Casos de antissemitismo crescem 350% entre 2022 e 2024 no Brasil, aponta relatório

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As denúncias de antissemitismo cresceram 350% entre 2022 e 2024 no Brasil, potencializadas a partir da guerra ainda em curso entre Israel e Hamas. É o que aponta o relatório de Antissemitismo no Brasil, feito pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), e divulgados nesta terça-feira, 15.

Segundo o relatório, no primeiro mês do conflito entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, houve um aumento alarmante de mais de 1.000% no número de registros em comparação ao mesmo período de 2022.

De todas as 1.788 denúncias do último ano, praticamente 3 em cada 4 (73%) são provenientes de ambientes digitais, como as redes sociais.

De 2022 para 2024, o aumento nas denúncias de antissemitismo no ambiente online foi de 549% (contra alta de 145% nas denúncias offline). O X (antigo Twitter) e o Instagram são as principais plataformas com denúncias do crime, que as entidades judaicas brasileiras defendem como um tipo de crime de racismo.

"O ambiente digital virou o grande palco de antissemitismo no Brasil e no mundo, saltando de 51% em 2022 para 73% de todas as denúncias recebidas em 2024", afirma o documento.

Radicalização de jovens

Segundo a Conib, existe um processo de radicalização principalmente de jovens por meio de grupos fora do Brasil.

"O Brasil tem sido um palco importante de radicalização, tanto radicais da extrema direita, ultranacionalistas brancos, e também de grupos como o ISIS (Estado Islâmico)", afirma Alexandre Judkiewiz, diretor executivo de segurança da Fisesp e do Departamento de Segurança Comunitária (DSC).

O problema, entretanto, também está nos ambientes offline. A denúncia mais frequente é a de vandalismo (muitas vezes com pichações nazistas, por exemplo). Em seguida, estão agressões verbais e agressões físicas. As entidades afirmam ainda que as denúncias têm sido encaminhadas para o poder público, com o reconhecimento da necessidade de medidas urgentes.

"Nós temos tido uma resposta muito positiva, tanto o Executivo, quanto o Legislativo e o Judiciário. As forças públicas - a Polícia Civil e a Polícia Federal - têm recebido nossas denúncias e dado o andamento que nós esperamos, reconhecido a urgência e a necessidade de atender esse tipo de crime, reconhecendo que o antissemitismo se enquadra na definição de racismo", diz Daniel Kignel, diretor jurídico da Fisesp.

Em outra categoria

Série que dá sequência aos eventos de Sex and the City, And Just Like That oficializou a data de lançamento de sua terceira temporada. Em um novo trailer lançado nesta terça-feira, 15, foi anunciado que a produção volta a ter episódios inéditos transmitidos pela Max em 29 de maio.

Na prévia, Carrie (Sarah Jessica Parker) reflete sobre sua relação complicada com Aidan (John Corbett) e pensa em como fazer o namoro funcionar. Entre flertes e novos projetos, a protagonista e suas amigas inseparáveis aceitam o novo momento de suas vidas.

O elenco de And Just Like That conta ainda com Cynthia Nixon, Kristin Davis, Nicole Ari Parker e Sarita Choudhury.

Sex and the City e And Just Like That estão disponíveis para streaming na Max. Veja o trailer aqui.

Lembrados até hoje como um dos casais mais queridos de Malhação, Juliana Didone e Guilherme Berenguer se reencontraram nesta segunda-feira, 14, e fizeram fotos para um novo projeto ainda misterioso. O reencontro foi flagrado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e animou os fãs saudosistas da novela teen da Globo.

Guilherme Berenguer e Juliana Didone viveram o casal Gustavo e Letícia na 11ª temporada de Malhação, de 2004, cultuada por muitos como uma das melhores fases do folhetim. A trama também contou com Marjorie Estiano e João Velho no elenco, que eram as duas outras cabeças do trio que formava a Vagabanda, banda fictícia que gerou hits como Você Sempre Será e Por Mais que Eu Tente.

A própria Juliana aproveitou o momento do ensaio para compartilhar alguns bastidores do trabalho em suas redes sociais. A atriz mostrou alguns momentos em que aparecia sendo maquiada e preparada por uma equipe de cabeleireiros e maquiadores, e também outros em que aparece posando para a câmera enquanto era fotografada e andando na praia durante os intervalos.

O fato de o trabalho ser desconhecido não impediu os fãs de demonstrarem a empolgação nas redes sociais. Além da curiosidade para descobrir mais sobre o que reuniu o ator e a atriz, muitos demonstraram curiosidade e lembraram que Berenguer e Didone irão se reencontrar mais uma vez em A Vida de Jó, nova série bíblica da Record.

Neymar compartilhou nas redes sociais as homenagens que fez para Bruna Biancardi, que completa 31 anos nesta terça-feira, 31. O jogador armou uma surpresa para a noiva ainda durante a madrugada, e a presenteou com flores, um jantar especial e as palavras "Feliz Aniversário" escritas com pétalas de rosa no chão de sua mansão.

Mais tarde, o casal apareceu em um vídeo ao lado da filha Mavie, de um ano, colocando a mão na massa e fazendo e decorando juntos um bolo de aniversário. A influenciadora digital, vale lembrar, está grávida de Mel, sua segunda filha com o atleta.

Depois das comemorações, Neymar compartilhou uma foto na rede social e escreveu: "Parabéns, linda... você merece todas as melhores coisas desse mundo! Te amo."

Recentemente, Biancardi contou como planejou a segunda gravidez. Durante o podcast Mil e Uma Tretas, apresentado por Thaila Ayala e Julia Faria, ela contou que ainda estava amamentando a primogênita quando passou a ser cobrada por Neymar para terem mais um filho juntos.

Quando Mavie completou seu primeiro ano, a influenciadora achou o momento propício para tentar a segunda gravidez. "Ela fez 1 ano, no mês seguinte eu já estava grávida. Foi super rápido", detalhou, contando também a reação do jogador ao receber a notícia: "Foi um chororô".