Papa Francisco tem 'melhora surpreendente' e 'está muito animado', segundo médico

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O papa Francisco teve "uma melhora verdadeiramente surpreendente" e retornou neste sábado, 29, ao Vaticano, depois de cinco semanas de internação por conta de uma pneumonia dupla, revelou o médico que coordenou seu tratamento no hospital.

"Ele está muito animado", disse o médico Sergio Alfieri, depois de visitar o papa em seu apartamento no Santa Marta Domus, na última quarta-feira, três dias após a sua alta do Hospital Gamelli, em Roma. "Acredito que ele retornará, se não a 100%, a 90% de onde estava antes."

No domingo, 23, pouco antes de receber alta do hospital, o papa foi até a sacada de seu quarto e cumprimentou a multidão de fiéis que se aglomerava em frente ao centro hospitalar. Sua voz falhou ao elogiar uma mulher que segurava flores amarelas em meio ao público. Ele só conseguiu levantar parcialmente o braço para abençoar os fiéis e perdeu o fôlego ao ser levado de volta para dentro.

Alfieri contou que a voz do papa está recuperando sua força e que sua dependência do oxigênio suplementar já diminuiu. Segundo o médico, a mobilidade limitada do braço do pontífice estaria relacionada a um trauma não especificado ocorrido antes da internação e que levará um tempo para melhorar.

O papa, de 88 anos, foi hospitalizado em 14 de fevereiro após uma longa crise de bronquite e falta de ar que evoluiu rapidamente para uma pneumonia dupla e uma infecção respiratória polimicrobiana (quadro indica a presença de múltiplos agentes patológicos, como vírus, bactérias e fungos).

Durante toda a internação, os médicos enfatizaram a complexidade da condição de saúde do papa por conta de sua idade avançada, mobilidade prejudicada (que demandava o uso de uma cadeira de rodas) e a remoção de parte de um pulmão na juventude.

Alfieri voltou a dizer que não acreditava que o papa fosse sobreviver depois de uma crise respiratória aguda, ocorrida uma semana após a internação. Ele recusou a intubação (o que demandaria que ele estivesse inconsciente) e, por isso, os médicos sugeriram um tratamento com drogas que poderiam colocar seus órgãos em risco. "Ele deu seu consentimento e, então, nomeou Massimiliano Streppetti seu assistente pessoal de saúde, que afirmou 'nós aprovamos tudo, mesmo diante do risco de acabar com os rins danificados ou uma medula óssea que produza glóbulos vermelhos alterados'", contou Alfieri.

O médico descreveu o tratamento necessário para salvar a vida do papa como "decisivo" e não "agressivo", e enfatizou que nenhuma medida extraordinária para a extensão da vida do pontífice foi tomada durante a internação.

A crise de 22 de fevereiro foi um dos vários momentos críticos do processo, em que a vida do papa esteve por um fio, segundo o médico. A pneumonia dupla foi curada no hospital, mas Francisco segue tratando a infecção fúngica. O papa também está fazendo sessões de fisioterapia, terapia respiratória e fonoaudiologia.

Alfieri conversa com os médicos do papa todos os dias e o visita uma vez por semana no Vaticano. Na última visita, o papa demonstrou seu bom humor característico ao responder a um comentário do médico, segundo o qual Francisco tinha a mentalidade de alguém de 50 ou 60 anos. "'Cinquenta, não; 40 anos', ele disse; ou seja, seu senso de humor está de volta", contou Alfieri.

Os médicos determinaram que o papa fique em repouso por pelo menos dois meses, e evite multidões. Mas, diante dos progressos e conhecendo a ética de trabalho de Francisco, Alfieri acredita que o papa pode querer antecipar a sua volta.

(COM INFORMAÇÕES DA AP)

Em outra categoria

Douglas Almeida, irmão de Diogo Almeida e filho de Vilma, do Big Brother Brasil 25 saiu em defesa de Vinícius e disse que o brother não a chamou de "velha sonsa".

A acusação surgiu após a sister usar a suposta fala do promotor de eventos como justificativa para puxá-lo ao paredão.

O filho de Vilma usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 31, para afirmar que a informação foi distorcida por Renata, que teria ouvido a alegação enquanto estava na Vitrine do Seu Fifi.

"Isso foi uma confusão trazida pela Renata lá de fora, mas não culpo ela, porque escutou milhares de coisas. A Vilma confiou no que a Renata disse e começou a externar isso na casa, mas acabou sendo vítima dessa fake news", explicou.

Ele disse que, apesar dos desentendimentos entre Vinícius, Vilma e Diogo durante o jogo, o baiano nunca chamou a sister de "velha sonsa" e que seria injusto afirmar isso.

"O Vinícius já falou mal deles, isso é inegável, mas precisamos ser justos. Que ele saia por suas atitudes e conflitos, mas não por algo que ele não disse."

O remake da novela Vale Tudo estreia nesta segunda-feira, 31, às 21h20 (horário de Brasília) na TV Globo e no Globoplay. Considerada por muitos como um dos maiores folhetins da história da televisão brasileira, a nova versão busca atualizar e recontextualizar a temática central da obra - afinal, vale tudo para se dar bem na vida?

