Uma volta ao mundo, pela tela

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As séries espanholas não são as únicas a alcançar o mundo inteiro por causa da globalização impulsionada pelas plataformas de streaming. Há a sul-coreana Kingdom (Netflix), sobre um príncipe tendo de enfrentar uma epidemia de ressurreição de mortos. As alemãs Das Boot (Starzplay), um drama da 2ª Guerra passado em grande parte nos submarinos nazistas, e Dark (Netflix), uma série sobre viagem no tempo que deu nó na cabeça de muita gente.

A italiana Zero Zero Zero (Amazon Prime Video) é um drama de crime sobre o comércio de cocaína, baseada num livro de Roberto Saviano. A sueca Beartown (HBO) investiga o efeito do ambiente de masculinidade tóxica numa pequena cidade obcecada por hóquei. A israelense Shtisel, que estreou sua 3ª temporada na Netflix, mostra o cotidiano de uma família ultraortodoxa em Jerusalém.

A norueguesa Beforeigners (HBO) tem pessoas voltando da pré-história, da era viking e do século 19 e emergindo na Oslo de hoje. A francesa Lupin (Netflix) é um thriller de mistério estrelado por Omar Sy, como filho de imigrante senegalês que deseja vingança pela prisão do pai.

Também da França, vem a comédia Dix pour Cent, que estreou sua 4ª e última temporada na Netflix. Desvenda os bastidores do cinema e da TV, um pouco como a inglesa Extras, sobre figurantes, e a mezzo inglesa, mezzo americana Episodes, sobre um casal de roteiristas lidando com os excessos de Hollywood, especialmente do ator Matt (vivido por Matt LeBlanc). Só que, em Dix pour Cent, criada por Fanny Herrero, os verdadeiros heróis são os agentes dos famosos e seus assistentes, como Andréa (Camille Cottin), Gabriel (Grégory Montel) e Hervé (Nicolas Maury).

A cada episódio, há a participação especial de um ator ou diretor francês famoso. No começo não foi fácil, contou M Marc Fitoussi, showrunner da 4ª temporada ao lado de Antoine Garceau, em entrevista ao Estadão, durante o festival Canneseries. "Eles não sabiam o que iam encontrar. Mas, depois, um monte de gente pedia para participar."

Passaram pela série Cécile de France, Isabelle Adjani, Juliette Binoche, Isabelle Huppert e Monica Bellucci, entre outros. Na temporada derradeira, aparecem Jean Reno, Charlotte Gainsbourg e Sigourney Weaver. "A Sigourney disse que amava a série, porque as situações valiam tanto para o cinema francês quanto para Hollywood", disse Garceau.

Para o ator Nicholas Maury, que também falou ao Estadão durante o Canneseries, foi uma grande surpresa ver o sucesso da série. "Recebo muitas mensagens nas redes sociais de brasileiros dizendo que amam a série e queriam que fosse ao Brasil. Será que eles gostam por causa das paisagens de Paris?", perguntou o ator.

Ver Paris nunca é ruim. Mas a explicação talvez seja mais simples: os brasileiros e espectadores de todo o mundo simplesmente se conectam com os perrengues vividos pelos funcionários da agência de talentos. "Acredito que no início viam por causa das estrelas, mas depois se apaixonaram por essa família de agentes", disse Fitoussi.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

As Patricinhas de Beverly Hills, comédia adolescente icônica dos anos 1990, vai ganhar série. A trama funcionará como uma continuação do filme, com Alicia Silverstone de volta ao papel de Cher Horowitz depois de 30 anos.

A atriz de 48 anos também será produtora executiva do projeto, de acordo com a revista The Hollywood Reporter. Por trás da série estão Josh Schwartz e Stephanie Savage, que idealizaram dois grandes sucessos voltados para o público jovem nos anos 2000: as séries The O.C. e Gossip Girl. Jordan Weiss, roteirista da sequência Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda, também está envolvida.

Mais detalhes sobre o enredo ainda não foram divulgados. A série está em desenvolvimento pelo streaming Peacock, da NBC. As produções originais da plataforma, indisponível no Brasil, costumam chegar ao País pelo Universal+.

Anteriormente, em 2020, uma outra série derivada de As Patricinhas de Beverly Hills havia sido anunciada. A história seria um mistério sobre o desaparecimento de Cher, investigado por sua melhor amiga, Dionne (vivida por Stacey Dash no filme). A produção, no entanto, foi descartada, e a ideia não deve ser reaproveitada.

As Patricinhas de Beverly Hills foi lançado em 1995. É uma adaptação moderna do clássico Emma, romance de Jane Austen de 1815. Até hoje, o filme segue conquistando novas gerações por sua ótima trilha sonora e figurinos fashionistas.

Na trama, Cher é a garota mais popular de sua escola em Beverly Hills, em Los Angeles, na Califórnia. Rica, mimada e superficial, a jovem pega gosto pela "caridade" e resolve presentear uma nova colega, cujo visual a desagrada, com uma transformação completa. A crise começa quando essa garota supera a popularidade de Cher, tomando seu posto como abelha-rainha.

A Globo anunciou que, em 2026, haverá mais uma edição do Big Brother Brasil. O apresentador Tadeu Schmidt falou, no programa da última quinta-feira, 17, que as inscrições para participar já estão abertas.

Para tentar uma chance de entrar na casa, é preciso acessar este link. Segundo instruções da produção, ao entrar no link de inscrição, primeiro, é preciso selecionar a região onde mora ou nasceu.

Depois, é preciso responder um questionário. A produção ainda recomenda caprichar nas fotos e nos vídeos. As vagas são limitadas e se esgotam rapidamente.

Na noite de quinta-feira, 17, Diego Hypólito foi eliminado com 59,77% dos votos. Ele disputava a permanência na casa com Vitória e Renata. A temporada de 2025 do BBB tem data marcada para acabar no dia 22 de abril.

A icônica Odete Roitman está prestes a fazer sua aguardada estreia no remake de Vale Tudo. A personagem, agora vivida por Debora Bloch, entra na trama no capítulo previsto para ir ao ar em 26 de abril. Dona da companhia aérea TCA, Odete promete movimentar o núcleo empresarial da novela das 21h.

Enquanto Maria de Fátima (Bella Campos) tenta aplicar um golpe em Afonso Roitman (Humberto Carrão), a chegada da executiva pode virar o jogo. Com sua postura implacável e calculista, a personagem retorna ao Brasil com intenções que devem impactar diretamente o futuro dos Roitman.

De acordo com informações divulgadas pelo site gshow, a entrada de Odete coincide com uma nova crise envolvendo Marco Aurélio (Marcos Caruso), que deve sofrer um grande prejuízo financeiro nos próximos capítulos. A trama da TCA e os conflitos internos da família devem ganhar ainda mais destaque.

Além disso, o remake assinado por Manuela Dias deve trazer outras reviravoltas nos próximos dias - incluindo a morte de um personagem querido pelo público, Rubinho (Júlio Andrade).