiva. Mais de 50 entidades científicas subscreveram a nota de repúdio divulgada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), e manifestações contrárias à ação do CFM foram divulgadas por instituições como o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

O órgão ingressou com a ação em agosto de 2024. No texto, a entidade retoma uma entrevista concedida por Ligia ao programa Em Detalhes, do Instituto Conhecimento Liberta, afirmando que a professora teria proferido "críticas infundadas e ofensivas", "com a intenção de desinformar e atingir a honra e a imagem/credibilidade do CFM e do seu corpo conselhal".

Alguns dos trechos da entrevista destacados pelo órgão são:

- "na lista dos eleitos constam médicos de extrema-direita";

- "contra o aborto legal, estão filiados a algum partido político ou defendem o uso de cloroquina";

- "o conselho que já foi alinhado ao governo bolsonarista";

- "relação problemática com o Ministério da Saúde".

Para o CFM, "as afirmações proferidas caracterizam verdadeiro excesso e abuso do direito de manifestação, não sendo meras críticas, mas sim verdadeiros ataques difamatórios à Instituição e ao seu Presidente e Conselheiros, por exemplo, visando destruir a sua credibilidade, no exercício de suas funções".

Junto com o pedido de indenização, o conselho apresentou uma liminar para a imediata remoção do conteúdo do ar, sob a justificativa de que ele disseminaria ódio na internet. Nesse sentido, listou como réus a Editora e Livraria Conhecimento Liberta, responsável pelo programa Em Detalhes, e o Google, dono do YouTube.

O juiz federal José Carlos Motta, responsável por analisar o pedido, negou a liminar. "(... ) Entendo que as manifestações da ré Ligia Bahia em sua entrevista devem ser compreendidas como abarcadas pela liberdade de expressão e de crítica política, ainda que contundentes", escreveu.

"Com efeito, o que se ventilou na mencionada entrevista também foi alvo de críticas à atuação do CFM em outros veículos de imprensa, seja no que tange à sua tolerância na utilização de tratamentos sem eficácia comprovada durante a pandemia de Covid-19, seja no que concerne à recente Resolução CFM nº 2.378/2024, que proibiu aos médicos a interrupção de gravidez nos casos de aborto previsto em lei", acrescentou o magistrado da 19ª Vara Cível Federal de São Paulo. Leia aqui a decisão completa.

Segundo Letícia Caboatan, sócia do escritório Vilhena Silva Advogados e integrante da defesa de Ligia, a expectativa é de que o entendimento na ação de reparação, neste momento em fase de apresentação de provas, seja semelhante.

"Nosso foco central é a questão da liberdade de expressão, um direito constitucional que não pode ser tolido", diz. "Quando o CFM ingressa com uma ação judicial contra uma médica, uma cientista, ele tenta silenciá-la e isso vai contra o princípio constitucional da liberdade de expressão".

A advogada afirma que Ligia expressou opiniões fundamentadas, voltadas à diretoria e não à entidade, e que diferentes profissionais já haviam feito críticas semelhantes à direção do CFM por sua atuação na pandemia e em relação ao aborto legal quando foi concedida a entrevista.

"O médico pode ser de direita, extrema-direita, esquerda, não é essa a pauta da discussão. O que não pode é deixar que a política influencie decisões que deveriam ser baseadas na ciência", diz. "A mera discordância com a crítica que a Ligia fez não justifica a ordem de censura que o CFM busca impor por meio da ação."

Em outra categoria

No Quarto Secreto do BBB 25, Gracyanne Barbosa assistiu na tarde desta quarta-feira, 5, a um conteúdo exclusivo: os votos e justificativas que recebeu no Confessionário no último Paredão.

Ao ouvir a justificativa de Aline e Vinícius, que afirmaram que a musa fitness e sua irmã, Giovanna, não jogavam, Gracyanne comentou: "Pode ter certeza que eu vou jogar muito". Ela também viu as justificativas de voto de Eva e Renata e Diogo e Vilma.

Gracyanne também teve acesso aos vídeos do Raio-x de hoje de todos os participantes. Ela se emocionou com os comentários de Diego Hypolito, que segue elogiando muito a amiga e lamentando sua eliminação. Quando Diogo Almeida falou sobre sua eliminação, a modelo, que ainda não engoliu o ator, revirou os olhos, sem paciência.

Ao final dos vídeos, Gracyanne prometeu: "Galera quer posicionamento, terão muitos posicionamentos!"

Gracyanne foi parar no Quarto Secreto depois da eliminação da irmã, Giovanna, no primeiro Paredão individual da edição. A veterinária foi eliminada com 52,61% dos votos do público.

Rafaella Ribeiro, ex-namorada de Gabriel, participante do BBB 25, revelou que sofreu com a falta de empatia do brother durante crises de ansiedade ao longo dos nove meses de relacionamento.

