Decreto cria Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono no Ministério da Fazenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto que cria a Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, dentro do Ministério da Fazenda. A estrutura contará com uma Subsecretaria de Regulação e Metodologias e uma Subsecretaria de Implementação.

O decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), prevê que a nova secretaria da Fazenda exerça as competências de órgão gestor do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) de forma temporária até que a estrutura definitiva seja criada e entre em funcionamento.

"À Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono compete elaborar estudos, projeções e cenários de descarbonização e de impacto econômico de normativos associados ao SBCE; realizar consultas públicas e oitivas sobre atos regulatórios; atuar, em articulação com órgãos, comitês e entes subnacionais, na formulação, na proposição, no acompanhamento e na coordenação de atos e políticas climáticas e de descarbonização", diz o texto.

Também são atribuições do órgão "atuar em articulação com órgãos, entidades e organismos nacionais, internacionais e estrangeiros, que atuem nos campos ambientais, climáticos e de descarbonização, inclusive para a realização de estudos, conferências técnicas, congressos e eventos similares; coordenar, no âmbito do Ministério da Fazenda, programas e projetos de cooperação técnica em temas ambientais, climáticos e de descarbonização; atuar em articulação com outros órgãos da administração pública federal para a promoção das ações necessárias ao funcionamento do SBCE; regulamentar os processos de avaliação de conformidade e de credenciamento de organismos de inspeção; e promover a disseminação de informações por meio de publicações oficiais, portais eletrônicos e outros meios adequados de comunicação".

Em outra categoria

A visita de Dua Lipa ao Brasil veio recheada de passeios e surpresas. Após sua passagem por São Paulo, que contou com barzinhos, roda de samba e até festa de música eletrônica, a cantora foi avistada no Rio de Janeiro, cidade onde se apresentará neste fim de semana.

Ela foi vista em um bar comendo espetinhos e tomando chope junto de amigos e da equipe que a acompanha durante a turnê Radical Optimism. O restaurante em questão era o Braseiro, restaurante de comida na brasa localizado na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Na mesma noite, ela foi vista em outro local enquanto curtia músicas, também no Rio. Dua realizará um show na capital fluminense, no sábado, 22 de novembro, na área externa da Farmasi Arena.

Sua passagem por São Paulo também não ficou para trás: após o show no MorumBis no último sábado, 15, a britânica foi vista em uma festa de música eletrônica em Indaiatuba, no interior do estado, curtindo a primeira edição brasileira da Circoloco.

No domingo, Dua também curtiu uma roda de samba com famosos como Carlinhos Brown, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Shaw Mendes.

A piauiense Maria Gabriela Lacerda representou o Brasil na passarela dedicada a trajes típicos nacionais no Miss Universo 2025, que ocorre na Tailândia, nesta quarta-feira, 20.

Para o desfile de traje típico, Maria Gabriela escolheu representar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do País. "[O traje] homenageia um dos ícones mais conhecidos do País, celebrado em manifestações artísticas, populares e históricas ao longo de séculos", explicou a organização do Miss Universe Brasil nas redes sociais.

Também pelas redes sociais, Maria Gabriela explicou a sua escolha: "Neste palco, eu não visto apenas um traje: eu visto a história, a fé e a identidade de um povo. Cada detalhe deste traje típico homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja luz atravessa gerações e simboliza resistência, esperança e proteção." A roupa foi desenhada pelo estilista paranaense Mario Cezar Silva.

A final do Miss Universo 2025 ocorre na próxima quinta-feira, 20, e será transmitida gratuitamente, a partir das 21h30, pelo RecordPlus (streaming da Record) e pelo portal R7.

O ator Daniel Radcliffe participou do programa Good Morning America e revelou que escreveu uma carta a Dominic McLaughlin, ator escalado para viver Harry Potter na nova série prevista para chegar à HBO em 2027. Entre 2001 e 2011, Radcliffe viveu o personagem nos oito filmes da franquia do bruxinho criado pela escritora J.K. Rowling.

"Escrevi para Dominic e enviei uma carta a ele, e ele me respondeu com uma mensagem muito gentil", revelou o veterano. "Não quero ser um fantasma na vida dessas crianças, mas só queria escrever para ele e dizer: 'Espero que você se divirta muito, e até mais do que eu. Eu me diverti bastante, mas espero que você se divirta ainda mais'", continuou Radcliffe.

"E eu me diverti mesmo. Vejo essas fotos dele com as outras crianças e dá vontade de abraçá-las. Elas parecem tão jovens. Eu olho para elas e penso: 'Nossa, é incrível como eu fazia isso nessa idade'. Mas também é incrivelmente doce, e espero que estejam se divertindo muito", finalizou.

Na nova série, que tem roteiro de Francesca Gardiner e direção de Mark Mylod, Dominic McLaughlin vai contracenar com Arabella Stanton, como Hermione, e Alastair Stout, como Ron.