Papa Francisco tem 'quadro clínico complexo' e tratamento será modificado

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vaticano informou nesta segunda-feira, 17, que a infecção no trato respiratório do Papa Francisco está apresentando um "quadro clínico complexo" que exigirá mais hospitalização e uma mudança nos remédios administrados. O pontífice argentino, de 88 anos, está internado desde a sexta-feira, 14.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que os resultados dos exames realizados nos últimos dias indicam que o pontífice está sofrendo de uma "infecção respiratória polimicrobiana". Cientistas afirmam que doenças polimicrobianas são causadas por uma mistura de vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Não foi dado um cronograma para sua hospitalização nem o detalhamento sobre os medicamentos usados, mas Bruni disse que a complexidade de seus sintomas "exigirá estadia hospitalar apropriada".

Ainda de acordo com Bruni, o papa leu jornais e comeu o café da manhã nesta segunda-feira e é esperada atualização do estado de saúde do líder da Igreja Católica no fim do dia.

No domingo, 16, Francisco deixou de presidir a oração semanal do Angelus pela primeira vez.

A Santa Sé confirmou o cancelamento apenas de compromissos desta segunda. O papa deveria ter ido aos estúdios de cinema de Cinecitta, em Roma, para se encontrar com artistas como parte das celebrações do Ano Santo da Igreja Católica.

Embora suas audiências privadas raramente sejam anunciadas com antecedência, o próximo compromisso agendado do papa é sua audiência geral semanal na quarta-feira, 19. Além disso, ele está programado para presidir no domingo a ordenação de diáconos como parte de um fim de semana do Ano Santo. A participação de Francisco em ambos parece duvidosa, mas eles permanecem na agenda oficial do Vaticano.

Francisco foi admitido no hospital Gemelli de Roma em condição "razoável" na sexta após uma crise de bronquite de uma semana, que se agravou. Os médicos confirmaram uma infecção do trato respiratório e prescreveram "repouso absoluto" junto com terapias medicamentosas não especificadas. Atualizações subsequentes disseram que sua leve febre havia desaparecido e que ele estava em condição "estável".

O papa argentino, que teve parte de um pulmão removida após infecção pulmonar quando jovem, é conhecido por ser um workaholic que mantém um ritmo extenuante apesar de sua saúde cada vez mais precária.

Quando teve um grave caso de pneumonia em 2023, ele saiu depois de três dias e só admitiu depois que havia sido internado urgentemente após se sentir fraco e com dor aguda no peito. Desta vez, Francisco insistiu em terminar suas audiências matinais de sexta-feira, 14, antes de deixar o Vaticano, mesmo com dificuldades para falar por causa da falta de ar.(COM informações da Associated Press)

Em outra categoria

Lillian Knapp, cantora que ficou conhecida por ter feito parte da dupla Leno e Lílian, da Jovem Guarda, morreu neste sábado, 22, aos 76 anos de idade. A cantora passou as últimas semanas internada para tratar um "tumor agressivo" na pélvis, segundo informou a família.

O anúncio foi feito por seu marido, o produtor musical Cadu Nolla, no Facebook. Ele compartilhou fotos e escreveu uma homenagem à cantora: "Me despeço de você com uma frase de uma música que era símbolo da sua liberdade: 'Pois sou uma gaivota sem destino, que gosta de voar em liberdade'."

"E assim ela foi, como um lindo pássaro, voando, em direção ao paraíso. 'Inshalá' encontre os que estão esperando para recebê-la com todo o meu amor e felicidade. Vou sempre respeitar o legado e o amor que tivemos. Vá em paz, meu amor eterno", escreveu.

Leno Azevedo, seu companheiro na dupla que fez sucesso na música brasileira nos anos 1960 e 1970, morreu em dezembro de 2022, aos 73 anos de idade. Eles ficaram famosas pela música Devolva-me, além de outras como Pobre Menina e Sou Rebelde.

A atriz e apresentadora Maria Ribeiro usou suas redes sociais neste sábado, 22, para relatar um assalto que resultou em um prejuízo de R$ 30 mil. O crime ocorreu durante a madrugada em São Paulo, quando seu celular, que estava desbloqueado, foi roubado.

Horas depois, já no início da tarde, Maria recebeu uma ligação do banco informando que a quantia havia sido retirada de sua conta. Apesar da promessa de uma contestação dos valores, a atriz questionou a segurança dos serviços bancários e o impacto emocional de situações como essa.

No desabafo, ela destacou a frustração diante da violência urbana e da vulnerabilidade financeira, além do desgaste emocional causado pela tentativa de reverter o prejuízo.

"Também vou abrir uma contestação - ou um processo, não tenho letramento jurídico para saber que nome dar à isso - que dê conta do dano psicológico que se dá quando você se sente desprotegida em tantos níveis. Pela cidade, pelo seu banco, pelo sistema. E eu sei que todo mundo passa por isso. Que sou mais uma", escreveu a atriz.

Maria também refletiu sobre a importância da saúde mental em meio a adversidades como essa. "Está mais do que na hora do capitalismo entender o valor da nossa saúde mental", pontuou.

O relato da atriz repercutiu entre seus seguidores, que se solidarizaram com a situação e compartilharam experiências semelhantes. "E se essas palavras não servirem pra nada, serviram pra mim. Que nada posso fazer além de reclamar. O que obviamente é um movimento tolo e romântico- e a vida, sem dúvida , é dos pragmáticos- mas, ao menos, é um movimento que contém alguma esperança. Vã, certamente. Mas, por hora, algo reconfortante", concluiu em seu perfil no Instagram.

Whindersson Nunes decidiu, por conta própria, se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo para tratar da saúde mental na última quinta-feira, 20. O humorista, que já falou abertamente sobre sua luta contra a depressão, recebeu apoio do pai, Hidelbrando Batista, que fez uma reflexão sobre a necessidade de cuidar de si.

Neste sábado, 22, Hidelbrando usou as redes sociais para compartilhar sua visão sobre a importância de reservar tempo para o autocuidado. "Tudo nessa vida a gente pode dar um jeito. Mas o tempo perdido, esse não tem conserto", escreveu. Ele destacou que é essencial agir no presente, sem esperar por um momento ideal que pode nunca chegar.

No dia anterior, o pai de Whindersson já havia comentado a internação do filho, ressaltando seu orgulho pela decisão. "Ele escolheu se cuidar, tratar a mente. Isso me deixa feliz. Já havia feito esse pedido a ele e a Deus. Sei que sairá bem e inspirado para voltar aos palcos, que é o que ele mais gosta de fazer", declarou.

Whindersson, que já havia sido internado anteriormente para tratar a saúde mental, falou sobre os desafios da depressão em entrevistas passadas. Em 2021, ao conversar com Rafinha Bastos, ele relembrou os impactos da fama e do isolamento. "Trabalhei muito, demais, a ponto de não saber o quanto eu tinha [de dinheiro]", disse na época.