Lula lamenta morte de papa Francisco e decreta luto de 7 dias no Brasil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, e decretou sete dias de luto por seu falecimento. Segundo Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.

"O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados", escreveu Lula, em nota divulgada no período da manhã desta segunda-feira.

Na mensagem, Lula enalteceu a simplicidade, coragem e empatia do argentino. O petista destacou a trajetória do pontífice, citando que Francisco levou ao Vaticano temas como o das mudanças climáticas e criticou vigorosamente os modelos econômicos "que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças". "Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas", completou.

O chefe do Executivo brasileiro disse, ainda, que o papa sempre se colocou ao lado "daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito".

"Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", contou Lula. "Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda."

Francisco morreu neste domingo em Roma, menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia dupla.

Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

No final de fevereiro, Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, organizaram uma missa para rezar pela saúde do papa Francisco que, na época, estava internado com pneumonia em ambos os pulmões.

A celebração foi coordenada por Gilberto Carvalho, ex-secretário-geral da Presidência no primeiro mandato de Lula e amigo próximo do petista. A missa foi conduzida por três padres jesuítas e contou com a presença de Dom Raymundo Damasceno, cardeal e arcebispo emérito de Aparecida.

Ainda, no início daquele mês, Janja esteve em Roma, onde participou de compromissos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e encontrou o papa Francisco. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ela aparece cumprimentando o pontífice e conversando com ele em um escritório.

Em outra categoria

Kristen Stewart e Dylan Meyer estão oficialmente casadas. Segundo o site TMZ, a atriz e a roteirista disseram "sim" no último domingo, 21, em uma cerimônia intimista no restaurante Casita Del Campo, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O casal deu entrada na licença de casamento dias antes. O evento foi para poucos convidados e contou com a presença da atriz Ashley Benson e do marido, Brandon Davis.

Kristen e Dylan se conheceram em 2013, nos bastidores de um filme, mas só começaram a se relacionar em 2019, após o término da atriz com Stella Maxwell. Em 2021, Kristen foi pedida em casamento pela roteirista.

A assessoria de Stewart não comentou sobre o casamento até o momento. O casal também não compartilhou fotos oficiais da cerimônia.

Maria Gladys explicou sua situação financeira após rumores de que estaria na rua, "confusa" e sem dinheiro. Durante uma entrevista que foi ao ar neste domingo, 20, para o programa Domingo Espetacular da Record, a atriz falou: "Gasto mais do que tenho para viver bem".

"Eu quero viver bem, só se vive uma vez. Eu não economizo, o dinheiro é pouco. Não é para economizar, é para gastar", disse.

Atualmente, a atriz de 85 anos mora em Santa Rita de Jacutinga, no interior do Rio de Janeiro, em uma pousada. "O Rio é um lugar que não me interessa mais, porque já não tenho tantos amigos morando lá."

Maria Thereza, filha da atriz, explicou que não é a primeira vez que Maria Gladys passa por dificuldades para se manter, já que não economizou muito durante a vida.

A artista concordou: "Dinheiro acaba e eu não sou de economizar. O dinheiro não é muito, por isso acaba [...] O aluguel, tem uma hora que você não consegue mais pagar".

"Nunca o dinheiro deu para comprar uma casa. É caro. Geralmente quem tem casa é herdeiro, vai passando. Eu não sou herdeira."

A chegada da idade também impactou a situação da atriz, que revelou não receber mais tantos trabalhos. "Já tem algum tempo que o trabalho começou a diminuir."

Sobre a neta, Mia Goth (Pearl), ela afirmou que não recebeu ajuda e que não mantém muito contato com a atriz britânica. "Quase não falo com a Mia. Nem tenho o telefone, eu acho. Eu falo com a Raquel, a mãe. A Mia é fechada."

A atriz também reiterou que "está bem" e finalizou mandando carinho para os fãs e seguidores.

Os ex-participantes já estão hospedados no Rio de Janeiro para a grande final do BBB 25, que será nesta terça-feira, 22. O grupo que dividia o Quarto Fantástico no início do programa aproveitou a noite desta segunda-feira, 21, para se reunir em clima descontraído e de celebração.

A reunião começou durante a tarde, quando Eva visitou Raissa e Edilberto no hotel em que estão hospedados. O reencontro foi compartilhado nas redes sociais. "Que saudade que eu estava", escreveu Raissa ao publicar o vídeo do momento. Logo depois, Eva também se encontrou com João Gabriel.

Diogo Almeida, Maike, João Gabriel, Raissa, Edilberto e Eva se reuniram para o jantar. Além dos ex-participantes, amigos e familiares também participaram da confraternização. Em registros publicados nas redes, o grupo mostrou entusiasmo com a aproximação da grande final.

Além do reencontro do Quarto Fantástico, Vitória Strada e Diego Hypolito, que estreitaram a amizade ao longo da temporada, também se reuniram antes do encerramento do reality.