Operação Adolescência Segura: Dois homens são presos e dois menores apreendidos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A polícia do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira, 15, uma operação contra uma organização criminosa que usava a internet para induzir crianças e adolescentes a propagar crimes de ódio, fazer apologia ao nazismo, divulgar pornografia infantil e maltratar animais. A ação também ocorre em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

O grupo também induzia as vítimas ao suicídio e automutilação, e é suspeitos de tentativa de homicídio. Ao menos dois homens foram presos e dois adolescentes apreendidos. Os suspeitos não tiveram os nomes divulgados, o que impossibilitou o contato com a defesa deles.

As investigações iniciaram em 18 de fevereiro de 2025, quando um homem em situação de rua foi atacado por um adolescente. A vítima estava dormindo e teve 70% do seu corpo queimado. O agressor atirou dois coquetéis molotov enquanto um outro rapaz filmava e transmitia o crime pelas redes sociais. O caso ocorreu no Pechincha, na zona oeste do Rio. O adulto foi preso e o menor apreendido.

A Operação 'Adolescência Segura' mobilizou policiais civis da Delegacia da Criança e dos Adolescente Vítima (DCAV) contra o que é considerada uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.

Com o apoio de policiais civis dos sete estados e do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança, a operação cumpre dois mandados de prisão temporária, 20 de temporária e de busca e apreensão, além de sete mandados de internação provisória de adolescentes infratores.

"A ação é resultado de uma investigação acerca de uma rede criminosa altamente estruturada", diz a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). Após o ataque ao morador de rua, policiais da DCAV descobriram que o crime não era um fato isolado. Os administradores do servidor utilizado no crime compunham verdadeira organização criminosa altamente especializada em diversos crimes cibernéticos tendo como principais alvos, crianças e adolescentes.

Segundo a pasta, a atuação do grupo é tão significativa no cenário virtual que mereceu a atenção de duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho dos policiais civis envolvidos no caso.

As investigações da Polícia Civil do Rio revelaram uma atuação criminosa que se espalhava por diferentes plataformas digitais, "utilizando mecanismos de manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, em um cenário de extremo risco à integridade física e mental de crianças e adolescentes", diz a nota da Polícia Civil.

Os alvos da investigação serão responsabilizados por diversos crimes, incluindo associação criminosa (art. 288 do Código Penal), indução ou instigação à automutilação (art. 122, §4º do Código Penal) e maus-tratos a animais (art. 32 da Lei 9.605/98).As investigações seguem para identificar os demais integrantes da organização criminosa.

Em outra categoria

Série que dá sequência aos eventos de Sex and the City, And Just Like That oficializou a data de lançamento de sua terceira temporada. Em um novo trailer lançado nesta terça-feira, 15, foi anunciado que a produção volta a ter episódios inéditos transmitidos pela Max em 29 de maio.

Na prévia, Carrie (Sarah Jessica Parker) reflete sobre sua relação complicada com Aidan (John Corbett) e pensa em como fazer o namoro funcionar. Entre flertes e novos projetos, a protagonista e suas amigas inseparáveis aceitam o novo momento de suas vidas.

O elenco de And Just Like That conta ainda com Cynthia Nixon, Kristin Davis, Nicole Ari Parker e Sarita Choudhury.

Sex and the City e And Just Like That estão disponíveis para streaming na Max. Veja o trailer aqui.

Lembrados até hoje como um dos casais mais queridos de Malhação, Juliana Didone e Guilherme Berenguer se reencontraram nesta segunda-feira, 14, e fizeram fotos para um novo projeto ainda misterioso. O reencontro foi flagrado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e animou os fãs saudosistas da novela teen da Globo.

Guilherme Berenguer e Juliana Didone viveram o casal Gustavo e Letícia na 11ª temporada de Malhação, de 2004, cultuada por muitos como uma das melhores fases do folhetim. A trama também contou com Marjorie Estiano e João Velho no elenco, que eram as duas outras cabeças do trio que formava a Vagabanda, banda fictícia que gerou hits como Você Sempre Será e Por Mais que Eu Tente.

A própria Juliana aproveitou o momento do ensaio para compartilhar alguns bastidores do trabalho em suas redes sociais. A atriz mostrou alguns momentos em que aparecia sendo maquiada e preparada por uma equipe de cabeleireiros e maquiadores, e também outros em que aparece posando para a câmera enquanto era fotografada e andando na praia durante os intervalos.

O fato de o trabalho ser desconhecido não impediu os fãs de demonstrarem a empolgação nas redes sociais. Além da curiosidade para descobrir mais sobre o que reuniu o ator e a atriz, muitos demonstraram curiosidade e lembraram que Berenguer e Didone irão se reencontrar mais uma vez em A Vida de Jó, nova série bíblica da Record.

Neymar compartilhou nas redes sociais as homenagens que fez para Bruna Biancardi, que completa 31 anos nesta terça-feira, 31. O jogador armou uma surpresa para a noiva ainda durante a madrugada, e a presenteou com flores, um jantar especial e as palavras "Feliz Aniversário" escritas com pétalas de rosa no chão de sua mansão.

Mais tarde, o casal apareceu em um vídeo ao lado da filha Mavie, de um ano, colocando a mão na massa e fazendo e decorando juntos um bolo de aniversário. A influenciadora digital, vale lembrar, está grávida de Mel, sua segunda filha com o atleta.

Depois das comemorações, Neymar compartilhou uma foto na rede social e escreveu: "Parabéns, linda... você merece todas as melhores coisas desse mundo! Te amo."

Recentemente, Biancardi contou como planejou a segunda gravidez. Durante o podcast Mil e Uma Tretas, apresentado por Thaila Ayala e Julia Faria, ela contou que ainda estava amamentando a primogênita quando passou a ser cobrada por Neymar para terem mais um filho juntos.

Quando Mavie completou seu primeiro ano, a influenciadora achou o momento propício para tentar a segunda gravidez. "Ela fez 1 ano, no mês seguinte eu já estava grávida. Foi super rápido", detalhou, contando também a reação do jogador ao receber a notícia: "Foi um chororô".