Médico brasileiro no Kuwait opera paciente em Curitiba e cirurgia entra para o Guinness

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma telecirurgia realizada entre o Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba, e o Hospital Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, no Oriente Médio, foi reconhecida pelo Guinness Book como a mais distante já realizada.

No procedimento, realizado em 3 de outubro, 12.034,92 km separavam o médico brasileiro Leandro Totti e o paciente. O recorde anterior era de uma operação realizada entre as cidades de Casablanca, no Marrocos, e Xangai, na China.

Além dessa cirurgia, uma outra conquista foi alcançada. No mesmo dia da operação, uma equipe de médicos do Kuwait fez o inverso. Eles operaram um paciente do país quando estavam em Curitiba. A cirurgia também foi bem-sucedida e configura a situação como a primeira experiência mundial de telecirurgia robótica em dupla direção (Brasil - Kuwait e Kuwait - Brasil).

"Ambas as cirurgias foram concluídas com sucesso e segurança, reforçando a viabilidade da colaboração global em cuidados cirúrgicos e estabelecendo um novo padrão no campo da cirurgia robótica remota", cita o Guinness, em seu site.

O projeto foi idealizado e liderado pelo médico Marcelo Loureiro, fundador da Scolla Centro de Treinamento Cirúrgico, instituição de treinamento para cirurgias minimamente invasivas. Ele destaca que os procedimentos são feitos notórios, mas o título não era o objetivo central. "O mais importante é mostrar que temos capacidade de realizar esse tipo de operação no Brasil", diz.

Lourenço já participava de projetos relacionados ao tema no Kuwait e na China e a ideia de realizar os procedimentos surgiu justamente com o objetivo de trazer essa tecnologia para o País.

"Por ser um País de dimensões continentais, a telemedicina tem um papel ainda mais relevante. Permite que um cirurgião em Curitiba, por exemplo, atenda pacientes de lugares distantes, como Norte e Nordeste, sem precisar viajar", destaca.

Hérnia inguinal

A operação foi realizada para tratar uma hérnia inguinal. O procedimento é considerado simples e, por conta disso, foi o escolhido para o projeto. "Nosso objetivo era garantir total segurança ao paciente, por isso evitamos qualquer procedimento que não tivesse resultados absolutamente previsíveis", cita Lourenço.

Segundo o médico, a hérnia inguinal acontece quando parte do intestino ou outro tecido abdominal atravessa uma área enfraquecida da parede muscular da região da virilha, formando uma saliência visível. Essa condição geralmente se forma devido ao enfraquecimento dos músculos abdominais, que pode ser causado por fatores como esforço físico excessivo, obesidade ou mesmo predisposição genética.

A pressão dentro do abdômen aumenta e faz com que o tecido se projete através do canal inguinal, uma passagem natural nessa região. A hérnia pode causar dor, desconforto, principalmente ao se inclinar ou carregar peso e, em alguns casos mais graves, pode resultar em complicações como a obstrução do intestino.

De acordo com Sandro Scolari Filho, diretor técnico do Hospital da Cruz Vermelha, a recuperação do paciente foi tranquila. Após 11 dias, ele já estava sem dores ou grandes restrições.

Preparação de dois anos

O projeto vinha sendo elaborado há cerca de 2 anos e, em agosto, os profissionais testaram a tecnologia realizando a retirada da vesícula de um suíno que estava em Cascavel, no interior do Paraná, por um médico que estava em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

Uma das preocupações, explica Loureiro, era que não houvesse atrasos no controle dos instrumentos cirúrgicos.

Os profissionais utilizaram o robô cirúrgico MP1000, da Edge Medical, com valor estimado de R$ 10 milhões. A conexão entre os hospitais no Brasil e no Kuwait foi viabilizada pela Ligga Telecom, por meio de uma ligação de fibra óptica para possibilitar a transmissão de dados com baixa latência (tempo de atraso entre o envio e o recebimento dos dados) e alta estabilidade.

