Viagens Promo é notificada por órgão do governo federal por cancelamento de voos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou preventivamente na quinta-feira, 20, a Viagens Promo, que atua na intermediação de produtos e serviços turísticos para agências de viagens, para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento de voos fretados pela empresa.

A empresa terá o prazo de cinco dias, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar informações detalhadas sobre os voos cancelados, os destinos afetados, a quantidade de consumidores impactados e de que forma será realizado o reembolso aos passageiros impactados. Em nota, a Viagens Promo diz que construiu "reputação sólida" ao longo dos anos e está priorizando a resolução dos casos mais urgentes.

Caso a empresa não cumpra o prazo estabelecido para resposta poderá sofrer sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A Senacon solicitou também esclarecimentos sobre as tratativas da empresa com a Gol Linhas Aéreas, uma das suas principais parceiras comerciais. Em nota, a Gol anunciou que, desde o último domingo, 16, não realizou nenhum voo fretado da Viagens Promo.

"Em razão do encerramento do contrato com a Viagens Promo, face a desacordos comerciais, a Gol informa que os voos reservados pela agência para domingo (16/3), Porto Seguro (BPS)-Confins (CNF) e Maceió (MCZ)-Confins (BPS), foram os últimos realizados. A companhia não operará mais nenhum voo fretado pela ViagensPromo", informou a Gol em comunicado.

Na plataforma Reclame Aqui, há 15 dias a empresa não responde às solicitações postadas pelos usuários. Os principais motivos das reclamações eram "viagem cancelada", "reembolso não pago" e "falta de pagamento" aos fornecedores, como reservas de hotéis, passagens aéreas e comissões para as agências.

Outro lado

Na última quarta-feira, 19, a Viagens Promo divulgou comunicado em que afirma que segue comprometida em oferecer respostas rápidas e que sua prioridade no momento é "catalogar e individualizar cada caso, para garantir um atendimento direcionado e que priorize as situações mais urgentes".

Ainda segundo a empresa, o CEO Renato Kido, está conduzindo pessoalmente essa operação, que conta com o suporte jurídico do escritório ABLAW Advocacia.

A equipe implementou um canal terceirizado para centralizar a comunicação entre agências, clientes e parceiros que, até a última quarta, já recepcionou 1.172 solicitações, recebeu 18.065 mensagens e emitiu 12.913 respostas. O número de telefone da ouvidoria é (11) 5194-3155 (WhatsApp).

Veja a nota da Viagens Promo:

Ao longo de sua trajetória no setor de turismo, a VIAGENS PROMO construiu uma reputação sólida, pautada pela excelência, comprometimento e segurança na prestação de serviços. A credibilidade da empresa foi consolidada por meio da transparência, eficiência operacional e respeito incondicional a cada cliente e parceiro que confia em sua atuação.

Diante do cenário desafiador atual, a Viagens Promo reafirma seu compromisso inabalável em garantir que cada demanda seja tratada com a seriedade e a urgência que a situação exige. Para mitigar as consequências da instabilidade operacional e financeira, a empresa segue em tratativas com investidores e credores para viabilizar o retorno de suas atividades.

A prioridade da equipe neste momento é catalogar e individualizar cada caso, garantindo um atendimento direcionado e priorizando as situações mais urgentes em ordem cronológica. O CEO da empresa, Renato Kido, está conduzindo pessoalmente essa operação, assegurando que todas as medidas necessárias sejam implementadas com máxima eficiência.

Para centralizar as solicitações e garantir um atendimento mais ágil e eficiente, o escritório ABLAW Advocacia implementou um canal terceirizado para canalizar a comunicação entre as agências, clientes e parceiros, haja vista a expressiva demanda recepcionada. Ressaltamos que a Ouvidoria pertence ao escritório responsável pelo assessoramento jurídico da empresa e não possui autorização para a prática de atos administrativos nem acesso aos sistemas internos da Viagens Promo.

O canal tem a função de divulgar orientações e informações fornecidas pela empresa, além de encaminhar solicitações técnicas ao time interno da VP. Todas as informações compartilhadas são de responsabilidade exclusiva da empresa.

A equipe segue comprometida em oferecer respostas no menor prazo possível. Até o momento, a Ouvidoria já recepcionou 1.172 solicitações, recebeu 18065 mensagens e emitiu 12.913 respostas.

Oportunamente, para a prática de atos administrativos como as solicitações de reembolso e cancelamento devem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título do ID da reserva, para que o time interno da VP adote as providências cabíveis. Todas as solicitações estão sendo processadas e encaminhadas aos setores responsáveis.

O CEO da Viagens Promo, Renato Kido, lamenta profundamente os impactos causados, especialmente às agências de menor porte e ao consumidor final. Nesse contexto, a participação da rede hoteleira e das companhias aéreas se mostra essencial. No entanto, tem-se observado uma postura irredutível e de pouco diálogo por parte de alguns estabelecimentos, o que agrava as dificuldades enfrentadas pelos viajantes e pelos demais agentes do setor.

A Viagens Promo permanece aberta ao diálogo para todos que desejarem somar forças e reitera a importância de uma abordagem colaborativa para que o turismo enfrente esse cenário desafiador com responsabilidade e compromisso.

Suporte jurídico

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) informou que vai oferecer assessoria jurídica gratuita aos associados afetados pela Viagens Promo. Os associados que precisarem de suporte jurídico devem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , com os dados da agência (razão social, CNPJ e Estado).

A associação também confirmou que está trabalhando para mapear a quantidade de consumidores impactados e dimensionar os prejuízos, com o objetivo de ampliar a capacidade de negociação junto aos órgãos competentes. Segundo informações não oficiais, quase 6 mil passageiros foram impactados com a situação.

