Celular jogado pela janela leva PF a chefões de quadrilha que clonava até site de bancos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um celular atirado pela janela por um dos presos da Operação Faroeste Digital, realizada no ano passado, levou a Polícia Federal aos líderes de uma organização criminosa e à identificação de "tripeiros" - responsáveis pelo recrutamento de "laranjas" usados para distribuição de dinheiro desviado de contas bancárias de empresas via fraudes eletrônicas. Nesta terça, 1, a PF deflagrou a Operação Tripeiros, para executar 12 mandados de prisão e 18 de buscas, além do sequestro de bens de investigados em São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Ceará autorizados pela Justiça.

A PF apurou que a organização criava até site "clone" de bancos, Depois, "atraía" vítimas a entrarem no site escancarando seus dados bancários para transferências milionárias. Os federais classificam o grupo como "uma das maiores organizações criminosas especializadas em fraudes bancárias em pessoas jurídicas".

Segundo a PF, "os criminosos utilizavam técnicas de engenharia social e phishing para realizar as fraudes". O phishing é um ataque cibernético que visa expor dados confidenciais de vítimas.

Por meio do acesso a essas informações dos clientes do banco, os criminosos criavam um site "clone" da instituição financeira e faziam a engenharia social, método de manipulação e persuasão para ludibriar a vítima.

A Operação Tripeiros constatou que, em apenas um ataque cibernético, em questão de minutos, o dinheiro transferido de uma só conta totalizou quase R$ 1 milhão e foi distribuído em mais de 70 contas de "laranjas".

Segundo a PF, durante o período de um ano e meio da investigação o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões.

A PF chegou às lideranças da organização por meio da análise de conteúdo do celular jogado pela janela por um dos alvos da Operação Faroeste Digital, executada em 2024.

Toda a investigação ficou a cargo da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, braço da PF que atua contra fraudes eletrônicas. A atribuição sobre esse tipo de crime é da Justiça estadual, mas a PF assumiu o controle da investigação porque a quadrilha operava em vários Estados.

Os alvos da Operação Tripeiros deverão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.

Em nota, a PF reafirmou seu "compromisso com o combate à criminalidade cibernética e à proteção do sistema financeiro nacional". A meta da PF é desarticular toda a rede criminosa e recuperar os recursos desviados.

Em outra categoria

Val Kilmer, astro de filmes como Top Gun e Batman, morreu na noite de terça-feira, 1º, aos 65 anos, após um quadro de pneumonia. O ator fez um último post nas redes sociais cerca de dez dias antes de morrer, em 22 de março.

Kilmer compartilhou em seu Instagram uma de suas pinturas - ele também era artista visual e vendia seus trabalhos online. A imagem representa uma fogueira. "Tem aquele brilho de fim de noite. Tons frios com uma queima baixa, como quando a fogueira esfria, mas você ainda está bem acordado", escreveu ele na legenda. Confira aqui.

Ao longo desta quarta-feira, 2, o post recebeu milhares de comentários de fãs, que lamentam a morte do ator e destacam seu legado.

Há duas semanas, Kilmer havia compartilhado uma outra obra, também acompanhada de legenda poética. "Algumas artes soam como um acorde poderoso - alto, indomável e inesquecível. Se esta aqui lhe parece a nota certa, compre uma das 10 disponíveis", divulgou.

A edição de 2025 do Big Brother Brasil já tem data para terminar. A final do BBB 25 será exibida no dia 22 de abril, uma terça-feira, logo após a novela Vale Tudo, na TV Globo.

O programa também estará disponível ao vivo no Globoplay. Para quem perder a transmissão, a íntegra ficará disponível na plataforma de streaming.

O que acontece depois da final do 'BBB 25'?

Mesmo com a definição do vencedor ou vencedora, o BBB 25 ainda terá conteúdos extras na programação. Logo após o encerramento do programa, o canal Multishow exibe o especial A Invasão, comandado por Ana Clara, que entrará na casa para conversar com o campeão e os finalistas.

No dia seguinte, 23 de abril, o público poderá acompanhar O Reencontro, também no Multishow, a partir das 22h30. O especial reúne os participantes da temporada para relembrar os principais momentos da edição.

Últimos episódios do Mesacast e Big Show

A reta final também inclui a exibição dos últimos episódios dos conteúdos paralelos. O Big Show, apresentado por Ana Clara e Ed Gama, será exibido no dia 21, à meia-noite. Já o Mesacast BBB encerra sua temporada no dia 22, às 20h, pouco antes da grande final.

Preta Gil foi internada no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 1, para realizar exames. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora ao Estadão.

A equipe da artista informou que ela passa bem e que os exames que irá fazer só podem ser feitos em ambiente hospitalar, já que ela é uma paciente oncológica. A expectativa é que ela tenha alta nos próximos dias.

A cantora passou o carnaval na Bahia e precisou ficar uma semana internada em um hospital na capital baiana. Ela tratou uma infecção urinária.

No domingo, 30, a filha de Gilberto Gil participou do Domingão com Huck, e revelou que irá viajar para o exterior para dar continuidade em seu tratamento contra o câncer.

"Estou entrando em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos, agora minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou. Sei que sou uma mulher privilegiada, mas se tenho a condição de ir para fora, eu vou", afirmou.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde, estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, Preta entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Em agosto de 2024, porém, a artista informou que o câncer havia voltado e foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino - e no ureter.

A cantora então passou por uma nova cirurgia no final de janeiro. O procedimento, que durou em torno de 20 horas, também implicou na colocação de uma bolsa de colostomia definitiva.