Em outra categoria

Um dos filmes de terror mais elogiados do ano, A Hora do Mal chega à HBO Max nesta sexta-feira, 24. Escrito e dirigido por Zach Cregger, o longa é apenas mais um numa grande série de títulos do gênero a chegar aos cinemas em 2025.

Seu filme de terror favorito pode ter uma história real muito mais assustadora

Com o Halloween se aproximando, uma maratona de terror pode ser um ótimo programa para quem vai ficar em casa.

A seguir, confira sete filmes do gênero lançados em 2025 - e que já estão disponíveis no streaming:

A Hora do Mal

O misterioso desaparecimento de quase todas as crianças de uma pequena cidade do interior dos EUA leva a população a buscar respostas. Quando uma professora (Julia Gardner) se torna suspeita de sequestrar seus alunos, ela começa sua própria investigação, que a leva a uma revelação macabra.

'A Hora do Mal' é o filme mais ousado de 2025 até agora e está disponível na HBO Max.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (2025)

Na nova versão do filme clássico dos anos 1990, um grupo de jovens se envolve em um acidente automobilístico fatal e, buscando escapar impunes, decidem manter segredo sobre o ocorrido. Quando um serial killer começa a caçá-los meses depois, eles buscam pela ajuda de sobreviventes de um caso semelhante que aconteceu décadas atrás.

'Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado' estreia, de novo, atrasado na conversa

E está disponível na HBO Max.

Pecadores

Depois de passarem anos trabalhando para mafiosos em Chicago, dois irmãos gêmeos retornam para sua pequena cidade no Mississipi com a intenção de abrir um clube de jazz. Após reunirem músicos e patrocinadores locais, eles organizam uma grande festa para a inauguração, mas um mal oculto transforma suas noites em um pesadelo.

'Pecadores' é o melhor filme de Ryan Coogler - e um dos melhores do ano e está disponível na HBO Max.

O Macaco

Em O Macaco, dois irmãos têm suas vidas traumatizadas por causa de um brinquedo amaldiçoado: um macaco baterista que causa mortes violentas quando para de tocar seu instrumento. Anos após se livrarem dele, o brinquedo retorna misteriosamente para suas vidas, colocando em risco a vida de todos que os cercam.

O Macaco está disponível no Prime Video.

Premonição 6: Laços de Sangue

O novo filme da franquia Premonição começou nos anos 1960, quando uma jovem prevê e impede a morte de várias pessoas no desabamento de um prédio. Décadas depois, sua neta começa a ter visões parecidas, mas a morte começa a caçar as pessoas que foram salvas pelas duas.

'Premonição 6', divertido e bizarro, quer acabar de uma vez por todas com a cadeia da morte e está disponível na HBO Max.

Presença

Após se mudarem para o que acreditam ser a casa perfeita, uma família começa a perceber sinais que indicam que eles não estão sozinhos no novo lar. O medo desta entidade misteriosa leva segredos e traumas a serem revelados, testando a ligação entre eles.

Presença está disponível no Prime Video.

Extermínio: A Evolução

Terceiro filme da franquia, Extermínio: A Evolução conta com o retorno do diretor Danny Boyle e do roteirista Alex Garland e se passa 28 anos depois do vírus da raiva praticamente extinguir a raça humana, com sobreviventes vivendo isolados em uma ilha, deixando-a apenas em situações extremas. Em uma missão no continente, um grupo começa a explorar o que restou da civilização, descobrindo horrores e maravilhas que moldaram tanto os infectados quanto aqueles que conseguiram sobreviver.

'Extermínio: A Evolução' ressuscita franquia sem nada de novo a acrescentar e está disponível na HBO Max.

Laudos de exames feitos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmaram nesta sexta-feira, 24, que a modelo e influenciadora Lidiane Aline Lourenço, de 33 anos, morreu por intoxicação por monóxido de carbono. Ela e a filha, Miana Sophya Santos, de 15 anos, foram encontradas mortas no apartamento onde moravam, na Barra da Tijuca, no dia 9 de outubro.