Nos últimos dias, a Abav de São Paulo retirou a Viagens Promo do seu quadro de associados e reforçou a cobrança por um posicionamento claro da companhia sobre as dificuldades financeiras e operacionais que enfrenta.

*Com Agência Brasil

Em outra categoria

Gloria Perez, uma das principais autoras de novelas do Brasil, usou as redes sociais para elogiar Beleza Fatal, produção da Max. Em seu perfil no Instagram, a autora afirmou que a novela tem todos os elementos de um verdadeiro "novelão raiz" e proporcionou puro entretenimento ao público.

A escritora destacou especialmente a personagem Sofia, interpretada por Camila Queiroz, relacionando-a a um pensamento do filósofo Nietzsche: "Quando você olha para o abismo, o abismo olha para você". Além disso, celebrou o autor da trama, Raphael Montes, e toda a equipe envolvida na produção. "Parabéns, Rapha e todos os envolvidos", escreveu.

Raphael Montes, por sua vez, fez questão de agradecer os elogios e demonstrou sua admiração por Gloria Perez. "Que honra! Feliz que gostou da novela, obrigado. Aprendi e aprendo muito com você", respondeu o autor nos comentários.

Os atores do elenco também reagiram à publicação da novelista. Camila Queiroz, Murilo Rosa e Marcelo Serrado deixaram mensagens de agradecimento com o reconhecimento de Perez.

A declaração veio em meio a uma provocação da Globo, emissora onde Gloria Perez trabalha. A rede carioca destacou a força de Vale Tudo, seu próximo remake para o horário nobre, e a Max respondeu a publicação. "Alguns sonham em ter um novelão, mas só Vale Tudo é Vale Tudo!", publicou a emissora.

"Eu reconheço um lolover de longe, Glô. Assume, my love!", respondeu a Max, em referência ao modo como os fãs da vilã Lola Argento, interpretada por Camila Pitanga, são chamados na trama.

Na manhã desta segunda-feira, 24, no Big Brother Brasil 25, os participantes do Quarto Anos 50 apostaram na eliminação do Maike do Paredão desta semana. Brothers acreditam que Aline e Diego Hypolito permanecerão na casa.

Emparedada, Aline disse estar muito tensa e nem conseguiu dormir direito à noite. Diego então disse acreditar que a baiana não tem nenhuma chance de sair do reality. "Acho que está totalmente entre eu e Maike". Guilherme opinou: "Eu não enxergo outro cenário. Para mim, vocês ficam". Vinícius concordou: "Maike sai, fé em Deus!". Delma, que escolheu manter Maike no Paredão durante a formação ontem, 23, opinou: "É um adversário a menos." Vinícius então fez um apelo ao público. "Bora, galera, trabalhar muito aí, viu?", disse.

Dona do Poder Curinga, Delma escolheu Maike para ir ao Paredão e imunizou Eva na formação do Paredão. Renata levou Aline direto ao Paredão pela indicação do Líder e Vilma e Diego foram os mais votados pela casa. Vilma se salvou na Prova Bate-Volta e o Paredão ficou formado com Maike, Diego e Aline. A eliminação acontecerá na noite desta terça-feira, 25.

Eliminada do BBB 25, Thamiris falou sobre os ataques sofridos nas redes sociais e a vida após o confinamento. Em entrevista ao jornal Extra, a irmã de Camilla conta que buscou acompanhamento psicológico após o reality, e que gostaria de deixar as desavenças vividas na casa para trás.

"As pessoas exageram. A gente não fez nada que merecesse esse tipo de atenção negativa a ponto de atacar meus sobrinhos, minha mãe e minha prima. Não concordo", desabafou, contando também que prefere não ler comentários negativos.

A eliminação de Thamiris aconteceu no oitavo Paredão da edição, e veio após Camilla sair com 94,67% dos votos na semana anterior. O público aponta o conflito com a atriz Vitória Strada como um dos motivos de elas terem sido votadas. Quanto a este assunto, Thamiris lamenta, mas aponta inconsistências nas críticas.

"A internet é terra de ninguém, tento não ler para não absorver", explicou. "Vejo as pessoas reclamando de mim, mas fazendo pior com palavras ruins. As críticas fogem até um pouco das questões do programa, porque falam da minha aparência. Camilla e eu estamos começando um acompanhamento psicológico. É muito importante cuidar do nosso emocional porque a vida continua aqui fora. Para mim, o que aconteceu na casa ficou na casa."

Mesmo assim, a nutricionista diz que sente orgulho de sua trajetória, e comemora o fato de servir como inspiração para outras meninas negras.

"Isso deixa meu coração quentinho. Eu não tive referência na infância. No programa, verbalizei sobre minhas vivências e momentos de insegurança. Já fui muito podada na vida" recorda. "Não era considerada uma criança bonita na sala de aula. Ouvia piadas e certas falas que hoje em dia são proibidas. Me chamavam de macaca, de cabelo duro, de beiçuda... E eu nunca entendia o porquê. Hoje, me olhando, eu vejo que não era nada disso. Não tinha razão para me compararem a um animal. Na vida adulta, demorei muito para me reconhecer como uma mulher bonita. Hoje entendo que aquilo tudo era racismo e que sou belíssima."

Nascida na região de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, Thamiris agora celebra o fato de receber carinho do público nas ruas e estar com a agenda cheia de afazeres.

"Aos poucos estou conseguindo respirar entre os compromissos, está sendo bem legal. Quando saio às ruas, o contato que tenho com as pessoas é só amor. Todo mundo dizendo que gosta, se identifica comigo, com meu estilo e beleza", finalizou.