Primeiro dia do passaporte da vacina em SP tem operação para checagem e barrados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro dia de obrigatoriedade do passaporte da vacina contra covid na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira, 1º, mudou a rotina da maior feira de artigos para casa da América Latina. Os visitantes da Abcasa.Fair, no Expo Center Norte, zona norte, tiveram de apresentar o comprovante - digital ou impresso - antes dos protocolos sanitários. Apresentar o "passaporte" se tornou o item principal do protocolo de prevenção à covid.

Nem todo mundo conseguiu cumprir essa exigência. Profissionais e visitantes que ainda não se vacinaram não conseguiram participar da feira. A situação foi comum entre os frequentadores de outros Estados, que apresentam calendários de vacinação diferentes - São Paulo é o maior com número de vacinados em números absolutos. O Estadão presenciou vários momentos de tensão e preocupação.

Leona e Caroline Hoffmann, mãe e filha que viajaram de Timbó (SC) e trabalharam na área de utensílios domésticos, tiveram de se separar e não conseguiram participar juntas. A mãe está vacinada; a filha, de 23 anos, não. Uma acompanhou a feira em busca de novidades para a loja em Santa Catarina; a outra voltou para o hotel na zona norte.

Inconformado com a divisão que teria de fazer na equipe de trabalho, o empresário baiano João Carlos Vieira prometeu abrir uma ação judicial contra a Prefeitura de São Paulo por danos materiais. Embora ele estivesse vacinado, Felipe Portugal e Tales Nunes, de 22 e 19 anos, ainda não se vacinaram. Todos são de Vitória da Conquista (BA), que está vacinando agora pessoas com 30 anos.

De acordo com o decreto publicado no sábado, 28, organizadores de shows, feiras, congressos e jogos deverão solicitar comprovante de vacinação do cidadão de pelo menos uma dose contra covid-19. O documento pode ser físico ou digital (plataformas VaciVida e ConectSus). A verificação será feita por QR Code pelo aplicativo E-saúde da Prefeitura. A iniciativa procura evitar a disseminação da covid-19 na cidade.

Visitantes criticaram o pouco tempo que tiveram para se adaptar ao decreto municipal, publicado no sábado. A exposição começou na segunda-feira quando muitos já estavam na estrada, como o empresário João Carlos Vieira, que saiu de Uberlândia no dia 26 e percorreu várias cidades até a capital paulista. "Não tive tempo de me programar. Quando eu saí da minha cidade, a regra era uma. Agora, já é outra."

Diante da dificuldade, os organizadores abriram exceções e começaram a aceitar fotos dos comprovantes de vacinação enviados pelos parentes dos frequentadores. De acordo com o decreto, só deveriam ser aceito o documento original.

A adaptação à nova regra provocou uma "operação de guerra" na definição dos organizadores. Foram contratados mais 70 colaboradores nos últimos dias. Parte deles repetia a frase "Comprovante de vacinação na mão" - ainda no estacionamento do evento ou repetida pelos megafones na calçada.

Outra mudança foi a disponibilização de wi-fi grátis para que os visitantes pudessem baixar o aplicativo Conect Sus ou e-Saúde. Os banners sobre a necessidade do comprovante, instalados em todas as entradas, foram finalizados nesta madrugada.

Os estabelecimentos que não respeitarem a determinação municipal estarão sujeitos às penalidades previstas em decreto de março de 2020, que estabelece multa baseada nos parâmetros da Lei de Ocupação e Uso do Solo e até interdição e cassação da licença. Os valores dependem do enquadramento da infração e das características do estabelecimento.

Em outra categoria

Maidê Mahl postou pela primeira vez nas redes sociais após ser encontrada com ferimentos graves e desacordada em um hotel de São Paulo, em setembro do ano passado.

A atriz de 32 anos, que ficou três dias desaparecida e mobilizou a classe artística na ocasião, fez uma postagem nesta sexta-feira, 18, no qual compartilhou um vídeo antigo e explicou que está no maior centro de reabilitação da América Latina.

"Meu coração é pura saudade quando vejo esse vídeo. Quando eu falava, cantava, eu andava e dançava. Agora esse sonho está perto de se realizar. Sigo com minha recuperação no maior Centro de Reabilitação da América Latina. Então eu creio que vou voltar muito melhor. Amém? Amém!!! Assim seja", escreveu ela, sem detalhar o tipo de reabilitação.

Conhecida por viver Elke Maravilha em O Rei da TV (2022) e pela série Vale dos Esquecidos, Maidê desapareceu no começo de setembro de 2024 após ser vista com uma mochila nas costas no bairro paulistano de Moema, na zona sul.

Seu sumiço mobilizou famosos e, três dias depois, em 5 de setembro, ela foi encontrada com ferimentos graves e desacordada em um hotel do centro de São Paulo. Maidê ficou um mês em coma internada na UTI e teve alta hospitalar no final de janeiro de 2025.

Após a eliminação de Diego Hypolito na noite de quinta-feira, 17, restaram quatro brothers na casa. Com a vitória de Guilherme na Prova do Finalista, um novo Paredão foi automaticamente formado na noite desta sexta-feira, 18. Além da vaga na final, o pernambucano também ganhou um carro.

Com pouco mais de sete horas de prova, Vitória foi a primeira a ser eliminada da prova, depois de gastar todos os créditos de descanso. Em seguida, com mais de nove horas de prova, João Pedro também desistiu e foi eliminado.

Renata foi a penúltima a deixar a prova após doze horas de prova, dando a Guilherme a vitória, a vaga na grande final e um carro. A cearense lamentou ter ficado em segundo lugar em provas de resistência mais uma vez e foi acolhida por Vitória, que disse se inspirar em Renata.

O resultado desse último Paredão definirá quem se juntará a Guilherme na disputa da grande final, que acontece na próxima terça-feira, 22.

A eliminação acontece no próximo domingo, 20.

As Patricinhas de Beverly Hills, comédia adolescente icônica dos anos 1990, vai ganhar série. A trama funcionará como uma continuação do filme, com Alicia Silverstone de volta ao papel de Cher Horowitz depois de 30 anos.

A atriz de 48 anos também será produtora executiva do projeto, de acordo com a revista The Hollywood Reporter. Por trás da série estão Josh Schwartz e Stephanie Savage, que idealizaram dois grandes sucessos voltados para o público jovem nos anos 2000: as séries The O.C. e Gossip Girl. Jordan Weiss, roteirista da sequência Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda, também está envolvida.

Mais detalhes sobre o enredo ainda não foram divulgados. A série está em desenvolvimento pelo streaming Peacock, da NBC. As produções originais da plataforma, indisponível no Brasil, costumam chegar ao País pelo Universal+.

Anteriormente, em 2020, uma outra série derivada de As Patricinhas de Beverly Hills havia sido anunciada. A história seria um mistério sobre o desaparecimento de Cher, investigado por sua melhor amiga, Dionne (vivida por Stacey Dash no filme). A produção, no entanto, foi descartada, e a ideia não deve ser reaproveitada.

As Patricinhas de Beverly Hills foi lançado em 1995. É uma adaptação moderna do clássico Emma, romance de Jane Austen de 1815. Até hoje, o filme segue conquistando novas gerações por sua ótima trilha sonora e figurinos fashionistas.

Na trama, Cher é a garota mais popular de sua escola em Beverly Hills, em Los Angeles, na Califórnia. Rica, mimada e superficial, a jovem pega gosto pela "caridade" e resolve presentear uma nova colega, cujo visual a desagrada, com uma transformação completa. A crise começa quando essa garota supera a popularidade de Cher, tomando seu posto como abelha-rainha.