Idec pede esclarecimentos do STF em decisão sobre responsabilidade das redes sociais

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) recorreu da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliou a responsabilidade das redes sociais por conteúdos ilícitos publicados pelos usuários. Para a entidade, o STF deve esclarecer pontos omissos e contraditórios, como em relação à responsabilidade de marketplaces, conteúdos impulsionados e o conceito de "chatbots e robôs".

Uma das teses aprovadas em junho pelos ministros estabelece que há "presunção de responsabilidade" das redes sociais por conteúdos ilícitos em duas hipóteses: anúncios e impulsionamentos pagos ou "rede artificial de distribuição (chatbot ou robôs)". Para o Idec, a menção a "chatbot ou robôs" é tecnicamente vaga e deixa margem para diversas interpretações.

"A menção adiciona ainda mais confusão, pois chatbot designa, tecnicamente, um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, uma finalidade distinta da "distribuição de conteúdo". Embora os votos dos Ministros tenham utilizado o termo robô de forma mais ampla, como sinônimo de automação para disseminação massiva, redação final da tese carece da precisão necessária", diz o Idec.

A entidade ainda alega que há uma contradição entre teses definidas pelo Supremo no que diz respeito aos marketplaces. Os ministros decidiram que a decisão não se aplica aos casos de plataformas de vendas online, e que nesses casos o regime aplicável é o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Já a tese 12 dispõe, de maneira genérica que "não haverá responsabilidade objetiva na aplicação da tese aqui enunciada".

O problema, segundo o Idec, é que o CDC é regido pela responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços - ou seja, não é necessário que o consumidor comprove culpa para obter indenização, bastando a comprovação do defeito no serviço.

"A contradição é manifesta: como podem os marketplaces responder de acordo com

o CDC, se a principal regra de responsabilidade civil deste diploma - a objetiva - é expressamente afastada pela Tese 12?", questiona o Idec.

O acórdão do julgamento que amplia a responsabilidade das big techs por conteúdos publicados por terceiros foi publicado pelo Supremo na semana passada. A partir da publicação, abre-se prazo para a interposição de embargos de declaração, que servem para questionar omissões, contradições e obscuridades da decisão. O recurso do Idec é o primeiro a ser protocolado.

Em outra categoria

A CCXP25 confirmou a presença do ator Timothée Chalamet (Duna, Um Completo Desconhecido) e do diretor Josh Safdie (Joias Brutas). Eles vêm ao Brasil para divulgar Marty Supreme, nova produção da A24 com distribuição da Diamond Films. O evento ocorre de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

O filme chega aos cinemas brasileiros com sessões especiais em 8 de janeiro e estreia oficialmente em 22 de janeiro.

No longa, Chalamet interpreta uma jovem estrela do tênis de mesa que sonha alto e embarca em uma jornada frenética, de Nova York a Tóquio, em sua busca pela grandeza.

O que já está confirmado na CCXP25

Também está confirmada a presença de astros das séries The Boys e Fallout, produções do Prime Video. Além disso, a CCXP anunciou a presença de Pedro Bandeira e outros autores no Artist's Valley, como Joe Quesada, autor de Demolidor, e Sara Pichelli, cocriadora da HQ Miles Morales.

Haverá também uma celebração dos 20 anos de Supernatural, com a presença dos atores Misha Collins, Kathryn Newton, Jim Beaver, Rob Benedict e Richard Speight Jr. Os ingressos variam de R$ 180 a R$ 2,4 mil.

A Praça Charles Miller, em São Paulo, vai se transformar em um espetáculo ao ar livre na próxima quinta-feira, 20 de novembro. Nesta data, ocorrerá a primeira edição do Natal Para o Bem - Concerto Sinfônico, com participação do tenor italiano Andrea Bocelli, entre outros artistas.

O evento, previsto para às 15h, é gratuito, mas requer retirada de ingresso no site oficial do projeto. A retirada começou nesta quarta, 12. Os ingressos são nominais e intransferíveis, sendo possível retirar somente um por CPF.

Também é possível fazer uma doação que será revertida para a compra de brinquedos, cestas básicas e kits de higiene para à Cruz Vermelha.

Além do tenor, também vão marcar presença a Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra e Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim - EMESP, o Coral Infantil do Guri e o Coro Canto Livre Davide Carbone, de Fortaleza. Entre os artistas convidados, estão Simone, Paula Lima, Tony Gordon, Ivan Lins e Valentina Lassi.

Andrea Bocelli no Brasil

Além disso, Andrea Bocelli fará shows nos dias 21 e 22 de novembro de 2025, na Mercado Livre Arena Pacaembu. Os concertos terão a participação especial de Sandy. Os ingressos estão à venda pelo site Eventim.

Sequência do sucesso de 2023, Super Mario Galaxy: O Filme teve seu primeiro trailer divulgado nesta quarta-feira, 12. A prévia mostra a chegada de Bowser Jr. (Benny Safdie), que aparece para resgatar o pai, Bowser (Jack Black), após ele ser miniaturizado pelos heróis no primeiro filme.

A nova aventura levará Mario (Chris Pratt), Luigi (Charlie Day), Princesa Peach (Anya Taylor-Joy) e Toad (Keegan-Michael Key) a uma aventura espacial, onde encontrarão com a poderosa Princesa Rosalina (Brie Larson).

Super Mario Galaxy: O Filme é inspirado em Super Mario Galaxy, jogo da franquia da Nintendo lançado em 2007, para o então inovador Nintendo Wii. O jogo quebrou recordes de venda, batendo a marca de 12,8 milhões de cópias vendidas mundialmente.

O longa terá direção de Aaron Horvath e Michael Jelenic e roteiro de Matthew Fogel, todos retornando aos postos ocupados no filme original.

Super Mario Galaxy: O Filme chega aos cinemas em abril de 2026.