A novela, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères em 1988, agora é capitaneada por Manuela Dias. No remake, o elenco é composto por Taís Araújo, Débora Bloch, Bella Campos, Paolla Oliveira, Renato Góes, Alice Wegmann, Humberto Carrão, Cauã Reymond e Carolina Dieckmann.

Apesar de contar com algumas mudanças importantes na trama, os pontos centrais da narrativa continuam o mesmo. A novela segue a relação conflituosa entre a mãe Raquel (Taís Araujo) e a filha Maria de Fátima (Bella Campos). Em 2025, Raquel é uma guia de turismo que atua em Foz do Iguaçu, no Paraná. Trabalhadora e honesta, a mãe vive uma vida simples, mas digna.

Em contrapartida, Maria de Fátima sonha em se tornar uma influenciadora digital e viver uma vida de luxos e riquezas. Sem contar para mãe, a filha vende o imóvel da família e se muda para o Rio de Janeiro, se infiltrando na elite carioca para se tornar rica e famosa. Raquel, então, vai atrás da filha para tentar colocar juízo na cabeça da jovem.

Maria de Fátima engata em um relacionamento com o inescrupuloso César Ribeiro (Cauã Reymond), um modelo que a convence a seduzir Afonso Roitman (Humberto Carrão), um dos herdeiros de uma das famílias mais ricas do Brasil. Enquanto isso, Raquel passa a vender sanduíches na praia e conhece o administrador de empresas Ivan (Renato Góes), por quem se apaixona.

Maria de Fátima, então, se torna amiga da produtora de conteúdo Solange Duprat (Alice Wegmann), namorada de Afonso, para se aproximar do jovem empresário e seduzi-lo, roubando-o para si. O que ela não esperava, no entanto, era que o retorno da mãe de Afonso, a impiedosa Odete Roitman (Débora Bloch), pudesse modificar os seus planos.

Odete é diretora da companhia aérea Transcontinental Airlines (TCA), uma das maiores empresas do País. Ela, que odeia o Brasil e o seu povo, é conhecida por controlar a vida dos filhos e maltratar aqueles que considera inferior - especialmente seus funcionários e pessoas de classe social mais pobre.

Além de Afonso, Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) também sofre nas garras da mãe. A artista plástica sofre com alcoolismo e tem um filho com Marco Aurélio (Alexandre Nero), braço direito de Odete na TCA. O casal se separou há alguns anos, mas Marco Aurélio ainda atormenta a vida de Heleninha e usa o filho dos dois para manipulá-la.

Ao Estadão, o diretor-geral da novela Paulo Silvestrini explicou como as duas versões se relacionam. "Eu quero fazer uma novela para quem viu e para quem não viu a obra original. Para quem viu, a memória afetiva tem um valor inestimável - e eu não quero frustrar a expectativa desse público. Da mesma forma, quero dar a um público jovem, que talvez nunca tenha acompanhado uma novela, a chance de conhecer por que essa obra audiovisual há tantos anos é tão querida pelo povo brasileiro".

O cantor e compositor Caetano Veloso postou uma declaração de amor à empresária Paula Lavigne, com quem é casado. A empresária completa 56 anos nesta segunda-feira, 31.

"Hoje é o dia dela! Paulinha foi uma aparição surpreendente. Vendo como ela se move, acredito até em astrologia: ela é ariana. Cheguei mais perto dela do que podia imaginar, temos dois filhos inspirados, já estive longe dela mas me vi voltando para perto", escreveu Caetano, em postagem acompanhada por um vídeo em que os dois aparecem juntos em momentos românticos.

Caetano também fez menção ao tempo em que os dois estiveram separados, no início dos anos 2000, depois de 18 anos de casados. Ele retomaram o casamento em 2016.

"Ela é capaz de mexer nas coisas do mundo. Eu sou avoado. Voltei para perto dela porque a achei irresistível. Hoje ela faz 56 anos. Não há quem não sinta a força da personalidade de Paulinha. Desejo alegria, satisfação, amor e carinho na vida dela. Quero poder eu mesmo dar o que há de mais bonito. Parabéns, Branquinha", diz a mensagem do compositor.

União e separação

Caetano e Paulinha se casaram em 1986. Os dois tiveram dois filhos juntos, Zeca e Tom, que também são músicos. No programa 50 & tanto, apresentado por Angélica, em 2023, a empresária falou sobre o relacionamento o período em que estiveram separados. Apesar do rompimento, eles mantiveram a parceria profissional.

"A gente deixou de fazer sexo, mas continuamos a nossa parceria e união. O casamento tem que ter um projeto. Ele não se sustenta por si só. Saber se adequar, porque tem fases diferentes: como você vai superar aquela fase e ter uma nova fase, um novo projeto"…

Paulinha também deu sua versão sobre a retomada do casamento: "O que aconteceu com a gente foi que a separação não deu certo".