Capivaras e carrapatos fazem cidade de SC decretar emergência

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência em razão da proliferação de carrapatos na região do Lago da Pedra Branca. O fato ocorre em razão do aumento de capivaras na região. O decreto entrou em vigor na sexta-feira, 31, data de sua publicação, e vigorará por 180 dias.

Segundo o documento, as capivaras se destacam como um dos principais hospedeiros desses carrapatos, que estão relacionados com a transmissão da febre maculosa, uma doença que provoca febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e pode até mesmo levar ao óbito, caso o tratamento não seja iniciado rapidamente.

"A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato do gênero Amblyomma", cita ainda a publicação.

Além disso, o acumulo de fezes das capivaras provocou a morte de uma grande quantidade de peixes no lago, pois os aeradores (dispositivos) não suportam e a água está ficando totalmente verde e sem oxigenação, conforme destaca o decreto.

A Associação dos moradores da Pedra Branca acrescenta que está acompanhando todo o andamento do processo. Para enfrentar a situação, foi criada uma sala de situação na prefeitura municipal, que reuniu diversos órgãos responsáveis para buscar soluções eficazes e seguras.

A entidade cita ainda que a gestão municipal aguarda um retorno do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o modelo de estudo necessário para viabilizar um plano de manejo das capivaras de forma responsável e dentro das normas ambientais. Procurado, o instituto não se posicionou.

Enquanto as providências para minimizar os riscos não são implementadas, é fundamental que todos adotem cuidados adicionais:

Recomenda-se evitar a região sempre que possível ou, no mínimo, evitar sentar-se diretamente na grama;

Além disso, é essencial garantir que animais de estimação estejam protegidos com medicamentos específicos contra pulgas e carrapatos.

A AMO Pedra Branca disse ainda que seguirá informando a comunidade sobre os próximos passos a serem adotados para minimizar os riscos na região.

Em outra categoria

O maestro e pianista argentino Daniel Barenboim, 82 anos, anunciou nesta quinta-feira, 6, que sofre de Mal de Parkinson. Em um comunicado publicado em suas redes sociais, Barenboim afirmou que ficou "muito emocionado" com o apoio que tem recebido nos últimos três anos, período em que começou a manifestar sinais da doença e a cancelar compromissos profissionais.

"Gostaria de compartilhar hoje que tenho a doença de Parkinson. Olhando para o futuro, espero manter tantos compromissos profissionais quanto a minha saúde permitir", diz o comunicado.

Afastado da direção da Ópera Estatal de Berlim desde o início de 2023, depois de mais de 30 anos como diretor musical, Barenboim diz no texto que pretende, quando for possível, estar à frente da West Eastern Divan Orchestra, orquestra jovem de Sevilha, na Espanha, a qual ele ajudou a fundar, em 1999.

"Considero a West Eastern Divan Orchestra minha responsabilidade mais importante. É essencial para mim garantir a estabilidade de longo prazo e o desenvolvimento da orquestra", diz o maestro.

O músico afirma ainda que, de agora em diante, assume o trabalho de assegurar que a Divan Orchestra seja conduzida por "excelentes maestros".

Barenboim finaliza o comunicado agradecendo os "bons votos" e diz que tem se adaptado à nova rotina. "Tenho navegado essa minha nova realidade e meu foco está em receber o melhor cuidado disponível".

Nascido em Buenos Aires e considerado um dos maiores maestros vivos, Barenboim também foi diretor musical da Orquestra de Paris, entre 1975 e 1989, e esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Chicago, entre 1991 a 2006.

A RedeTV! transmitirá o Super Bowl na TV aberta neste domingo, 9, a partir das 20h30 (horário de Brasília). A partida, que ocorre em Nova Orleans, nos Estados Unidos, coloca o Philadelphia Eagles contra o Kansas City Chiefs em confronto pela final da NFL. A transmissão será comandada pelo narrador Marcelo do Ó e os comentários serão responsabilidades de Pedro Pinto e Veronica Teixeira, a Vevito.

Além do jogo, o evento também conta com a apresentação musical do rapper Kendrick Lamar no Show do Intervalo. O concerto, que terá participação especial da cantora SZA, promete celebrar a carreira musical de um dos rappers mais influentes da última década. No último domingo, 2, Lamar ganhou cinco Grammys por sua canção Not Like Us. A presença da música na setlist do show, no entanto, ainda é um mistério.

A canção, que se tornou um dos maiores hits da carreira do artista, é fruto de uma polêmica e pública briga com o rapper canadense Drake. Entre abril e maio de 2024, os dois artistas passaram a se atacar publicamente em inúmeras canções. Na música, Kendrick acusa seu rival de ser um pedófilo, um predador sexual e um apropriador cultural.

Meses após o final da briga, Drake entrou com uma ação judicial contra a Universal Music e o Spotify, alegando que a gravadora e plataforma de streaming inflaram artificialmente o sucesso da canção e contribuíram com um processo de difamação movido por Lamar.

Para boa parte da imprensa especializada, a tática visava assustar a organização da NFL e evitar que Kendrick fizesse a performance de Not Like Us no Super Bowl, o maior palco do show business norte-americano.

Segundo o site TMZ, Kendrick Lamar já entregou para a NFL e a FOX - canal que transmite o jogo nos Estados Unidos - a lista de músicas que pretende cantar durante a apresentação. Agora, cabe aos executivos da organização aprovar ou reprovar as escolhas de Lamar.

Os advogados das companhias avaliarão as canções e determinarão se há risco de que a reprodução delas durante a transmissão da partida possa gerar problemas legais com o Federal Communications Commission (FCC), agência norte-americana que regula as comunicações do país.

Devido às graves acusações contidas em Not Like Us, é possível que a NFL e a FOX peçam para Lamar não cantar os versos mais ofensivos da canção. É pouco provável, no entanto, que não haja nenhuma referência ao hit durante a apresentação de Kendrick.

Após o retorno de Gracyanne Barbosa à casa do Big Brother Brasil, os participantes ficaram assustados com a nova dinâmica do jogo. Assim que a influenciadora digital foi recebida na manhã desta quinta-feira, 6, foi anunciado que a disputa deixou de ser em duplas e agora é individual.

Após a mudança, Dona Delma se emocionou e caiu no choro, falando sobre a possibilidade de desistir do reality show. "Eu não quero viver mais nada aqui dentro não, eu quero ir para casa. Eu quero ir embora", desabafou.

Ela se desesperou e disse estar com medo de passar fome no Tá com Nada.

Delma foi amparada por Diego Hypolito e por Guilherme, seu genro e sua dupla no jogo até então. "A gente só vai sair se o público escolher que a gente saia", opinou Guilherme.

O momento repercutiu nas redes sociais e indignou internautas.

"Lamentável saber que outras pessoas queriam entrar, o público deu a oportunidade a eles e agora ela está querendo ir embora", criticou um. "Quando entram, já sabem muito bem o que podem passar", disse outro. "Ela queria uma colônia de férias? Pegou o cruzeiro errado", escreveu um terceiro.