Missão Covid faz 93 mil atendimentos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com 93 mil teleatendimentos gratuitos em quase 2,3 mil cidades do País, além de brasileiros que moram no exterior, o projeto Missão Covid completou um ano. Após realizar o cadastro na plataforma, o paciente que apresenta sintomas recebe atendimento por videochamada.

Entre os atendidos nesse período estão, em sua maioria, pessoas de 30 a 60 anos, das classes C e D, sem convênio médico. Idosos geralmente são inscritos por familiares jovens que acompanham o teleatendimento. O perfil também se concentra em Rio e São Paulo, com 21.041 e 18.487 cadastros, respectivamente, entre março de 2020 e fevereiro de 2021. Diante de novas variantes e do aumento de casos, a plataforma, que teve em um ano mais de 4,5 milhões de acessos, apresentou um crescimento na procura pelo serviço após o carnaval. "Chegamos a receber 1 mil cadastros diariamente", afirma o médico cardiologista Leandro Rubio, fundador da Missão Covid.

Em 13 de fevereiro, foram feitos 57 cadastros, ante 1.038 em 11 de março, menos de um mês depois - o que representa uma alta de quase 20 vezes. Além disso, com casos mais graves atingindo a população mais jovem, a Missão Covid acompanhou mais cadastros entre 31 e 50 anos. Por exemplo: de 4.711 (entre 1º e 15 de junho) para 10.285 (entre 1º e 15 de março de 2021). No mesmo período, foi observada elevação de 1.374 para 3.736 nos cadastros entre 51 e 70 anos. Todas as outras faixas etárias, até as acima de 90 anos, demonstram crescimento, mas em ritmo menor. Em um ano foram feitos mais de 260 mil cadastros na plataforma (em https://missaocovid.com.br/).

Em média, 1,5 mil médicos de diferentes especialidades e localidades do País já contribuíram com o projeto. "Hoje temos aproximadamente 100, em sua maioria aposentados. Mas muitos jovens também, como eu, que tenho 35 anos", afirma Rubio. "Nos últimos 15 dias, atendemos 10% do total de cadastrados. Em alguns momentos, 20% da demanda que chega diariamente. Isso varia e depende dos médicos disponíveis."

Com o aumento da procura, nem todos os pacientes que se cadastram conseguem entrar na fila de atendimento. Por isso, Rubio convida médicos de todo o País a fazerem parte do projeto. "É um projeto movido por valores e propósitos, sem fins lucrativos", afirma.

Após a solicitação, normalmente o cadastro é atendido por um médico por chamada de vídeo pelo WhatsApp, em poucas horas. O profissional pode ainda orientar o paciente para que procure atendimento presencial. "Em alguns casos, apenas receitamos remédios que ajudam a aliviar os sintomas da covid-19", diz o fundador.

Neste mês, o aposentado Antônio Pereira Borges, de 61 anos, fez a inscrição para a filha Michelle Cristhini Bruschi Pereira Borges, de 30, estudante de Pedagogia. "Observei que minha filha estava com um pouco de dificuldade para respirar. Eu me inscrevi no domingo e, no mesmo dia, felizmente, recebi o retorno de um médico. O atendimento foi excelente."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O novo Paredão do BBB 25 foi formado na noite deste domingo, 13, entre Guilherme, Renata e Delma. Mais cedo, o programa já contou com a eliminação de Vinícius e a Prova do Líder.

O apresentador Tadeu Schmidt explicou como será a formação do Paredão deste domingo:

- Líder indica um participante.

- Os dois mais votados pela casa vão para o Paredão.

- Não há Prova Bate-Volta. Em caso de empate, o Líder escolhe quem está no Paredão.

- A eliminação ocorre na próxima terça-feira, 15.

Como foi a votação do Paredão

- O líder João Pedro indicou Guilherme direto ao Paredão.

- Guilherme votou em Renata.

- Diego Hypolito votou em Renata.

- Renata votou em Delma.

- Vitória Strada votou em Renata.

- Delma votou em Renata.

Os mais votados para o Paredão

- 4 votos: Renata.

- 1 voto: Delma.

Carol Ribeiro contou mais detalhes sobre a descoberta da esclerose múltipla e a importância da procura de um diagnóstico. A modelo de 45 anos explicou: "Muita gente me disse que nunca começou o tratamento por medo. Quero dizer que é possível viver bem. Mas é preciso ouvir o corpo", disse, durante entrevista ao Fantástico neste domingo, 13.

"Parem para se escutar, parem para escutar os recadinhos que o corpo tem", completou. Para ela, a falta de sono foi um dos piores sintomas: "Fiquei 17 dias sem dormir".

Outros sinais como cansaço extremo, falhas ao caminhar, confusão mental e o famoso "calorão" (sensação de calor excessivo no corpo) também apareceram na vida da modelo.

Ela se perguntava sobre a causa dos sintomas: "Será que é menopausa? Será que é síndrome do pânico?". Foi quando decidiu ir atrás de um diagnóstico.

A procura por um diagnóstico definitivo levou Carol até um neurologista que, através de um exame de ressonância magnética, trouxe uma resposta definitiva: esclerose múltipla.

A doença neurológica, crônica e autoimune acomete principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Ela faz com que as células de defesa do organismo ataquem o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

A primeira revelação do diagnóstico de Carol aconteceu durante um evento da revista Harper's Bazaar.

O BBB 25 revelou quem saiu no Paredão deste, domingo, 13: Vinícius, com 52,69% dos votos. Renata (46,23%) e Vitória Strada (1,08%) se salvaram. De acordo com as enquetes mais recentes, ele já parecia como um dos prováveis eliminados ao lado de Renata.

O programa teve início por volta das 23h20. O apresentador Tadeu Schmidt relembrou ao público sobre o "Modo Turbo", ou seja, o programa ainda contaria com mais uma Prova do Líder e formação de novo Paredão após a eliminação.

Na primeira interação com a casa, falou com os indicados. "Eu encararia outro Monstro desses para não estar no Paredão, com certeza", disse Renata.

Vinícius fez uma analogia: "Estou emparedado. Já estou rebocando as paredes. Meu pai é pedreiro e me ensinou a rebocar. Estou só rebocando para construir um castelo, quem sabe?"

Vitória Strada também falou sobre a sensação de estar no Paredão: "É horrível. A gente tenta se preparar para tudo. Eu cheguei num ponto do jogo que eu nunca imaginava chegar até aqui. Estou preparada para tudo. Se tiver prova de resistência, a gente faz. Só não estou preparada para sair."

No discurso de eliminação, Tadeu Schmidt disse: "Você tem medo de decepcionar com as pessoas, mas não tem motivo nenhum para alguém se decepcionar com você. É só orgulho. Você fez todas as loucuras para realizar o seu sonho. Mas chegou a hora de aposentar essa camisa laranja. Vem pra cá, Vinícius".

Ao encontrar o apresentador quando deixava o programa, Vinícius se emocionou e chegou a chorar: "É uma sensação de frustração por não realizar meu sonho de chegar na final, mas também de dever cumprido. Fui o que podia ser de melhor para o jogo e para mim. Não envergonhei a minha família e nem a mim".