Estudante brasileira de Medicina é assassinada na Bolívia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma estudante brasileira, de 36 anos, que estava se formando em Medicina, foi encontrada morta dentro do apartamento onde morava, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Investigações apontam que Jenife Socorro Silva foi vítima de feminicídio no dia 1º de abril e o principal suspeito, um adolescente de 16 anos - que não teve o nome divulgado - já está apreendido.

Segundo a imprensa local e informações divulgadas pela família, Jenife era natural de Santana, município do Amapá. Ela era mãe de dois filhos. A vítima foi localizada sem vida, nua, com sinais de estrangulamento e asfixia, no dia 2 de abril - um dia depois de ter se encontrado com o suspeito. Conforme os parentes, ela estudava na Bolívia e já teria terminado o curso, mas estava no país para fazer o "Grado", uma prova que valida o estudante a exercer a profissão.

O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra, que tem ciência do caso e que está em contato com autoridades locais e a família da vítima para prestar assistência consular. "O traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior é decisão da família e não pode ser custeado com recursos públicos", informou o Itamaraty.

De acordo com a imprensa boliviana, Jenife foi morta por um adolescente de 16 anos, com quem teria marcado um encontro em 1º de abril. Ele teria mentido a idade, dizendo ter 20 anos.

No dia seguinte, Jenife foi encontrada morta pelo proprietário do imóvel que ela alugava. Ele teria tentado telefonar para a inquilina e, diante da falta de respostas, localizou a brasileira já sem vida.

O suspeito de praticar o feminicídio foi detido menos de 24 horas depois de Jenife ser encontrada. Ele confirmou que se encontrou com a estudante de Medicina, mas negou a autoria do crime. Disse às autoridades, segundo a imprensa boliviana, que a brasileira ainda estava viva quando saiu do apartamento dela.

Segundo o jornal boliviano El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, exames de corpo de delito apontaram que Jenife morreu por asfixia mecânica e que ela foi a última pessoa a conversar com o suspeito.

Ainda segundo o veículo, ele foi detido e levado para o Centro Nueva Vida Santa Cruz, por onde permanecerá, de forma preventiva, por 45 dias. Conforme o jornal La Patria, o suspeito enfrentará processos judiciais no tribunal de menores, que determinará as penas cabíveis pelo feminicídio cometidos.

Em postagem nas redes sociais, a família de Jenife afirma que a brasileira era divorciada, estava solteira e que não namorava o suspeito do crime. A família pede ajuda financeira para conseguir arcar com os custos de uma viagem à Bolívia para ter mais informações sobre as investigações, e tentar fazer o traslado do corpo da estudante.

Protesto e pedido por justiça

Uma manifestação foi marcada para esta terça-feira, 8, para prestar homenagens para Jenife Socorro e pedir por justiça pela brasileira. O prefeito da cidade de Santana, Sebastião Bala Rocha (PP), disse em vídeo gravado para as redes sociais que trata-se de um momento de luto e dor, mas também de reação e indignação. "Que a justiça seja feita pela morte de Jenife Silva lá na Bolívia". Manifestações na Bolívia também foram realizadas nos últimos dias.

O advogado Cícero Bordalo, presidente da Comissão de Combate ao Feminicídio da OAB do Amapá, informou na última segunda-feira que entrou em contato com o Itamaraty e com a Embaixada brasileira na Bolívia para agilizar a repatriação do corpo de Jenifer. E disse ainda que pretende solicitar que a perícia de Exumação Cadavérica da brasileira seja realizada no Brasil.

Em outra categoria

Michelle Trachtenberg morreu de maneira "natural" aos 39 anos após complicações do diabetes mellitus, afirmou o Gabinete do Médico Legista de Nova York à NBC News nesta quarta-feira, 16.

A atriz ficou conhecida em trabalhos de séries dos anos 1990 e 2000, e morreu em 26 de fevereiro de maneira "abrupta". O relatório também afirmou que a morte ocorreu "naturalmente", quando ela é causada por fatos internos do corpo como doenças ou mau funcionamento dos órgãos.

Ainda segundo a NBC, Michelle teria passado por um transplante de fígado pouco antes de sua morte. O portal não divulgou a razão do transplante.

Ela atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista. Em Gossip Girl, deu vida a Georgina Sparks.

Além das séries, Michelle também atuou em filmes como Eurotrip.

Diabetes

O diabetes, também conhecido por diabetes mellitus (DM), é uma doença crônica provocada pela produção insuficiente de insulina ou pela má absorção dessa substância. Esse hormônio é responsável pela quebra das moléculas de glicose, transformando-as em energia para o organismo.

Preta Gil, que estava internada desde o dia 1º, recebeu alta nessa quarta-feira, 16. Em tratamento de câncer desde 2023, ela usou as redes sociais para compartilhar alguns registros pouco tempo depois de voltar para casa.

A cantora publicou no Story do Instagram uma foto de Lua, sua cachorra. Depois, fez uma selfie no sofá enquanto assistia televisão. Ao Gshow, a assessoria de Preta informou: "Está bem e em casa".

Preta estava internada em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, desde o último dia 6, quando foi transferida do Rio de Janeiro. A cantora realizaria um tratamento para o câncer nos Estados Unidos, que foi adiado por conta da internação. Não há data para um novo início do tratamento.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, Preta realizou uma cirurgia para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal. Confira o depoimento dela sobre o procedimento aqui.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença dentro do Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

Pedro Sampaio fez um show no Big Brother de Portugal na segunda-feira, 14, e foi surpreendido ao presenciar uma briga ao vivo. O desentendimento aconteceu entre a brasileira Adryelhe Peixoto e o brother Manuel Cavaco.

Depois de se apresentar, o artista foi conhecer cada um dos participantes do reality show. Foi nesse momento que a dupla se desentendeu, após Manuel expor a sister.

"Nosso colega foi expulso [eliminado] e, quando disseram que ele ia sair do programa, alguns começaram a chorar, outros estavam tristes. Nosso colega estava se despedindo dessa experiência, mas ela não teve a decência de respeitar o momento", apontou.

Segundo o brother, a brasileira usou o momento de outro participante para chamar a atenção. "Ela continuou sem se preocupar. Para mim, o jogo não vale tudo, o respeito é acima de tudo."

Adryelhe se defendeu, alegando que esse era seu jeito de ser. Ela foi alertada pelos colegas e chegou a pedir desculpas. "Mas eles ficam me crucificando pela minha reação", respondeu.

Depois da briga, Pedro Sampaio interviu e conversou com os participantes.

"Acho que o Big Brother é um jogo que mexe com o nosso sentimento. Entendo que você [Manuel] ficou triste pela saída de um amigo seu, e entendo que ela [Adryelhe] ficou feliz por não saiu do programa. Todo mundo aqui quer ganhar o prêmio", afirmou.

Confira aqui