Araraquara registra alta de casos de covid e faz alerta para evitar novo lockdown

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Passados três meses do lockdown que levou a uma redução de 75% os casos de coronavírus, a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, pode estar na iminência de um novo fechamento. Nesta quinta-feira, 3, de 660 pessoas que procuraram os serviços de saúde, 20,4% testaram positivo para o vírus. Há duas semanas, o índice era de 13,4%.

O comitê de contingência do coronavírus emitiu um alerta à população. Se o índice chegar a 30% e permanecer três dias nesse patamar, o novo lockdown será automático, como prevê decreto baixado em 20 de maio.

O prefeito Edinho Silva (PT) usou seu canal oficial para pedir à população que use máscara e mantenha o isolamento social. "Os números mostram que nós ainda podemos evitar que o lockdown seja decretado. Depende só de nós", disse.

Ele alertou que já há pressão sobre a rede hospitalar e que, nesta quinta-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a subir para 83%. "Vamos evitar que Araraquara feche. Porque é ruim para os empregos, ruim para nossa economia, para as crianças que estão caminhando para dois anos fora da escola, para as pessoas que são autônomas e dependem do seu trabalho para sobreviver."

Os novos números mostram que a cidade está voltando ao patamar de casos de 21 de fevereiro, quando o lockdown foi decretado. Naquele dia, a cidade registrava 189 casos diários de covid-19. O número caiu para 42 em 20 de abril e voltou a subir para 113 nesta quinta.

Na UPA da Vila Xavier, porta de entrada para os casos de covid, o número de pacientes assistidos oscilou de 417 para 104 e, agora, 316. Os internados em hospitais locais eram 209 na véspera do lockdown, caíram para 69 dois meses depois e, nesta quinta, já são 180.

O decreto prevê que o sinal de alerta também deve ser acionado quando 15% dos testes em geral - sintomáticos e assintomáticos - são positivos. Nesta quinta, o índice chegou a 13,29% das 1.053 amostras analisadas. Há duas semanas, a taxa era de 10%. "Diante de mais um sinal de alerta, o comitê segue analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de controle da transmissão do vírus que o momento exige", informou o município.

Força-tarefa reforça fiscalização

Os sinais da retomada na pandemia estão por toda a parte. Nas ruas, a força-tarefa de fiscalização percorre o comércio para verificar o cumprimento das medidas em vigor. A cidade segue o Plano São Paulo de controle do coronavírus, com restrições mais rígidas, como o toque de recolher noturno. Há ainda a busca ativa de casos nos setores econômicos. Estabelecimentos com surtos da doença podem ser interditados. As barreiras sanitárias voltaram a abordar os visitantes. Quem não tem laudo negativo para covid-19 pode fazer o teste rápido no local.

Com o aumento de casos, o tempo de espera por atendimento aumentou na UPA da Vila Xavier. Na manhã desta quinta, houve um início de confusão quando uma paciente reclamou da fila, alegando que a longa espera poderia contaminar mais gente. A Secretaria da Saúde informou que houve um aumento de pacientes na unidade e colocou mais um médico para reforçar a equipe - agora são cinco profissionais médicos.

Araraquara já registrou 451 óbitos pela covid-19. Nas últimas 24 horas morreram dois homens, de 56 e 52 anos, respectivamente, um deles com comorbidade. O número de casos positivos chegou a 21.930. A cidade tem 821 pacientes em quarentena. Além da aplicação intensa de testes, a cidade aposta na vacinação para conter a nova onda da pandemia. Araraquara aplicou 102,8 mil doses, sendo 66,1 mil receberam a primeira aplicação e 36,7 mil a segunda.

Lockdown na cidade serviu de exemplo

Primeira cidade a decretar lockdown, Araraquara passou a ser citada como exemplo de que o fechamento total das atividades, salvo as estritamente essenciais, funciona. A medida foi tomada quando o sistema de saúde entrava em colapso, devido à grande progressão de casos e à circulação da cepa P1 de Manaus. O fechamento foi discutido pelo município com pesquisadores da Unesp e da USP.

O lockdown, que incluiu a suspensão do transporte público por 12 dias, permitiu a reorganização dos serviços de saúde. Nesse período, houve queda de 58% na média móvel diária de pessoas contaminadas. As internações caíram 31% e o número de óbitos, 40%. Duas semanas depois, já não havia pacientes aguardando leitos em hospital.

Na segunda-feira, 31, o prefeito petista foi convidado para falar sobre a experiência de Araraquara em seminário nacional coordenado por Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça e ex-integrante do Supremo Tribunal Federal (STF). A participação de Edinho aconteceu, de forma remota, no painel "O Pacto Federativo e a Articulação Necessária para o Enfrentamento da Pandemia".

Em abril, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma distribuição de alimentos feita pela Ceagesp, empresa pública federal de armazenagem, para criticar o lockdown em Araraquara. "Nesse momento, comboio parte da Ceagesp rumo a Araraquara/SP, levando alimentos para aqueles vitimados pela política do 'fique em casa que a economia a gente vê depois'", disse o presidente.

Nesta quarta, em pronunciamento feito em rede nacional, Bolsonaro voltou a se referir ao fato. "Essa companhia (Ceagesp) socorreu nossos irmãos de Aparecida e Araraquara, entre outras cidades do interior de São Paulo, doando dezenas de toneladas de alimentos", afirmou. A prefeitura de Araraquara informou que não se manifestaria a respeito.

Em outra categoria

Maike deixou o BBB 25 poucos dias após iniciar o romance com Renata. Mesmo com a distância, a bailarina não descarta um futuro relacionamento ao fim do programa. Neste sábado, 19, ela refletiu sobre a possibilidade em conversa com Guilherme.

"Acho que lá fora a vida é diferente, então têm outras coisas para conhecer, minhas e dele. Então acho que vai ter que existir esse momento de, lá fora, a gente se permitir outras coisas, ter uma nova conversa", pontuou Renata.

A bailarina disse que precisa conhecer o "currículo" do pretendente fora da casa. Contudo, acredita que a convivência ao longo do confinamento pode ajudar em alguns quesitos, já que eles se viram em diversas situações.

"Mas eu não deixei de viver nada aqui dentro. E não tem mais muito o que eu mostrar, ele já me viu com geleca na cabeça, com pipoca, pó na cara, caindo no molho de tomate, ele já me viu de todos os jeitos", refletiu aos risos.

Maike foi eliminado no 15º Paredão com 49,12% dos votos, no último dia 10. Na ocasião, ele disputou a berlinda com Vinicius, que teve 48,02%, e Renata, 2,86%.

Lady Gaga enfrentou problemas técnicos no início do show que fez nesta sexta-feira, 18, no Coachella. O microfone da cantora apresentou falhas durante Abracadabra, segunda música do repertório, cortando a voz da artista.

Sem interromper a apresentação, Gaga trocou discretamente o microfone de cabeça por um modelo de mão e manteve a coreografia. Depois de alguns minutos, ela voltou ao palco com um novo microfone que funcionou corretamente até o fim da performance.

Momentos depois, ao piano, a artista se desculpou com o público pelo problema técnico. "Meu microfone parou de funcionar por um segundo. Pelo menos vocês sabem que eu canto ao vivo", disse.

A artista completou afirmando que estava fazendo o possível para compensar a falha: "Acho que a única coisa que podemos fazer é dar nosso melhor, e com certeza, eu estou dando meu melhor para vocês hoje".

Lady Gaga no Brasil

Lady Gaga está preste a vir ao Brasil. O palco para o seu show em Copacabana, no dia 3 de maio, está sendo erguidona areia da praia desde o último dia 7, e envolve uma megaoperação com cerca de 4 mil pessoas na equipe de produção nacional - sem contar o efetivo de órgãos públicos que também atuam no evento, como segurança, transporte e saúde.

O palco principal terá 1.260 metros quadrados e estará a 2,20 metros do chão, altura pensada para melhorar a visibilidade do público. A produção ainda contará com 10 telões de LED distribuídos pela praia e um painel de LED de última geração no centro do palco, prometendo uma experiência grandiosa para quem estiver presente e também para aqueles que assistirem de casa.

A estrutura do evento está sob responsabilidade da Bonus Track, mesma produtora que assinou o histórico The Celebration Tour de Madonna no ano passado, também em Copacabana. Para efeito de comparação, o palco da Rainha do Pop tinha 24 metros de largura e 18 metros de altura, com três passarelas e um elevador. A expectativa é que o show de Gaga supere esses números em impacto visual e tecnológico.

A apresentação está prevista para começar às 21h, com duração de 2h30. O show será gratuito, aberto ao público e terá transmissão ao vivo na TV Globo, Multishow e Globoplay.

A banda britânica The Who anunciou neste sábado, 19, que o baterista Zak Starkey está de volta ao grupo. A decisão vem após a saída repentina do músico, que havia sido desligado após um desentendimento com o vocalista Roger Daltrey durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres.

O comunicado, assinado pelo guitarrista e cofundador do grupo Pete Townshend, esclarece que houve falhas de comunicação que precisaram ser resolvidas "de forma pessoal e privada por todas as partes", e que isso foi feito com sucesso. Segundo ele, houve um pedido para que Starkey ajustasse seu estilo de bateria para o formato atual da banda, sem orquestra, e o baterista concordou.

O episódio que gerou tensão aconteceu durante o show beneficente Teenage Cancer Trust, no qual o vocalista Roger Daltrey, organizador do evento, interrompeu a última música da apresentação, The Song Is Over, para criticar a bateria de Starkey. "Para cantar essa música, preciso ouvir a tonalidade, e não consigo. Só tenho a bateria fazendo 'bum, bum, bum'. Não consigo cantar isso. Desculpem, pessoal", disse ao público.

Na nova mensagem, Townshend também assumiu parte da responsabilidade pela situação. Ele explicou que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho e que talvez não tenha se preparado o suficiente para o evento. "Achei que quatro semanas e meia seriam suficientes para me recuperar totalmente… Errado", escreveu.

O músico admitiu ainda que a banda pode ter dedicado pouco tempo às passagens de som, o que gerou problemas no palco. Ele reforçou que o centro do palco é uma das áreas com som mais difícil de controlar e que Daltrey apenas tentou ajustar seu retorno de áudio. Zak, segundo ele, cometeu alguns erros e se desculpou.

Townshend descreveu o ocorrido como um "mal-entendido" e disse que tudo ganhou uma proporção maior do que deveria. "Isso explodiu muito rápido e ganhou oxigênio demais", afirmou. Agora, segundo ele, a banda considera o episódio encerrado e segue adiante com energia renovada.

O texto também desmentiu boatos de que Scott Devours, baterista da turnê solo de Daltrey, substituiria Zak de forma permanente. Townshend disse que lamenta não ter desmentido esse rumor antes e se desculpou com Devours.

Zak Starkey integra o The Who desde 1996 e é filho de Ringo Starr, baterista dos Beatles. Ele já tocou com outras bandas, como Oasis e Johnny Marr & The Healers.