Bahia identifica novas manchas de óleo no litoral

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral da Bahia, quase dois anos após o maior vazamento registrado na costa brasileira, em termos de extensão. Desta vez, o material foi visto na praia de Itacimirim, município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Segundo o professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, entre 300 kg e 400 kg da substância foram retirados do local.

A Capitania dos Portos da Bahia informou que as manchas foram identificadas por moradores na segunda-feira, 28. Uma operação foi iniciada na quarta para remover os resíduos, que estavam presos em rochas. Parte do material foi recolhido para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha, e do Instituto de Geociências da UFBA, que devem apontar se a substância é a mesma que começou a surgir em praias do Nordeste no fim de agosto de 2019.

Na época, estudos realizados pela Federal baiana apontaram que o óleo foi produzido na Venezuela. Até hoje, no entanto, investigações de órgãos do governo federal não conseguiram atestar a origem do material que atingiu mais de 1 mil localidades dos nove estados da região Nordeste, além de parte do Espírito Santo e do Rio.

De acordo com Kelmo, a substância tem o mesmo perfil da que provocou o acidente ambiental há quase dois anos. Por causa da sua densidade, fica concentrado em profundidades que dificultam a identificação até por imagens de satélites. "É um material de alta densidade, endurecido, que viaja em torno de 1 m e 1,20 m de profundidade e fica preso ao substrato. A gente só vê quando chega na zona rasa, próximo ao continente", afirma o biólogo.

O professor explica que o óleo fica preso a recifes de corais próximos da zona costeira e acaba encoberto pela areia das praias. Com o inverno e mudanças nas correntes marítimas, a substância é "desenterrada" e aparece. "Este material chegou em 2019, aderiu à superfície do recife, e a parte do recife que fica próxima à areia, que fica voltada para o continente, é recoberta pela areia sazonalmente. Estamos em inverno, frentes frias, movimentos anticiclone, ondas altas, tudo isso contribui para desenterrar aquela areia e mostrar esse óleo", explica Kelmo.

Outro fator que aponta para a similaridade com o óleo de 2019 é o estado da substância encontrada esta semana, que possui resíduos de areia, esqueletos de animais e materiais específicos do ambiente marinho, o que aponta que o material sofreu a ação do tempo. Kelmo pondera que, apesar de os gases característicos do mau cheiro do óleo já terem evaporado, outros elementos continuam a contaminar o ecossistema marinho e, por isso, é necessário removê-lo. "Temos na composição do óleo metais pesados e outras substâncias prejudiciais à vida dos animais marinhos. Pode afetar seu crescimento, em sua reprodução, o funcionamento da sua biologia."

Na avaliação dele, outras manchas de óleo devem continuar sendo encontradas nos próximos anos, quando houver mudanças no tempo que interfiram no movimento das correntes marítimas. A Capitania dos Portos da Bahia recomenda que, caso a população veja algum vestígio da substância, ligue para o número 185 para solicitar remoção.

Em outra categoria

Após a polêmica noite de quarta-feira, 9, no Big Brother Brasil 25, em que Maike passou do ponto nas atitudes com Renata, como ela mesma disse, e Vinícius exagerou nas brincadeiras com João Pedro, Tadeu Schmidt deu um alerta aos participantes sobre limites e respeito.

Ao público, o apresentador disse: "Houve excessos. (...) A gente sempre fala aqui no BBB que temos que ter cuidado com o corpo do outro." Já na casa, Tadeu Schmidt foi direto ao ponto com os participantes: "Maike, você sabe que houve excesso, né? Na hora, a própria Renata te advertiu, a produção também. Duas vezes, inclusive. Então, tem que ficar atento, tá?"

E continuou: "Hoje mais cedo a Renata foi bem direta na conversa que vocês já tiveram. Maike já pediu desculpas várias vezes e a gente está vendo que vocês se resolveram. Mas eu estou aqui para fazer o alerta. Atitudes assim podem comprometer a jornada de vocês. Então, atenção."

