Zélia Duncan: 'Sou folk na essência'

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Na hora marcada, Zélia Duncan entra na plataforma Zoom, meio escolhido para o bate-papo com o Estadão. Ela está em um quarto de sua nova casa, em São Paulo, onde gravou vozes e instrumentos de Pelespírito. É a primeira vez que ela mora na capital paulista. Tomou a decisão a fim de se casar com a designer Flávia Soares. "Estou sempre na contramão.

Enquanto muita gente se separou na pandemia, eu casei", diz. Atrás dela, uma televisão sem som sintonizada em um canal de notícia mostra os desdobramentos da CPI da covid. O assunto, de uma maneira ou de outra, aparece na conversa. "Não quero estar ao lado de quem não usa máscara ou rejeita a vacina", diz. Na conversa, Zélia fala sobre outro casamento, o musical, com Juliano Holanda, seu parceiro no disco, e das canções que fizeram.

Se compararmos a parceria musical com um relacionamento, ficar é um feat (participação) e uma parceria de quinze músicas já é praticamente um namoro. Por que escolheu o Juliano Holanda para este trabalho?

As músicas desse trabalho são irmãs, elas nasceram quase do mesmo parto. Eu e Juliano tivemos uma espécie de espasmo. Estou muito ativa, compondo muito e com muita gente. Porém, o Juliano furou a fila de uma maneira muito forte, pela disponibilidade e pelas afinidades que fomos sentindo. Era música o tempo todo! Na faixa Onde É Que Isso Vai Dar?, eu falo "acordo cedo, palavras soltas/ mal lavei o rosto e a canção brinca na boca". É de uma literalidade desconcertante. Eu acordava olhando o celular, se já havia uma resposta dele, e eu, imediatamente, mandava uma frase. Foi tudo muito intenso. A gente está assim, emocional. É por isso que esse disco fala de algo que diz respeito às pessoas.

Como o conheceu e como sentiu que ele seria seu parceiro?

O (empresário) José Maurício Machline fez um almoço em sua casa para que o Almério cantasse. Juliano estava com ele. Muito calado, na dele. Já achei isso bacana, pois não curto muito oba-oba - e no nosso meio tem muita fagulha para pouca chama (risos). Quando eu estava para entrar em estúdio para gravar o álbum Tudo É Um (de 2019), Almério me ligou, estava com o Juliano no Rio de Janeiro novamente. Eles foram me mostrar algumas canções e eu escolhi O Que Mereço. Até brinquei com o Juliano que ele não me esperou para fazer essa música. Depois disso, um começou a cutucar o outro. Antes da pandemia, começamos a compor juntos. Quando o isolamento começou, a provocação ficou mais intensa. Minha ideia era fazer um disco com as composições que fiz durante a pandemia com diversos parceiros. Porém, um dia, mandei uma mensagem para ele, dizendo que tinha mudado de ideia. Queria fazer um disco só com as nossas. Não estou só gravando músicas, estou afirmando um encontro que foi impactante.

Antes, vocês foram gravados por Elba Ramalho, a canção Eu e Vocês, que batizou o último álbum dela.

Quando a fizemos, disse para o Juliano que era a cara da Elba, pois falava de um coração materno - e eu nem sabia que ela estava fazendo um disco com a família (o filho Luã Yvys, produtor, e as filhas nos vocais). Mandei e ela rapidamente me respondeu que a música estava dentro e seria o nome do álbum. São essas confirmações que recebemos indicando que estamos no caminho certo. Na verdade, fiz essa música pensando no meu público, no banzo que eu sinto do palco, da saudade de cantar com o público. Eu adoro isso: a gente faz uma música por um motivo e ela toca as pessoas por outro. Eu saquei que a Elba ia se identificar pelo lado familiar, e foi o que aconteceu. A letra fala "uma balada simples, um amigo em casa". A gente nunca deu tanto valor a isso.

A faixa Pelespírito fala de um momento seu, mas mostra sua preocupação com o todo.

Tem sido uma preocupação constante minha. Tenho aprendido que é preciso estarmos mais juntos para sairmos dessa. E não é o mais junto romântico. É no sentido de que, se eu não te respeitar e se você não me respeita minimamente, não vamos conseguir nada. Mas há pontos que precisam ser comuns. Se você não concorda que tem de usar máscara e tomar vacina, eu não quero falar com você, não tenho vontade. E aí, onde é que isso vai dar? Estamos perdendo pessoas e perdendo momentos valiosos da vida. É um momento de mistério. E ele permeia o disco.

O disco tem uma pegada folk. Por que escolheu esse caminho musical?