De acordo com a Polícia Civil, o resultado comprova o que já havia sido apontado na perícia do apartamento, que identificou irregularidades nas instalações de gás.

Por conta do estado avançado de decomposição no corpo da adolescente, o exame sobre a causa da morte não foi conclusivo, informou a polícia. O caso continua sendo investigado pela 16ª Divisão Policial do Rio de Janeiro.

Entenda o caso

Conforme a Polícia Militar (PM), os corpos de mãe e filha foram encontrados no apartamento que fica no 11º andar de um edifício da Avenida Lúcio Costa, no dia 9 de outubro. Quando os PMs chegaram ao local, o Corpo de Bombeiros já estava lá.

Vizinhos acionaram os bombeiros por causa de um forte odor no andar do prédio. A porta do apartamento foi arrombada pela equipe. Lidiane estava em um quarto, e Miana estava na sala.

Segundo a Polícia Civil, a perícia realizada no local não encontrou indícios de agressão nem sinais de violência nos acessos ao apartamento. Mas os peritos identificaram irregularidades nas instalações de gás.

A polícia ainda não conseguiu determinar o dia exato da morte de mãe e filha, que tinham sido vistas com vida em 5 de outubro.

Quem eram as vítimas

Além de modelo e influenciadora, Lidiane também cursava medicina. Natural de Santa Cecília, que fica no oeste de Santa Catarina, ela havia se mudado para o Rio de Janeiro há alguns anos. Lidiane mantinha um perfil no Instagram com mais de 54 mil seguidores.

A filha, que era atriz, nascida na mesma cidade, acompanhou a mãe no Rio de Janeiro. Elas foram veladas e enterradas em Santa Cecília no dia 12 de outubro, no Cemitério Municipal.

O que diz a companhia de distribuição de gás

Em nota, a companhia Naturgy, responsável pela distribuição de gás, lamentou a morte de mãe e filha e informou que não identificou nenhum chamado de emergência ou solicitação para o imóvel.

"A companhia reforça que a empresa distribuidora de gás canalizado é responsável por levar o gás, por meio de redes, até o limite da propriedade dos consumidores. Assim como acontece em todos os demais serviços públicos como água e luz, a manutenção dos aparelhos como fogões e aquecedores e das instalações internas das residências é uma responsabilidade do consumidor", afirmou.

Ainda segundo o comunicado, uma lei estadual prevê uma vistoria a cada cinco anos nas instalações e equipamentos de gás, chamada Inspeção Periódica de Gás (IPG).

"O prazo para a realização da IPG no bairro da Barra da Tijuca termina em junho de 2026 e não consta até o momento laudo de realização da inspeção do apartamento (onde mãe e filha moravam). Atualmente 64% dos imóveis da Barra da Tijuca realizaram a IPG em cumprimento a lei estadual", explicou.

Isabelle Tate, atriz conhecida por seu papel em 9-1-1: Nashville, morreu aos 23 anos no último domingo, 19. A informação foi confirmada pela People na quinta-feira, 23.

Ela havia sido diagnosticada com Charcot-Marie-Tooth (CMT), doença rara que ocasiona fraqueza e atrofia muscular progressiva nos membros e perda sensorial, mas a causa da morte não foi divulgada.

Segundo a TMZ, o funeral da atriz acontece nesta sexta-feira, 24.

Formada pela Middle Tennessee State University, ela começou a carreira na TV no episódio piloto de 9-1-1: Nashville. Na série, ela interpretou Julie, uma jovem cadeirante que participa de um show de streaptease ao lado de Blue (Hunter McVey).

O obituário publicado pela Agência McCray, que cuidava da atriz, definiu Isabelle como uma pessoa "cheia de energia, batalhadora, nunca dando desculpas para o fato de que ela poderia ter uma deficiência em relação aos outros."

Ela deixa a mãe, Katherine, o pai, John Daniel, e sua irmã, Daniella.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais