Neuralink procura mais voluntários ao redor do mundo para implante de chip cerebral

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais, de Elon Musk, está em busca de voluntários ao redor do mundo para testar seu chip que permite que as pessoas controlem computadores com a "força do pensamento". A inscrição pode ser feita de qualquer país por meio do site da Neuralink.

Segundo publicação no X, pacientes tetraplégicos, ou que possuem alguma condição que não conseguem usar os braços ou as pernas, estão aptos para se inscrever no histórico de pacientes da Neuralink para o teste chamado de Prime Study.

Até agora, a companhia de Musk já implantou três chips desse tipo em cérebros humanos.

O objetivo do teste é avaliar como pacientes com limitações motoras poderiam controlar máquinas com o uso, apenas, do pensamento. Musk é um entusiasta do uso da inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de tecnologias como essa.

*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Em outra categoria

Carla Prata usou suas redes sociais nesta terça-feira, 7, para revelar que sofre de Miastenia Gravis (MG), uma doença autoimune rara e incurável que causa fraqueza muscular.

Em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram, a apresentadora explicou mais sobre a condição e sobre como é viver com o diagnóstico.

"Essa é uma doença que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular - principalmente nos olhos, rosto, boca, músculos da deglutição e até mesmo na respiração. Falar sobre isso não é fácil, mas sinto que é necessário. Porque sei que tem muita gente por aí passando por isso em silêncio, se sentindo sozinha, sem respostas. E se eu puder ser um ponto de apoio, informação e de acolhimento... Já vai ter valido a pena", disse.

Ela explicou que pretende trazer mais vídeos sobre o assunto e que é possível viver uma vida normal mesmo nos dias difíceis da doença.

"A MG é uma doença rara, autoimune, neuromuscular, que deixa a pessoa muito fraca, muito cansada, porque ela afeta os receptores de acetilcolina. E se a acetilcolina não entra no músculo, ele não faz a contração e não tem força, por exemplo, para piscar, para falar, para fazer nada."

A repórter finalizou o discurso dizendo que a doença pode ser classificada em três tipos: a ocular, que afeta principalmente a musculatura dos olhos e da deglutição, a generalizada, que gera cansaço extremo e afeta os braços e pernas, e a crise miastênica, que enfraquece os pulmões, dificultando a respiração.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O campeão do BBB 24, Davi Britto, declarou em suas redes sociais que será pai. Segundo ele, sua namorada, Adriana Paula, está esperando o primeiro filho do casal.

"Adriana está grávida, foi confirmado isso. Fizemos todo o procedimento que deve ser feito, procuramos uma médica obstetra para dar início ao tratamento e ao acompanhamento da criança. Estou muito feliz, de coração, porque a criança está vindo e eu vou ser um papai. Papai calabreso e mamãe calabresa. Meu coração está jorrando de alegria", disse Davi durante uma transmissão ao vivo no Instagram.

Na live, Davi, de 22 anos, contou toda a história de quando o casal se conheceu e iniciou o relacionamento, em janeiro deste ano. Ele iniciou o vídeo prometendo explicar por que não tem aparecido com a namorada, cirurgiã-dentista, nas redes sociais, e disse que sofreu com a exposição no início do namoro. Ele contou que os dois descobriram a gravidez após um passeio em um shopping.

Segundo Davi, tudo começou quando a namorada declarou estar com desejo de comer frango durante o passeio, e isso foi o que levantou as suspeitas. "Falei com ela: 'Adriana, você está grávida'. Ela disse: 'Não estou'. Aí a gente fez o teste de gravidez e deu positivo."

Ele conta que a ausência das redes sociais tem relação com a gravidez recém-descoberta, com a qual Adriana ainda está lidando. "Ela sumiu das redes sociais porque ela precisava de um tempo para digerir tudo o que estava acontecendo com ela. Foi uma gravidez que ela não estava esperando que acontecesse, nem eu. Mas aconteceu, e graças a Deus hoje temos plenas condições de cuidar, zelar, amar e dar todo o carinho e suporte que essa criança precisa."

Miguel Falabella se manifestou nas redes sociais após viralizar um vídeo antigo de Maitê Proença no programa Roda Viva, em que ela relembra sua saída da novela Cara e Coroa (1995). Na entrevista, a atriz afirmou que teria sido retirada da trama por conta do interesse do diretor em Victor Fasano, seu então namorado.

Nos comentários de uma publicação no Instagram, Falabella, que era par romântico de Maitê na trama, rebateu a versão da atriz. "O diretor da trama era o Wolf Maia, mas certamente não foi ele quem a tirou da novela, nem tinha qualquer interesse no Fasano. Isso é delírio! Quem a tirou da novela foi o autor", escreveu o ator. Cara e Coroa foi escrita por Antônio Calmon.

A declaração de Maitê foi dada em 2017 e voltou a circular nas redes sociais nos últimos dias. No vídeo, ela diz que só descobriu o motivo de sua saída meses depois. "Um diretor queria meu namorado. Ele precisou me tirar do caminho porque achava que seria mais fácil chegar a ele", relatou.

A atriz também acusou o diretor de ter simulado uma gravação em que ela aparecia atirando uma garrafa contra a parede, para justificar que ela seria "desequilibrada" e "impossível de ser dirigida".