Ele é total folk - e eu sou muito folk na minha essência. Quando eu apareci (para o grande público), no disco que tinha Catedral, sempre me perguntavam qual era o meu estilo. Eu inventei que era pop-folk-brasileiro. Nisso, tem o violão de aço, que é uma afinidade que tenho com o meu primeiro parceiro, o Christiaan (Oyens) e também agora com o Juliano. A espinha do disco sou eu e meu violão. Foi muito natural que os arranjos ficassem com essa levada que muito me caracteriza.

Tudo Por Nada talvez surpreenda porque é sertaneja, algo que ainda não tinha explorado.

Nela há um pouco do sertão nordestino e da música pantaneira. É uma brasilidade que também aparece em Eu Moro Lá, que é mais samba-reggae, com o violão que o Webster (Santos), que é baiano danado, tocou. O disco teria 14 músicas, já estava orçado, mas essa precisava entrar. O discurso dela é muito forte, fala "eu preciso doer para te estender a mão". É tudo o que estamos vivendo agora. Se para isso eu preciso estar doendo, OK, já estou doendo, pronta para ajudar alguém.

Outra faixa forte é Você Rainha, na qual você aborda a questão da violência contra a mulher, não só como denúncia, mas como uma forma de encontrar uma solução. Como você a criou?

Eu a dedico às mulheres que ficaram em casa com seus algozes ou foram vítimas de feminicídio, que é uma das doenças do Brasil. Nós, mulheres, conhecemos as assediadas. Somos as que sofrem essa violência. Sou essas mulheres. Todas nós somos essas mulheres. Essa canção é um carinho em todas elas. E ela propõe uma virada. Quando a mulher se sente um animal, uma fêmea que se protege, protege suas crias, se torna a rainha de sua vida. Fiz a letra com sentido de urgência e mandei para o Juliano. Ele logo fez a música. É bom poder contar com um parceiro homem nessa luta.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Três anos após voar para o Festival de Cannes com Top Gun: Maverick, Tom Cruise novamente causou furor na Croisette com a estreia de Missão: Impossível - O Acerto Final, nesta quarta-feira,14. O último Missão: Impossível de Christopher McQuarrie é o maior blockbuster de Hollywood a chegar às praias de Cannes este ano. Ele e Cruise provocaram um frenesi no festival da Riviera Francesa, que novamente foi uma ótima anfitriã para o astro de cinema americano.

Apenas sua chegada à estreia, transmitida na tela do Grand Théâtre Lumière, provocou uma reação. Quando Cruise saiu do carro, interjeições e aplausos reverberaram pelo teatro. Cruise passou vários minutos assinando autógrafos para os fãs alinhados na Croisette.

Alguns se perguntavam se Cruise faria uma chegada mais ousada. Quando Cruise recebeu uma Palma de Ouro honorária do festival, em 2022, a estreia de Top Gun: Maverick incluiu um sobrevoo de jato impressionantemente cronometrado. Em vez disso, no segundo dia do festival deste ano, ele e o elenco do filme caminharam pelo tapete vermelho acompanhados por uma orquestra executando o tema de Missão: Impossível de Lalo Schifrin nas escadas do Palais. "Bravo!" exclamou Cruise.

Embora selfies sejam mal vistas no tapete vermelho de Cannes, McQuarrie tirou várias do grupo, que incluiu Hayley Atwell, Simon Pegg, Angela Bassett e Hannah Waddingham.

Acerto Final, o oitavo filme de Missão: Impossível, é uma continuação de Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1, de 2023. O longa traz novamente uma porção abundante de acrobacias extravagantes em uma trama que envolve salvar o mundo - e que depende muito da pura força de vontade de Cruise para impulsioná-la.

O filme, que encerra a longa história de apocalipse de IA conduzida por McQuarrie, recebeu principalmente boas críticas após sua exibição e conseguiu uma ovação de pé de cinco minutos. "Estar aqui em Cannes... Quando eu era um garoto, crescendo, eu realmente nem conseguia sonhar com algo assim acontecendo", disse Cruise, dirigindo-se ao público. "Sou muito grato por poder entretê-los há 30 anos com esta franquia."

Ao longo de grande parte do desfile de Missão: Impossível em Cannes, Cruise e McQuarrie trocaram elogios. Cruise disse a McQuarrie, que assumiu a direção da franquia com Nação Secreta, de 2015, que estava ansioso para fazer "vários outros tipos de filmes com você".

"Quando eu era criança, eu era um daqueles garotos que não se encaixava bem. Grande parte da minha vida era brincadeira de faz de conta", disse McQuarrie. "E eu cresci e tive meu próprio boneco de ação, que estava realmente disposto a fazer quase tudo louco que eu pudesse pensar."

Mais cedo no dia, Cruise juntou-se a McQuarrie na metade da masterclass do diretor. Não houve coletiva de imprensa para o filme, o que significou que Cruise e companhia não enfrentaram perguntas de repórteres. Mas a aparição surpresa de Cruise permitiu que o astro de 62 anos refletisse sobre seus 30 anos com Missão: Impossível.

