Secretário de Barueri é exonerado após fala contra PCD: 'Não tem condição de aprender'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de Barueri, cidade da Grande São Paulo, exonerou nesta sexta-feira, 16, o secretário de Educação da cidade após a circulação de um áudio em que o então chefe de pasta, Celso Furlan, faz declarações consideradas desrespeitosas e preconceituosas contra pessoas com deficiência (PCD) durante uma reunião de trabalho.

Em nota, o ex-secretário afirma que sua fala foi um recorte retirado de contexto e que nunca quis desrespeitar ou causar constrangimentos. A declaração foi gravada durante o encontro em que funcionários da secretaria debatiam um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar da cidade.

A prefeitura de Barueri comunicou, em nota, que lamenta o ocorrido e afirma que a Secretaria de Educação mantém uma "política séria, ética e inclusiva voltada aos cuidados da pessoa com deficiência". No comunicado a administração confirmou a exoneração do ex-chefe da pasta nesta sexta.

A fala viralizou nas redes sociais. Nela, Furlan diz que a rede de ensino municipal não está conseguindo absorver os estudantes PCD que buscam se matricular nos equipamentos de educação pública da cidade e pede atenção às escolas sobre o acolhimento de novos alunos com deficiência.

"Tome cuidado para não ficar dando vaga para deficiente porque vocês não toleram mais eles na escola. Eles não são da cidade. Nós tínhamos 700 e poucos deficientes. Hoje, nós estamos com mais de 3 mil", disse.

Furlan insinua ser contrário à inclusão de estudantes com deficiência na escola. Alega que há alunos PCD que "usam comprovante falso" e que um garoto dentro do espectro do autismo "significa 20 alunos normais".

"Esse é um caso sério a pensar. Não que eu queira descartar, mas nós temos a casa dos autistas, que fica em outra secretaria, do deficiente", afirmou, sugerindo um remanejamento de casos para outras pastas.

O ex-secretário chega a dizer também que há casos de alunos cadeirantes, que de tão comprometidos, não têm condições de aprender. E afirma também que há mães que querem as vagas nas escolas para não ter que lidar com a responsabilidade de cuidar da criança.

"Tem caso de deficiente caminhante, cadeirante que não mexe nenhum membro do corpo, nada, todinho torto, todinho deficiente, não tem condição de aprender nada. A mãe leva, sabe por quê? Para ficar livre quatro, cinco horas longe do filho", disse.

Em nota publicada nas redes sociais, Celso Furlan explicou que a sua fala foi "retirada de contexto", e que não tinha o objetivo de desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento.

"Acredito firmemente na valorização da diversidade humana e no respeito à dignidade de cada indivíduo, independentemente de suas características", escreveu Celso Furlan.

"Reconheço a importância de uma comunicação clara e respeitosa em todos os momentos. Meu objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento. Repito, se trata de um recorte fora de contexto", acrescentou o ex-secretário.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), é dever do Estado "assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência", e é de responsabilidade do poder público garantir aos estudantes PDC "um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades".

Em outra categoria

Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, falou sobre seus problemas com bulimia no início de sua juventude. Segundo a cineasta, sua mãe notou que havia algo errado, mas não sabia o que.

Ela também disse que a situação piorou quando ela entrou em um relacionamento tóxico.

"Ele [ex-namorado] comprava tudo o que eu gostava e dizia para eu comer bastante, porque assim engordaria e ninguém mais ia querer ficar comigo", disse entrevista ao site Mina.

Para aliviar a culpa, Giulia revelou que tomava laxante diariamente e que achava esse comportamento "normal". Ela só percebeu que a situação não estava controlada em conversa com seu psiquiatra.

Giulia já chegou a ficar 20 horas se comer, acreditando que estava em jejum intermitente. Mas, depois disso, acabava ansiosa e comia alimentos doces ou gordurosos.

"Hoje já não me culpo se como um chocolate", diz ela, que na pandemia teve acesso a conteúdos de positividade corporal, algo que a ajudou a superar o problema.

Rodrigo Silva, filho mais novo de Faustão, de 17 anos, se tornou um dos nomes mais comentados das redes sociais nesta sexta-feira, 22, após chegar à festa de seu irmão, João Silva, acompanhado de Daia de Paula, de 36 anos.

Ela é ex-bailarina e ex-assistente de palco de Faustão. Entrou no balé do apresentador em 2016, e, em 2019, se tornou "repórter da galera", para em seguida se tornar assistente de palco. Daia trabalhou com o comunicador na Globo e na Band.

"Daqui a pouco eu posso estar sendo presa e o Felca vai bater na minha porta. Olha, eu vou falar... Vocês aqui da internet, gente... Eu nunca fui tão ameaçada, xingada, humilhada. Que loucura, como as pessoas gostam de julgar a gente", disse. Ela citou o influenciador que nas últimas semanas fez um vídeo viral sobre a exploração das imagens de menores de idades nas redes sociais.

É namoro?

Em entrevista à revista Quem na festa, Rodrigo Silva não deu detalhes sobre o suposto romance, dizendo que ele "é secreto ainda".

"Ainda estamos vendo isso aí. Ela trabalhava no balé do meu pai. É uma mulher maravilhosa, pelo amor de Deus, não tem como mentir, é só olhar que você já percebe", afirmou.

Margot Robbie protagonizou um momento fofo com seu bebê durante uma entrevista sobre seu novo drama, A Grande Viagem da sua Vida. Nessa quinta-feira, 21, durante a conversa com Colin Farrell para o Access Hollywood, ela foi interrompida pelo barulho da criança.

O primogênito da atriz com o ator Tom Ackerley nasceu em novembro de 2024, segundo a revista People. Reservada quanto às aparições do filho na mídia, a atriz não revelou a data exata e nem o nome da criança. Ainda de acordo com a revista, trata-se de um menino.

Para o Entertainment Tonight, em outra entrevista sobre o longa, a atriz revelou um pouco da nova fase da maternidade: "Se você tenta explicar para alguém que tem filhos [como é ser pai], você não precisa. Eles entendem. É a melhor [experiência]."

O filme que Margot Robbie estrela Colin Farrell é A Grande Viagem da sua Vida, que fala sobre a jornada de dois desconhecidos que se encontram no casamento de um amigo em comum. A partir daí, eles embarcam em uma viagem com o GPS de um carro antigo como guia e realizam uma "viagem inusitada" pelo tempo.

A produção é do diretor sul-coreano Kogonada e a estreia no Brasil é prevista para 18 de setembro deste ano.