Papa passa bem a noite, mas não vai rezar, pela segunda vez consecutiva, benção dominical

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Papa Francisco, internado há oito dias devido a uma pneumonia bilateral, não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, 23, pela segunda semana consecutiva, informou o Vaticano neste sábado, 22.

O pontífice argentino, de 88 anos, enviará um texto que será publicado, mas não será lido por ele, assim como ocorreu no domingo passado, declarou o porta-voz Matteo Bruni.

O Vatican News, o serviço oficial de comunicação da Santa Sé, informou neste sábado que o Papa Francisco teve uma noite tranquila enquanto continua em tratamento para a pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma.

Na sexta-feira, 21, a equipe médica informou que o pontífice tem apresentado melhora clínica e feito até piadas, mas ainda não está fora de perigo.

"Se a pergunta é 'ele está fora de perigo?': não. Se depois vocês nos perguntam se neste momento ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é não. Agora ele passou 20 minutos, foi do seu quarto até a capela para rezar. Porém, a situação realisticamente é esta: ele é o Papa, mas também é um homem", afirmou o médico Sergio Alfieri.

Questionado por um jornalista qual é a maior preocupação, os médicos alertaram que existe o risco de que os germes das vias respiratórias entrem em sua corrente sanguínea, causando sepse.

Em outra categoria

Whindersson Nunes decidiu, por conta própria, se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo para tratar da saúde mental na última quinta-feira, 20. O humorista, que já falou abertamente sobre sua luta contra a depressão, recebeu apoio do pai, Hidelbrando Batista, que fez uma reflexão sobre a necessidade de cuidar de si.

Neste sábado, 22, Hidelbrando usou as redes sociais para compartilhar sua visão sobre a importância de reservar tempo para o autocuidado. "Tudo nessa vida a gente pode dar um jeito. Mas o tempo perdido, esse não tem conserto", escreveu. Ele destacou que é essencial agir no presente, sem esperar por um momento ideal que pode nunca chegar.

No dia anterior, o pai de Whindersson já havia comentado a internação do filho, ressaltando seu orgulho pela decisão. "Ele escolheu se cuidar, tratar a mente. Isso me deixa feliz. Já havia feito esse pedido a ele e a Deus. Sei que sairá bem e inspirado para voltar aos palcos, que é o que ele mais gosta de fazer", declarou.

Whindersson, que já havia sido internado anteriormente para tratar a saúde mental, falou sobre os desafios da depressão em entrevistas passadas. Em 2021, ao conversar com Rafinha Bastos, ele relembrou os impactos da fama e do isolamento. "Trabalhei muito, demais, a ponto de não saber o quanto eu tinha [de dinheiro]", disse na época.

O Festival de Berlim divulgou a sua lista de vencedores em 2025 neste sábado, 22, em edição foi marcada por preocupações políticas. O norueguês Dreams (Sex Love) venceu o Urso de Ouro de melhor filme e o longa brasileiro O Último Azul levou o Grande Prêmio do Júri, um dos de maior prestígio da Berlinale, considerado também como Urso de Prata.

O longa de Gabriel Mascaro já tinha recebido o Prêmio do Júri Ecumênico, dado a produções que abordam questões espirituais e sociais, e o Prêmio do Júri de Leitores do jornal Berliner Morgenpost (leia mais aqui). O principal prêmio foi o penúltimo entregue na cerimônia.

"Esse é um filme que provoca o pensamento. Que explora o envelhecimento, a liberdade e a resistência, fazendo um poderoso comentários sobre o tratamento que a sociedade dá aos mais velhos. O Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri vai para O Último Azul", disse a apresentadora.

O diretor Gabriel Mascaro subiu ao palco acompanhado pelos atores Rodrigo Santoro e Denise Weinberg e agradeceu: "O Último Azul fala sobre o direito de sonhar e acreditar que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida. Muito obrigado." Confira a íntegra do discurso aqui.

Após a cerimônia, Rodrigo Santoro destacou, por meio de sua assessoria: "A maior vencedora é a nossa cultura. É emocionante representar o Brasil num filme que nos convida a reeducar o olhar para um tema tão urgente".

"Estamos muito, muito felizes com esse Urso de Prata e alavancando o cinema brasileiro depois de anos de trevas. Somos capazes, sim, somos criativos, sim. Temos de levantar nossa autoestima e continuar resistindo!", destacou a protagonista Denise Weinberg, também via assessoria.

A divulgação do longa divulgou também uma mensagem de Walter Salles, que atualmente concorre ao Oscar com Ainda Estou Aqui: "Viva Gabriel Mascaro! Viva o cinema brasileiro! Viva a criatividade maravilhosa do cinema pernambucano!"

"O Grande Prêmio outorgado pelo Festival de Berlim a O Último Azul é um reconhecimento do incrível talento de Gabriel e dos nossos atores e técnicos. A continuidade é fundamental para enraizar uma cinematografia, é isso que Gabriel Mascaro nos ofereceu hoje", concluiu.

O Último Azul

A história se passa na região da Amazônia brasileira em um futuro distopico, em que o governo do País isola pessoas idosas para viver o resto de suas vidas em uma colônia habitacional. A protagonista Tereza (Denise Weinberg), que passou os 77 anos de sua vida vivendo em uma pequena cidade industrial, se recusa a simplesmente aceitar tal destino e embarca numa viagem transformadora através dos rios para cumprir um último desejo antes que sua liberdade seja tirada. O elenco ainda conta com Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo.

O filme recebeu diversos elogios da crítica especializada internacional após sua exibição na semana passada. Peter Debruge, da Variety, por exemplo, encaixa o filme "em algum lugar entre a ficção científica e a fábula" em que o diretor Gabriel Mascaro encontra um sinal de otimismo em sua própria visão de futuro distopico.

"Apesar de uma das mensagens de Mascaro ser o inegável respeito pelos mais velhos, o que a autolibertação de Tereza representa pode ser experienciado por pessoas de todas as idades. Sua jornada é curta, de apenas 86 minutos, mas é repleta de encontros e imagens indeléveis", consta. Clique aqui para ler outras críticas sobre O Último Azul.

Outro brasileiro de destaque - 12 foram exibidos no Festival de Berlim neste ano - foi Hora do Recreio, de Lucia Murat, que recebeu uma menção especial do júri na Mostra Generation 14 Plus.

Confira abaixo a lista com os ganhadores das principais categorias da Berlinale deste ano:

Vencedores do Festival de Berlim de 2025

- Melhor Filme (Urso de Ouro): Dreams (Sex Love), de Dag Johan Haugerud

- Grande Prêmio do Júri: O Último Azul, de Gabriel Mascaro

- Prêmio do Júri: The Message, de Iván Fund.

- Melhor Diretor: Huo Meng, por Living the Land

- Melhor Performance de Atuação Principal: Rose Byrne, por If I Had Legs I'd Kick You

- Melhor Performance de Atuação Coadjuvante: Andrew Scott, por Blue Moon

- Melhor Roteiro: Radu Jude, por Kontinental '25

- Contribuição artística extraordinária: pelo conjunto criativo de The Ice Tower, de Lucile Hadžihalilovic

- Prêmio GWFF de Melhor Filme Estreante: El Diablo Fuma (Y Guarda Las Cabezas de Los Cerrillos Quemados En La Misma Caja), de Ernesto Martínez Bucio

- Menção especial: On Vous Croit, de Charlotte Devillers e Arnaud Dufeys

- Melhor Documentário: Holding Liat, de Brandon Kramer

- Menções especiais: La Memoria de Las Mariposas, de Tatiana Fuentes Sadowski; Canone Effimero, de Gianluca De Serio e Massimiliano De Serio

Prêmios do Júri Internacional de Curta-Metragens do Festival de Berlim 2025

- Urso de Ouro de Melhor Curta: Lloyd Wong, Unfinished, de Lesley Loksi Chan

- Prêmio do Júri (Urso de Prata) de Melhor Curta: Ordinary Life, de Yoriko Mizushiri

- Prêmio Cupra de Cineasta de Curta: Quento Miller - Koki, Ciao

A noite deste sábado, 22, promete tensão no BBB 25 com mais uma ligação do temido Big Fone. Quem atender ao chamado estará automaticamente no 6º Paredão da temporada e terá que escolher mais um participante para encarar a berlinda ao seu lado.

O público poderá acompanhar o momento durante o programa ao vivo, por volta das 22h25.

O impacto da dinâmica pode ser ainda maior caso o telefone seja atendido pelo líder João Pedro. Nesse cenário, ele terá a responsabilidade de indicar dois brothers ou sisters diretamente ao Paredão. Na sua Mira, estão: Diego, Daniele, Aline, Camilla e Vitória.

No entanto, os indicados pelo Big Fone ainda podem ter uma chance de escapar. Camilla, que garantiu o Poder Curinga do Sim ou Não, poderá decidir se deseja substituir um dos emparedados por outro participante. Além disso, a tradicional Prova Bate-Volta, no domingo, oferecerá a oportunidade de um dos indicados se livrar da votação popular.