O último 'Missão: Impossível' de Cruise?

Quanto a se Acerto Final é um último adeus para ele, ele hesitou, chamando-o de "o ápice de três décadas de trabalho".

"Prefiro que as pessoas simplesmente vejam e gostem", disse Cruise.

Cruise, para surpresa de ninguém, disse que adora o trabalho com cenas de ação em Missão: Impossível.

"Não me importo em encontrar o desconhecido. Eu gosto do sentimento. É apenas uma emoção para mim. É algo que não é paralisante," disse Cruise.

A pressão das bilheterias

Cruise, McQuarrie e a Paramount Pictures, que lançará Acerto Final nos cinemas em 22 de maio, esperam que a parcela retorne a franquia às alturas da bilheteria.

Acerto de Contas Parte 1 foi considerado uma decepção nas bilheterias, embora tenha arrecadado finalmente US$ 571,1 milhões mundialmente.

Ainda assim, com orçamentos de produção próximos de US$ 300 milhões para esses filmes, muito está em jogo em Acerto Final. Cruise tem viajado pelo mundo - com paradas no Japão, Coreia do Sul e Inglaterra na corrida para Cannes - para aumentar a empolgação do público. O chefe executivo da Paramount, Brian Robbins, também compareceu à estreia de Cannes.

Cruise e McQuarrie, como fizeram no lançamento de Top Gun: Maverick (que McQuarrie co-escreveu e produziu), tornaram-se vendedores apaixonados pela experiência do cinema grande. McQuarrie na quarta-feira concedeu: "Eu me preocupo com o destino e a sobrevivência do cinema."

"O streaming está em perigo de levar a indústria à extinção," disse McQuarrie. "A vantagem que um cineasta tem ao entrar nesse mundo é que ele não tem a pressão de um fim de semana de estreia."

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

Maya Hawke foi escalada para o novo filme da franquia de Jogos Vorazes. Ela interpretará Wiress, uma das vencedoras dos jogos, em Amanhecer na Colheita.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 14, pela Lionsgate, produtora dos filmes da saga, nas redes sociais. Também foi divulgado que Lili Taylor será Mags. Na terça-feira, 13, o ator Kelvin Harrison Jr. foi anunciado como Beetee Latier.

O elenco já tem outros nomes confirmados. Joseph Zada será Haymitch Abernathy, Jesse Plemons dará vida a Plutarch Heavensbee, Whitney Peak interpretará Lenore Dove Baird e McKenna Grace será Maysilee Donner.

Amanhecer na Colheita se passa 24 anos antes dos acontecimentos do primeiro livro de Jogos Vorazes. A obra acompanha o segundo Massacre Quaternário, quando 48 tributos vão para a arena em vez de 24.

O protagonista é Haymitch Abernathy, um dos tributos do Distrito 12. Ele apareceu nos três primeiros filmes da saga como mentor de Katniss e Peeta.

O filme chega aos cinemas em 20 de novembro de 2026. O livro foi lançado pela Rocco em março.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Jonathan Lipnicki é um desses rostos conhecidos por ter sido ator mirim em filmes de sucesso dos anos 1990 e 2000, como Jerry Maguire (1996), O Pequeno Stuart Little (1999) e O Pequeno Vampiro (2000). Em entrevista recente à revista People, Lipnicki, hoje com 34 anos, desabafou sobre as dificuldades de alcançar bons resultados na atuação.

Lipnicki fez uma pausa na carreira para cursar o ensino médio e, desde que resolveu retomar os trabalhos na área, não consegue repetir o mesmo sucesso de sua juventude.

"Aconteceram algumas coisas muito boas quando eu era mais jovem. É perfeitamente normal dizer que não estou onde quero em termos de carreira", disse o ator à publicação. Ele lida bem com a situação, por enquanto. "Tudo o que fazemos nesta vida é quase impossível", acrescentou.

Lipnicki diz querer atuar pelo resto de sua vida. "Acho que você só precisa acreditar que vai acontecer, e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para agir na direção certa", avaliou. "Já tive momentos de meio-termo na carreira na minha vida adulta, em que algumas coisas eram realmente boas e ninguém as via."

O ator afirmou que não se arrepende da pausa na adolescência para estudar. Ele também explicou que não costuma aceitar qualquer papel que aparece em sua frente. "Quero mesmo mudar a direção desse navio. Rezo todas as noites por clareza sobre para onde preciso ir, e tenho confiança de que o melhor ainda está por vir para mim", confessou. "Se você for prosseguir com isso, está fazendo um desserviço a si mesmo se não sonhar grande", ponderou Lipnicki.