Sidebar

07
Qua, Mai
205 Noticias Novas

Fux acolhe pedido da CNBB e recomenda a juízes 'especial cautela' em desocupações

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), emitiu recomendação, dirigida a todos os órgãos do Poder Judiciário, para que haja "especial cautela" em relação às concessões de liminares para a desocupação coletiva de imóveis urbanos e rurais, sobretudo, nos casos que envolvam pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. "A avaliação a que se refere o caput poderá considerar, dentre outros aspectos, o grau de acesso da população afetada às vacinas ou a tratamentos disponíveis para o enfrentamento da Covid-19", escreveu o ministro.

A decisão acolhe um pedido apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que integra o Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. No documento, Fux reconheceu a validade da solicitação e considerou que "os mandados de desocupação coletiva de imóveis podem ter impacto indesejado sobre a manutenção das condições socioambientais e sanitárias necessárias à contenção da Covid-19.

O ministro ressaltou que os magistrados devem ter em conta os esforços de diversas entidades da Federação para conter o contágio pela doença e "os deveres assumidos pelo Estado brasileiro, no plano interno e externo, visando à proteção dos direitos humanos e fundamentais". Ademais, o ministro destacou que a proteção da dignidade da pessoa humana é um fundamento da Constituição Federal e que o País é signatário de tratados sobre direitos humanos.

Além da avaliação sobre o acesso à vacinação e condições sociais econômicas das pessoas que devem ser removidas, o ministro também ponderou que deve ser analisado o grau de acesso da população afetada à Justiça. Outro ponto sopesado por Fux foi a observância das diretrizes da Resolução n° 10, de 17 de outubro de 2018, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). O dispositivo estabelece que as remoções devem respeitar a dignidade humana e firma garantias como a oferta de solução alternativa para a situação e veda o uso de força coercitiva que violem a integridade das pessoas despejadas.

Paulo Freire, do escritório Cezar Britto & Advogados Associados, analisa que a recomendação é fundamental para a contenção do novo coronavírus. "Acreditamos que o CNJ teve sensibilidade ao decidir pela recomendação provocada pela CNBB, pois o alto índice de transmissibilidade do novo coronavírus e o agravamento significativo do risco de contágio - tendo em vista fatores como a aglomeração de pessoas -, é uma situação típica verificada em despejos coletivos urbanos e rurais, onde há dificuldades para a garantia da observância dos procedimentos mínimos de higiene e isolamento rápido das pessoas envolvidas, em sua maioria vulneráveis", explicou o advogado.

Em outra categoria

Renata Saldanha, campeã do BBB 25, participou do Encontro nesta quarta-feira, 7, e afirmou que ainda não recebeu o prêmio milionário do primeiro lugar do programa. Ela faturou R$ 2,72 milhões quando superou João Pedro e Guilherme na final do reality, no último dia 22 de abril.

"O Pix ainda não caiu, mas de alguma forma a gente já conseguiu resolver e melhorar essa qualidade de vida", contou a Patrícia Poeta, quando foi questionada se já estava "vivendo como uma milionária". "E eu queria poder honrar muito a minha família, então eu sei que vai vir. Será fruto disso."

O atraso, apesar de curioso, não está fora dos padrões. Normalmente, as emissoras têm um prazo de 30 a 60 dias para transferir o dinheiro para os campeões, segundo o colunista Jeff Benício, do Terra. Em 2021, Juliette Freire contou depois de 20 dias da final do programa que ainda não havia recebido o seu dinheiro. O mesmo aconteceu com Arthur Aguiar na edição seguinte.

Mesmo assim, a campeã deste ano do programa diz que sua vida está bastante agitada. Segundo ela, a agenda de compromissos está lotada e, por isso, ainda não deu tempo de visitar seu estado, o Ceará, e matar as saudades das praias. "É mais pela rotina mesmo que eu tenho, estou cumprindo agenda e estou feliz de poder estar em muitos lugares", justificou.

Conhecidos por sua parceria em Mad Men, Jon Hamm e John Slattery voltarão a atuar juntos, desta vez nos cinemas. A dupla foi oficializada no elenco da nova comédia para maiores dirigida por David Wain, diretor do clássico cult Wet Hot American Summer e sua sequência televisiva.

Além de Hamm e Slattery, o filme, que ainda não teve o título revelado, contará ainda com Zoey Deutch (Jurado Nº 2), Sabrina Impacciatore (The White Lotus), Ben Wang (Meninas Malvadas), Miles Gutierrez-Riley (Agatha Desde Sempre) e Ken Marino (Assassinato na Casa Branca).

O filme segue Gail Daughtry (Deutch), uma mulher que, às vésperas de seu casamento, descobre que seu noivo usou seu infame "passe livre" para transar com uma celebridade. Procurando equilibrar o jogo, ela sai em uma jornada por Hollywood para encontrar alguém para dormir com ela.

Além de dirigir, Wain assina o roteiro ao lado de Marino.

Por enquanto, a comédia ainda não tem data para estrear.

O apresentador Rodrigo Hilbert sofreu uma queda enquanto participava de uma maratona de mountain bike na África do Sul, e precisou passar por uma cirurgia.

Hilbert participava da competição enquanto gravava um quadro do programa Esporte Especular, da TV Globo, e sofreu uma queda enquanto pedalava. "Acabei de cair, um tombo ali na descida, não sei o que aconteceu", contou em vídeo compartilhado no Instagram. "Meu pé travou em uma pedra e eu voei para o chão."

No vídeo, Rodrigo reclamou de uma dor constante na lombar, agravada por dores no glúteo e na mão, ocasionados pela queda. Embora ele tentasse continuar pedalando, precisou parar e procurar atendimento médico.

No hospital, foi identificado um abscesso na coxa, próximo às nádegas, e Rodrigo precisou passar por uma cirurgia para evitar maiores complicações.

"No Planeta Extremo, exibido neste domingo no Esporte Espetacular, Rodrigo Hilbert foi até a Cidade do Cabo, na África do Sul, e participou da maior maratona de mountain bike do mundo", disse uma publicação da Globo no Instagram. "Mas passou por um susto grande: Rodrigo sofreu uma queda enquanto pedalava e teve que passar por uma cirurgia, ainda na África. O ator já está no Brasil e passa bem."

Confira aqui