Em seguida, Tadeu Schmidt se direcionou a Vinícius e João Pedro: "Eu também quero falar com Vinícius e João Pedro, que ficaram na brincadeira de um apertar o outro. Vinícius deu uns puxões ali no João, ficou claro que era uma brincadeira. Mas é sempre bom lembrar sobre o respeito sobre o corpo do outro. E cuidado com esse tipo de brincadeira de mão e tal, que pode terminar mal."

Maike foi eliminado na noite desta quinta-feira, 10, com o Paredão mais acirrado da temporada, em disputa direta com Vinícius. Após a eliminação do ex-atleta, os brothers refletiram se as atitudes de Maike podem ter interferido ou não em sua eliminação.

Maike foi o eliminado no 15º Paredão do BBB 25, na noite desta quinta-feira, 10. Ele teve 49,12% dos votos. Vinicius teve 48,02% e Renata, 2,86%. Foi a disputa mais acirrada desta edição do Big Brother Brasil.

Em seu discurso de eliminação, rápido, porque o programa ainda teria a prova do líder, o apresentador Tadeu Schmidt disse: "Os erros não definem vocês, mas têm consequências". Antes, ele tinha comentado o episódio entre Maike e Renata, mas também entre Vinicius e João Pedro.

Como foi a formação do Paredão

Com o reality no modo turbo, este Paredão foi formado na última terça-feira, 8, logo após a eliminação de João Gabriel. Em uma nova Prova do Líder do BBB 25, Guilherme foi o campeão e indicou Maike. Renata foi a mais votada pela casa e Maike puxou Vinícius em um contragolpe.

O Paredão aconteceu em meio a uma polêmica envolvendo Maike e Renata - e este assunto dominou o primeiro bloco do programa, com a Globo mostrando a cronologia dos fatos.

O que Maike fez?

Na festinha que os brothers receberam na noite de quarta, 9, o ex-atleta teve atitudes desrespeitosas com a bailarina, puxando seu cabelo e até mordendo-a. A equipe de Maike se pronunciou na tarde desta quinta-feira, 10, desculpando-se com Renata.

Ainda na noite de quarta, Vinícius falou sobre sua sexualidade pela primeira vez no programa, e isso também foi abordado no primeiro bloco do programa.

Em conversa com Vitória Strada, Delma e Guilherme, o baiano revelou ser bissexual e afirmou que apenas Aline sabia. Seu medo, ele disse, era decepcionar seus pais. Ele recebeu o apoio de Delma e Guilherme e o incentivo de Vitória, que também já assumiu sobre sua bissexualidade.

Tadeu Schmidt entrou ao vivo nesta quarta e falou sobre a questão. Ele disse que Maike foi advertido 10 vezes pela produção ao longo da noite, mas não apenas por isso. Comentou também que parecia que ele e Renata tinham se acertado. Tadeu disse que é preciso respeitar o corpo do outro.

O Instituto Moreira Salles de São Paulo inaugura neste sábado, dia 12, a exposição Arquipélago Imaginário, que faz uma retrospectiva do trabalho do fotógrafo paraense Luiz Braga. Em mais de 50 anos de carreira, ele registrou, sobretudo, paisagens, indivíduos, costumes e tradições do Pará.

São 258 fotografias, 190 delas jamais exibidas. A exposição é dividida em nove núcleos, um deles só com fotos em preto e branco, além de imagens do Círio de Nazaré, do cotidiano ribeirinho, da arquitetura das casas de palafitas e da Rodovia Transamazônica. A curadoria é de Bitu Cassundé e de Maria Luiza Meneses.

Arquipélago Imaginário

Fotografia de Luiz Braga

IMS Paulista. Av. Paulista, 2.424. Abre sáb. (12). 3ª a dom., 10h/20h. Gratuito. Até 31/8

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.