No Dia Mundial da Asma, campanha cobra atualização de tratamentos no SUS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) divulgou nesta quarta-feira, 5, Dia Mundial da Asma, a campanha #AtualizaAsma. A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a situação de pacientes com asma grave no Sistema Único de Saúde (SUS), que não têm acesso aos medicamentos adequados há mais de sete anos.

Diversos tratamentos inovadores foram lançados no mercado nos últimos anos. Porém, como esses remédios não fazem parte do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), não podem ser prescritos pelos médicos para os pacientes do Sistema Único de Saúde.

"O PCDT de asma foi atualizado pela última vez em 2013. De lá para cá, várias outras drogas surgiram, principalmente para asma grave", disse o pneumologista José Roberto Megda Filho. "Estes pacientes têm maior risco, por exemplo, de internação, de procurar um atendimento de emergência e, neste atual cenário, de apresentar complicações pelo novo coronavírus", acrescentou o médico.

O PCDT estabelece os critérios de diagnóstico de cada doença, os medicamentos adequados e a supervisão de possíveis efeitos adversos. Para as comorbidades com programas de tratamento fornecido pelo Estado, um PCDT completo e atualizado auxilia o médico na escolha da melhor terapia para cada paciente.

Dados da campanha mostram que, no Brasil, os asmáticos graves procuram 15 vezes mais hospitais do que os outros pacientes e são hospitalizados 20 vezes mais. Além disso, o custo do tratamento com estes medicamentos pode chegar a R$ 10 mil por mês.

"Quando prescrevemos o medicamento correto para o paciente correto, reduzimos os gastos com saúde. Hoje temos a indicação para uso de corticoide sistêmico, com efeitos colaterais e comprometimento da qualidade de vida do paciente. Atualmente não há medicação biológica liberada pelo SUS", destacou o pneumologista.

Recentemente, quatro medicamentos foram avaliados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde e todos tiveram parecer negativo. Nesta quarta-feira, a Conitec realizará uma reunião para a decisão final sobre três destas medicações.

Em outra categoria

Durante a edição do BBB 25 desta quarta-feira, 2, no quadro Bombástico, a Globo exibiu imagens dos bastidores do último Sincerão, mostrando a reação de Tadeu Schmidt ao acompanhar a troca de farpas entre Vilma e Delma.

No vídeo, o apresentador aparece se divertindo enquanto as sisters protagonizam um embate na dinâmica. O momento aconteceu na última segunda-feira, 31, quando Delma classificou Vilma como "planta" do jogo, gerando uma discussão entre as duas. Veja aqui.

A exibição da reação de Tadeu ainda deu espaço para a repercussão do momento na casa. Renata percebeu no tom de voz do apresentador que ele estava se divertindo com a situação. Relembre do momento entre as duas aqui.

Rumer Willis, 36, filha de Bruce Willis e Demi Moore, comentou no podcast sobre maternidade What in the Winkler? que ainda toma banho com as irmãs, Scout, 33, e Tallulah, 31.

Durante o episódio disponibilizado na terça, 1º, Rumer fala à apresentadora Zoe Winkler sobre maternidade e as escolhas que fez para criar a filha Louetta, de quase 2 anos. Ela conta que a menina ainda dorme na mesma cama que ela, e que pretende manter o hábito pelo maior tempo possível.

"Não vai durar para sempre", afirma. "Honestamente, eu espero que Lou ainda durma comigo na cama quando ela tiver a minha idade. Eu ainda durmo na cama com a minha mãe e não acho estranho."

A atriz e modelo admite que os hábitos familiares podem soar estranhos para outras pessoas, mas reforça que isso não as incomoda. "Nós todas ainda tomamos banho juntas, eu e as minhas irmãs. É esse o tipo de lar em que eu cresci. As pessoas podem achar que isso é louco e estranho, mas eu não acho."

Recentemente, Demi surgiu ao lado de Bruce Willis em um vídeo que comemorava o aniversário de 70 anos do ator, diagnosticado com demência frontotemporal em 2022. Na publicação, Rumer se declara: "Para o Rei... Te amo, papai. Feliz aniversário."

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank mostraram que passaram perrengue ao acompanharem a filha Titi, de 11 anos, durante um show do grupo sul-coreano Stray Kids realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira, 1º. Uma amiga da adolescente e Bless, de 10 anos, também estavam na apresentação.

A modelo compartilhou um vídeo bem humorado em seu perfil no Instagram, em que mostra toda a rotina familiar do dia. O grupo chegou ao local do show, no estádio Nilton Santos, por volta das 14h50, para acompanhar a passagem de som do grupo. A apresentação, no entanto, só começaria por volta das 19h30.

Durante esse tempo, eles esperaram sentados no chão do setor Vip, sob o sol e em um local que ficava cada vez mais apertado, à medida que mais pessoas iam chegando.

"Só faltam duas horas e meia para o show. Coluna da maminha já está, ó", comentou Ewbank em determinado momento do vídeo, indicando cansaço. Ela explicou, no entanto, que seu filho do meio decidiu evitar o calor, e só chegou ao local à noite. "Bless, que foi muito esperto, não quis passar perrengue e chegou na hora que o show começou."

Veja o vídeo aqui.

É a primeira passagem do grupo Stray Kids pelo Brasil, com dois shows da turnê mundial . Em São Paulo, eles sobem ao palco no sábado, 5 de abril, no Estádio MorumBIS.