Em live, Bolsonaro promete mais 60 milhões de doses de vacina até abril

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A média móvel de óbitos por covid-19 no Brasil ficou em 1.361 nesta quinta-feira, 4, o maior patamar já registrado em toda a pandemia. A média leva em consideração dados dos últimos sete dias e na prática significa que 9,5 mil pessoas morreram na última semana pela doença no País. A marca é atingida no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro disse que "chega de frescura e mimimi". "Vão ficar chorando até quando?", questionou em evento que participou em Goiás.

A quantidade de pessoas que morreram em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas foi de 1.786, de acordo com dados divulgados pelo consórcio de veículos de comunicação. É a segunda maior marca diária da pandemia, só atrás do dado desta quarta-feira, 3, que ficou em 1.840. Com o número, o País, que vive o seu pior momento no combate à doença, ultrapassou a marca de 260 mil mortos, chegando a um total de 261.188 óbitos.

Os dados do consórcio, formado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, são coletados junto às secretarias estaduais de Saúde. No último dia, São Paulo registrou 313 mortes, seguido por 188 no Rio Grande do Sul e 160 em Minas Gerais, Estados que lideraram nas estatísticas absolutas de mortes nesta quinta-feira. As cidades paulistas se preparam para entrar em um novo período de fase vermelha a partir deste sábado, 6, numa tentativa de frear a propagação do vírus.

O patamar diário de mortes do Brasil pode passar a ser o mais elevado do mundo nas próximas semanas. Isso porque hoje o País só fica atrás dos registros dos Estados Unidos. Mas os americanos têm avançado com uma ampla vacinação, com cerca de 80 milhões de doses já aplicadas, o que tem feito os dados registrarem quedas consecutivas. A média móvel de óbitos diários nos Estados Unidos tem ficado abaixo de 2 mil vítimas, o que não acontecia desde o início de dezembro.

Os dados do consórcio mostram que o Brasil registrou 74.285 novos casos da doença nas últimas 24 horas, chegando a um total de 10.796.506 diagnósticos confirmados. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 9.591.590 pessoas recuperadas da doença, em meio a 10.718.630 casos confirmados. Os números diferem em relação aos apurados pelo consórcio em razão do horário de coleta.

O Ministério Público Federal, por meio de procuradores de 24 Estados e do DF, assinou recomendação ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira para que adote com urgência, em todo o território brasileiro, medidas para conter a transmissão do novo coronavírus.

"O MPF pede providências a serem tomadas de forma imediata para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde. Uma das demandas é que a pasta comandada por Eduardo Pazuello formule uma matriz de risco objetiva, baseada em critérios técnicos, que embase a adoção de medidas de distanciamento social, de acordo com a situação epidemiológica e a capacidade de atendimento de cada localidade", declarou em nota a instituição.

Consórcio dos veículos de imprensa

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Em outra categoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou outra ordem executiva nesta segunda-feira, 31, que visa coibir a revenda abusiva de ingressos e trazer reformas para a indústria de ingressos para entretenimento ao vivo no país.

A medida orienta a Comissão Federal de Comércio (FTC) a trabalhar com o Procuradoria-Geral para garantir que as leis de concorrência sejam aplicadas adequadamente na indústria de shows e entretenimento.

Um dos objetivos é garantir a transparência de preços em todas as etapas do processo de compra de ingressos, incluindo o mercado secundário. A ordem estabelece a necessidade de se avaliar e, se apropriado, tomar medidas de execução para evitar conduta injusta, enganosa e anticompetitiva no mercado secundário de ingressos.

A indústria de shows ao vivo e entretenimento norte-americana tem um impacto econômico nacional total de US$ 132,6 bilhões e sustenta 913.000 empregos, diz a ordem executiva. Mas o segmento foi prejudicado por intermediários inescrupulosos que impõem taxas exorbitantes aos fãs sem nenhum benefício aos artistas.

Uma influenciadora que foi ao festival Lollapalooza 2025, na zona sul de São Paulo, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que foi furtada durante um dos shows, na noite de sábado, 29.

Nas imagens, Alexia Ferreira, de 32 anos, se grava enquanto aproveita uma apresentação. Nos primeiros segundos da filmagem, um homem se aproxima dela e, no canto inferior direito, é possível ver que ele retira outro celular que ela guardava dentro de uma bolsa e vai embora.

Nesta segunda-feira, 31, Alexia disse que fez um boletim de ocorrência online e agradeceu o apoio dos seguidores. "brigada por todas as mensagens de carinho que vocês estão me mandando!", escreveu.

O caso está sendo analisado pela polícia. Procurada pelo Estadão, a equipe responsável pelo festival não se manifestou sobre o ocorrido. O espaço segue aberto.

Carlos Alberto de Nóbrega se encontrou com Laura Cardoso e publicou uma série de registros do momento em suas redes sociais neste domingo, 30.

O apresentador de A Praça é Nossa homenageou a atriz. "Vocês me chamam de ícone da TV, mas, nesta foto, ícone da TV brasileira é ela, Laura Cardoso. Quantas saudades", escreveu na legenda.

A atriz reagiu à homenagem do humorista e respondeu: "Amei sua visita".

Nos comentários, fãs e seguidores celebraram o encontro entre os dois. "Que lindos. Que Deus abençoe vocês sempre para que continuem iluminando nossas vidas com o seu carinho. Parabéns. Vocês são maravilhosos", disse um internauta. "Imagina o nível da conversa desses dois! Gênios da história da nossa televisão", afirmou outro.

Confira aqui