'Pensei que fosse um pesadelo', diz vítima de arrastão em Higienópolis acordada por ladrões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma das vítimas do arrastão em Higienópolis, no centro de São Paulo, contou ao Estadão os momentos de pânico que viveu na manhã desta terça, 13. Ela estava dormindo quando um grupo de criminosos invadiu o condomínio em que reside e saqueou os apartamentos.

"Fui acordada pelo meu pai e por um dos bandidos. Pensei que fosse um pesadelo. Não achei que era real. Eles conseguiram levar muita coisa nossa", diz. Assustada, a moradora preferiu não se identificar.

O arrastão ocorreu na rua Gabriel dos Santos e durou cerca de duas horas.

Segundo Radar da Criminalidade, plataforma do Estadão com base nos dados da SSP, a via registrou aumento acima de 80% nos casos de roubos e furtos. Foram 47 crimes no local em março deste ano contra 26 no mesmo período de 2024

Os assaltantes fugiram antes da chegada da polícia. Ao menos sete imóveis foram roubados. Ninguém ficou ferido. O caso é investigado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) e a Polícia Civil.

"A gente foi levada para uma sala das máquinas, perto do estacionamento. Eram umas 20 pessoas, de várias famílias, num lugar bem apertado. Todo mundo com muito medo de que fizessem algo de mal com a gente."

O bairro de Higienópolis é um dos mais valorizados da capital, conhecido por imóveis de alto padrão com sistemas de segurança reforçados.

Segundo a investigação, o grupo usou um carro com placa clonada, em um modelo parecido com o de um morador, para entrar na garagem.

Oito criminosos invadiram o prédio por volta das 7h. Antes, eles já haviam cortado os cabos dos equipamentos de acesso à internet. Com isso, as câmeras de monitoramento foram desligadas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, policiais encontraram e apreenderam dois carros usados pelos criminosos. Eles estavam na comunidade do Gato, nas proximidades da Marginal Tietê, na região central.

"Um dos carros que foi utilizado para ingressar no condomínio é semelhante ao veículo de um dos moradores, o que facilitou o ingresso no local", diz um dos investigadores.

Em outra categoria

A Ashé Ventures, empresa da atriz norte-americana Viola Davis, se uniu à produtora brasileira Maria Farinha Filmes para coproduzir o filme A Menina Que Voa, inspirado na trajetória da ginasta Daiane dos Santos. A informação foi publicada pela revista Variety.

O projeto marca mais um passo da expansão internacional da Maria Farinha, que em 2024 lançou a MFF & Co, sediada em Los Angeles. Desde então, a produtora adquiriu participação na britânica Violet Films, quatro vezes indicada ao Oscar, e tem apostado em produções globais.

Inspirado na vida e nas conquistas de Daiane - a primeira brasileira e a primeira mulher negra a conquistar ouro no Mundial de Ginástica Artística - o filme de ficção vai retratar sua trajetória como uma jovem negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar ícone do esporte. Daiane também foi pioneira na execução de movimentos inéditos e tem dois elementos no solo batizados com seu nome: o "Dos Santos I" e o "Dos Santos II", feito igualado apenas por Simone Biles.

Com roteiro de Flávia Vieira (São as Regras) e Janaína Tokitaka (Mila no Multiverso, De Volta aos 15), o filme está em fase avançada de desenvolvimento.

"Sempre enxergamos que esse projeto tinha o potencial de encantar o mundo, e é um feliz encontro ver a Ashé Ventures compartilhando essa visão com a gente, em uma coprodução histórica para o Brasil", afirmou Luana Lobo, copresidente da Maria Farinha Filmes.

"Vivemos um momento muito especial no Brasil, em que o público busca novos heróis. Temos a chance de fazer desse filme um grande case local - e, acima de tudo, global", disse Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures, empresa cofundada por Viola Davis.

Nas redes sociais, a Maria Farinha Filmes confirmou a notícia e celebrou a futura produção: "Uma parceria histórica para contar a história de quem sempre voou mais alto."

Talitha Morete se emocionou ao falar de Tati Machado no Mais Você desta quarta-feira, 14. A jornalista estava grávida, mas perdeu o bebê que esperava no oitavo mês de gestação.

O assunto também foi comentado por Fabrício Battaglini. "Ontem foi divulgada uma informação que nenhum de nós poderia imaginar, sobre a dor que sofreram a nossa companheira, nossa querida Tati Machado, e o marido dela, o Bruno Monteiro, com a perda do filho Rael", disse.

O jornalista afirmou que toda a equipe do programa se solidariza com o casal neste momento delicado. Ele também afirmou que os dois precisam de privacidade e mandou um abraço para Tati e Bruno.

"A Tati estava grávida de oito meses e foi surpreendida com essa notícia de tirar o chão. A nota divulgada por ela nas redes sociais disse que foi constatada a parada dos batimentos cardíacos do bebê, e as causas ainda estão sendo investigadas", complementou Talitha.

A apresentadora ainda afirmou que todo o Brasil está em uma corrente de carinho e amor para o casal.

Na tarde de terça-feira, 13, Ana Maria Braga já havia uado as redes sociais para prestar apoio a Tati Machado. "É impossível não compartilhar essa dor com você. Toda mulher que já sonhou, que já esperou, vai sentir junto com você esse luto silencioso, essa perda que não se explica."

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Maria Angela de Jesus é a nova diretora-presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra as Rádios e a TV Cultura. A jornalista foi eleita com 37 votos na manhã desta quarta-feira, 14, pelo Conselho Curador da Fundação e é a primeira mulher a assumir o cargo.

Ela tem mais de 25 anos de experiência no audiovisual, com passagens pela Netflix, HBO e Paramount. Atualmente, a jornalista trabalha como produtora associada da Conspiração Filmes. Ela sucederá José Roberto Maluf, que encerrará seu mandato em 12 de junho.

Agora, a presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta é Maria Alice Setubal, também conhecida como Neca Setubal. Essa é a segunda vez que uma mulher ocupa o cargo, que foi de Esther de Figueiredo Ferraz entre 1971 e 1973.

Augusto Rodrigues é o vice-presidente do Conselho, enquanto Lígia Cortez foi reeleita como secretária da mesa do Conselho Curador. Drauzio Varella, Luciana Temer, Miguel Reale Júnior, Octavio de Barros e Rosane da Silva Borges agora são conselheiros.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais