'The Nevers' estreia na HBO propondo paralelos entre a era vitoriana e a atual

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As mulheres da série The Nevers podem até usar corseletes, saltos e cabelos cuidadosamente penteados, como é esperado das mulheres na Inglaterra vitoriana. Mas a maior parte das personagens da atração, que estreia neste domingo, 11, às 22h, na HBO e na HBO Go, com novos episódios toda semana, não se encaixa nos moldes da época.

No centro da trama estão a cientista Penance Adair (Ann Skelly) e uma viúva boa de briga, Amalia True (Laura Donnelly). "O que mais me chamou a atenção foi justamente Amalia não ser a mulher típica deste período", disse Donnelly, em entrevista com participação do Estadão. "Para mim foi muito empolgante estar numa história de época fazendo uma personagem que jamais apareceria num drama como este, usando aquelas roupas, mas sendo rebelde e falando o que pensa."

Penance e Amalia não são apenas mulheres à frente de seu tempo. Depois de um evento misterioso, elas fazem parte de um grupo chamado de "touched" (ou "tocados"), tendo adquirido poderes extraordinários e, claro, a reação chocada, preconceituosa e violenta da sociedade conservadora. Penance enxerga formas de energia, enquanto Amalia vê flashes do futuro e luta como a Viúva Negra. As duas moram com outros desses mutantes, a maioria mulheres, num orfanato que remete à escola do Professor X, de X-Men.

The Nevers, afinal, é criação de Joss Whedon, que abandonou a série depois dos seis primeiros episódios alegando motivos pessoais. Coincidentemente ou não, na época ele estava sendo investigado pela Warner (que faz parte do mesmo conglomerado que a HBO) sobre sua conduta no set de Liga da Justiça, criticada pelo ator Ray Fisher e corroborada por outros membros do elenco. Pouco depois da saída, Whedon foi acusado de assédio e de criar um ambiente tóxico em Buffy, a Caça-Vampiros, exibida entre 1997 e 2003.

O elenco de The Nevers jura não ter presenciado nada do tipo na produção, que foi interrompida também pela covid-19 (por conta disso, seis episódios dos dez programados vão ao ar num primeiro momento).

Para tornar as coisas mais complexas e confusas, a série quer ser um ataque bastante direto ao patriarcado branco, heterossexual, classista e racista da era vitoriana, com uma maioria de personagens femininas que lutam contra o status quo. "A opressão de então era sistêmica, mas os inimigos eram evidentes", disse Donnelly. "Hoje, talvez não sejam tão óbvios. Mas existem. Ainda temos um longo caminho a percorrer."

Para o ator Tom Riley, que faz Augie Bidlow, um aristocrata que esconde sua condição de "tocado", é ótimo que os atuais roteiros coloquem a temática em discussão. "Às vezes a sensação é de estar num oceano de mudanças, o que pode fazer alguns se sentirem incomodados. Mas isso não significa que não seja maravilhoso. Se você se sente incomodado, tente se perguntar o porquê, repensar e se juntar a todos num futuro inevitável que só pode ser melhor do que o presente." James Norton, que faz o Lorde Swann, um aristocrata pansexual, acredita que os debates dentro da própria indústria são necessários, e que a transformação é inevitável. "A mensagem da série é que, como sociedade e como pessoas, só cresceremos se enfrentarmos essas questões."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Vera Viel celebrou a remissão de câncer após realizar uma bateria de exames. A esposa do apresentador Rodrigo Faro comunicou a notícia em suas redes sociais. A apresentadora foi diagnosticada com a doença em outubro de 2024 e revelou que estava curada em fevereiro deste ano.

Viel contou que realizou uma série de exames. Eles serão repetidos a cada três meses neste ano seguinte ao procedimento cirúrgico.

"Continuo em remissão do câncer para toda a honra e glória de Deus, que fez a cura completa no dia da cirurgia. Acabei de ver os resultados dos meus exames", comemorou ela.

Bailarina - Do Universo de John Wick ganhou um novo trailer nesta terça-feira, 13. Na prévia, Ana De Armas interpreta uma assassina que entra numa cruzada para vingar a morte de seu pai, caçando todos aqueles que ela considera responsáveis - incluindo John Wick, mais uma vez vivido por Keanu Reeves.

Além de Reeves, o derivado conta com outros rostos conhecidos dos filmes principais, incluindo Winston (Ian McShane), Charon (Lance Reddick) e a Diretora (Anjelica Huston). Norman Reedus (The Walking Dead: Daryl Dixon), Gabriel Byrne (Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda), David Castañeda (The Umbrella Academy) e Catalina Sandino Moreno (Origem) completam o elenco principal.

Bailarina - Do Universo de John Wick é o segundo derivado de John Wick produzido pela Lionsgate. Em 2023, o estúdio lançou The Continental, focado na juventude de Winston, vivido na série por Colin Woodell. A franquia ainda receberá novos capítulos no cinema com John Wick 5, Caine, dirigido e estrelado por Donnie Yen, e uma animação que servirá de prelúdio para a história do longa original.

Escrito pelo veterano da franquia Shay Hatten e dirigido por Len Wiseman (Monstro do Pântano), Bailarina - Do Universo de John Wick estreia nos cinemas brasileiros em 5 de junho.

Confira o trailer

Sabrina Sato se emocionou ao relembrar o momento em que precisou contar a Zoe, sua filha de seis anos com Duda Nagle, que perdeu o bebê que esperava. Ela engravidou de Nicolas Prattes no ano passado e perdeu o bebê com 11 semanas de gestação.

"Quando perdi, comecei a pesquisar na internet sobre como falar com ela e tive que ter essa conversa para contar mesmo. Ela fugiu um pouco porque já tinha contado para todos os amiguinhos então foi muito difícil, não foi fácil, não", disse no podcast Mil e uma Tretas.

Sabrina explicou que Zoe rezava todas as noites pedindo por um irmão. Segundo ela, a notícia de sua gravidez vazou antes que ela tivesse a chance de contar para a criança, o que fez com que a apresentadora voltasse de viagem antecipadamente para que ela não descobrisse na escola.

A apresentadora também relembrou a conversa que teve com a pequena quando ela e Duda Neagle se separaram, em 2023. "Eu precisei me abrir para a minha filha."

Perda do bebê

A informação de que Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava de Nicolas Prattes foi confirmada pelo hospital Albert Einstein e pela assessoria da apresentadora. Ela estava na 11ª semana de gestação e havia dado entrada no hospital em 5 de novembro do ano passado. Sabrina perdeu o bebê no dia seguinte. O casal havia anunciado a gravidez em outubro.