Em entrevista à coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, ela detalhou momentos difíceis em que não recebeu apoio do então namorado e como a atitude dele dentro do reality apenas confirma o comportamento que ela já conhecia.

"Tem que ter um pouco de cuidado com as palavras. E sim, ele não é uma pessoa empática quando se trata de problemas emocionais, pelo menos. Digo isso por experiência mesmo", afirmou Rafaella.

Declaração de Gabriel no Sincerão gera polêmica

Durante a dinâmica do Sincerão da última segunda-feira, 3, Gabriel foi questionado sobre sua postura diante da ansiedade de Diego Hypólito, que relatou ter sofrido crises dentro da casa. O brother respondeu: "Eu não tenho empatia porque nunca tive ansiedade, mas eu sei que existe".

A fala gerou críticas tanto dentro quanto fora do reality. Guilherme, um dos participantes, se manifestou a favor de Diego e descreveu como tentou ajudá-lo durante suas crises. "Eu fui para o quarto com ele, segurei a mão, tentei acalmar", disse.

Relacionamento marcado por crises e indiferença

Ainda em à coluna de Fábia Oliveira, a ex-namorada do brother contou que, durante os nove meses de relacionamento, sofreu com a falta de acolhimento por parte de Gabriel. "Eu tive algumas crises de ansiedade com ele e ele nunca conseguiu se colocar no lugar do outro. E isso significa ter empatia", desabafou.

Ela também relatou que o ex-namorado não demonstrava preocupação com suas dificuldades emocionais. "Uma vez, ouvi um áudio que ele enviou para uma amiga, acabando comigo. Me chamando de louca para baixo. Quando eu ouvi, ele disse que eu não ia gostar." Após essa situação, Rafaella afirmou que entrou em uma crise intensa, sem qualquer apoio do então parceiro.

Internação após o término

O relacionamento chegou ao fim em agosto de 2024, de forma abrupta. Segundo Rafaella, Gabriel apareceu em seu local de trabalho para anunciar o término sem muitas explicações, o que agravou sua situação emocional. "Eu surtei, já estava tendo questões no meu trabalho na época, e no mesmo dia, no final do expediente, ele foi até a mim terminar, sem muitas explicações", relatou.

Ela revelou que precisou ser internada por três dias devido à crise emocional desencadeada pelo término. "Não foi um término fácil pra mim, não. Perdi o meu emprego, tudo ao mesmo tempo. Tive que recomeçar, mesmo com as pessoas vindo falar sobre eles pra mim", lamentou.

Acusações de mentiras e falta de compromisso

Além da falta de empatia, Rafaella apontou que Gabriel constantemente fugia de conversas sérias e evitava assumir responsabilidades. "Como eu vivia descobrindo mentiras dele, eu estava sempre questionando ele e ele fugindo dos assuntos. Ele nunca quer problema, quer sempre viver feliz", disse.

A produtora também sugeriu que o ex já estava envolvido com sua atual namorada, Juliana Gomes, antes do término oficial. "O que sei é que na mesma semana que ele terminou comigo, já estava com ela", afirmou.

O Estadão procurou a equipe de Gabriel para comentar as declarações, mas não obteve resposta. Caso a equipe se manifeste, o texto será atualizado

Rita Lobo usou seu perfil em uma rede social para anunciar que está saindo do GNT, onde ficou por 12 anos, apresentando o Cozinha Prática. De acordo com a apresentadora, o programa se encerra para que ela continue trabalhando no Panelinha, portal em que ela publica receitas.

"O Panelinha vai completar 25 anos. O site nasceu antes dos meus filhos que já são adultos. E eu fico maravilhada de ver que milhões de pessoas aprenderam a cozinhar com a gente ao longo desse tempo, seja na Escola Panelinha, com os nossos livros, com as receitas do site", disse.

Antes de fazer o anúncio, a apresentadora falou sobre todos os projetos que desenvolve pelo Panelinha, além de contar aos seguidores que vai continuar trabalhando com comida, focando em alimentos que não sejam ultraprocessados. "Nesses quase 25 anos, a gente seguiu firme e forte com esse propósito e conquistou um público que valoriza a comida de verdade, exatamente como eu", explicou.

Ao dizer que o programa chegava ao fim depois de doze anos, a apresentadora agradeceu ao GNT e ao grupo Globo, além de todas as pessoas que fizeram parte da história do Cozinha Prática. "Foram 12 anos, 427 episódios e chegou a hora de fechar esse ciclo. (...) Quero aproveitar esse vídeo para agradecer demais ao GNT, esse canal incrível que me deu uma oportunidade quando eu fui lá bater na porta com esse projeto", falou.

Rita se despediu no vídeo dizendo que continuaria seu trabalho por uma alimentação saudável também em suas redes, além do site que continua no ar. "A gente tá sempre trabalhando para sua alimentação ficar cada vez mais saudável e a sua vida mais saborosa", finalizou.