Governo de Portugal investiga caso de menino brasileiro que teve dedos mutilados em escola

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O caso do menino brasileiro de 9 anos que teve dois dedos mutilados em uma escola de Portugal será investigado formalmente pela Inspeção-Geral da Educação, um órgão fiscalizados ligado ao Ministério da Educação português. A informação foi confirmada à Rádio França Internacional (RFI).

O Agrupamento de Escolas Souselo, região onde fica a escola, também instaurou um inquérito interno. Além das apurações administrativas, a RFI informou que ao menos 15 advogados se ofereceram para representar a família do menino. Os defensores preparam uma queixa ao Ministério Público de Portugal e também ações relacionadas a responsabilidade civil do colégio.

A criança foi atacada na escola na segunda-feira, 10. A mãe do menino, Nívia Estevam, de 27 anos, contou que o menino já tinha sofrido outras agressões na Escola Básica da Frente Coberta, que fica a cerca de 130 km da cidade do Porto.

Segundo ela, o menino tinha acabado de entrar no banheiro quando dois colegas o seguiram e fecharam a porta sobre seus dedos. Eles teriam pressionado a porta até a amputação e a criança precisou se arrastar para pedir socorro.

Em entrevista à RFI, a mulher relatou não ter recebido nenhum contato do Ministério da Educação de Portugal, da escola ou dos pais das crianças envolvidas no caso. Ela disse que somente o Consulado do Brasil no Porto ofereceu apoio jurídico e psicológico.

A mãe do menino afirmou que, na segunda-feira, recebeu um telefonema da escola relatando que o filho havia sofrido um acidente leve. Porém, já na ambulância, ela disse que o bombeiro colocou o dedo do filho na sua mão e pediu que segurasse.

Nívia afirmou que a família vai começar o acompanhamento psicológico. Em relação à saúde do menino, ela contou que ele fará a troca de curativo na quarta-feira, 19. Ele passou por uma cirurgia de 3 horas, mas as pontas dos dedos não puderam ser reconstituídas.

Pesadelos e gravidez

Na entrevista, Nívia disse também que a família mudou de endereço com receio da repercussão do caso. A família está provisoriamente na casa de parentes. "Nós não iremos voltar para casa. O José não vai voltar para aquela escola. Ainda estamos procurando casa", afirmou à RFI.

Ela contou que o menino passa os dias sem ter acesso às redes sociais. Segundo a mulher, o período da noite é mais complicado porque o menino tem tido pesadelos e precisa ser medicado.

"Só quero que cuidem do trauma dele. Que ele volte a brincar, a sorrir, a ser criança", disse. Nívia afirmou também na entrevista que havia descoberto que está grávida um dia antes do acidente com o filho. Ela estava há dois anos tentando a gravidez.

Em outra categoria

A visita de Dua Lipa ao Brasil veio recheada de passeios e surpresas. Após sua passagem por São Paulo, que contou com barzinhos, roda de samba e até festa de música eletrônica, a cantora foi avistada no Rio de Janeiro, cidade onde se apresentará neste fim de semana.

Ela foi vista em um bar comendo espetinhos e tomando chope junto de amigos e da equipe que a acompanha durante a turnê Radical Optimism. O restaurante em questão era o Braseiro, restaurante de comida na brasa localizado na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Na mesma noite, ela foi vista em outro local enquanto curtia músicas, também no Rio. Dua realizará um show na capital fluminense, no sábado, 22 de novembro, na área externa da Farmasi Arena.

Sua passagem por São Paulo também não ficou para trás: após o show no MorumBis no último sábado, 15, a britânica foi vista em uma festa de música eletrônica em Indaiatuba, no interior do estado, curtindo a primeira edição brasileira da Circoloco.

No domingo, Dua também curtiu uma roda de samba com famosos como Carlinhos Brown, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Shaw Mendes.

A piauiense Maria Gabriela Lacerda representou o Brasil na passarela dedicada a trajes típicos nacionais no Miss Universo 2025, que ocorre na Tailândia, nesta quarta-feira, 20.

Para o desfile de traje típico, Maria Gabriela escolheu representar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do País. "[O traje] homenageia um dos ícones mais conhecidos do País, celebrado em manifestações artísticas, populares e históricas ao longo de séculos", explicou a organização do Miss Universe Brasil nas redes sociais.

Também pelas redes sociais, Maria Gabriela explicou a sua escolha: "Neste palco, eu não visto apenas um traje: eu visto a história, a fé e a identidade de um povo. Cada detalhe deste traje típico homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja luz atravessa gerações e simboliza resistência, esperança e proteção." A roupa foi desenhada pelo estilista paranaense Mario Cezar Silva.

A final do Miss Universo 2025 ocorre na próxima quinta-feira, 20, e será transmitida gratuitamente, a partir das 21h30, pelo RecordPlus (streaming da Record) e pelo portal R7.

O ator Daniel Radcliffe participou do programa Good Morning America e revelou que escreveu uma carta a Dominic McLaughlin, ator escalado para viver Harry Potter na nova série prevista para chegar à HBO em 2027. Entre 2001 e 2011, Radcliffe viveu o personagem nos oito filmes da franquia do bruxinho criado pela escritora J.K. Rowling.

"Escrevi para Dominic e enviei uma carta a ele, e ele me respondeu com uma mensagem muito gentil", revelou o veterano. "Não quero ser um fantasma na vida dessas crianças, mas só queria escrever para ele e dizer: 'Espero que você se divirta muito, e até mais do que eu. Eu me diverti bastante, mas espero que você se divirta ainda mais'", continuou Radcliffe.

"E eu me diverti mesmo. Vejo essas fotos dele com as outras crianças e dá vontade de abraçá-las. Elas parecem tão jovens. Eu olho para elas e penso: 'Nossa, é incrível como eu fazia isso nessa idade'. Mas também é incrivelmente doce, e espero que estejam se divertindo muito", finalizou.

Na nova série, que tem roteiro de Francesca Gardiner e direção de Mark Mylod, Dominic McLaughlin vai contracenar com Arabella Stanton, como Hermione, e Alastair Stout, como Ron.