Juristas se dividem sobre atuação das guardas municipais

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no fim de agosto que as guardas municipais integram o sistema de segurança pública do Brasil. Na avaliação de parte dos juristas, esse entendimento reconhece que prisões e ações de polícia feitas pelas guardas são legais. Para outros, o alcance da atuação das guardas não mudará.

Uma das autoras da ação, a Associação das Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil), diz que a decisão dá às guardas mais segurança. Cerca de 1.250 municípios têm guardas, com efetivo de 130 mil agentes.

A regra definia que elas não poderiam ter atribuições das polícias civil e militar, como fazer abordagens aleatórias e revistas. Prisões e apreensões de drogas, por exemplo, acabavam derrubadas na Justiça.

O processo contestava as decisões judiciais, incluindo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não reconheciam a categoria como parte do sistema de segurança.

"Entramos com a ação para que ficasse claro que somos parte desse sistema", diz o vice-presidente da associação, Ramon Rodrigues Soares.

O STF julgou a ação procedente por 6 votos a 5.

Em 2022, o STJ havia reforçado o entendimento de que as guardas, por não estarem entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição, não poderiam ter atribuições de polícia, se limitando à proteção de bens, serviços e instalações do município.

O colegiado considerou que só em situações excepcionais poderiam fazer abordagens e buscas pessoais. Na ocasião, foram declaradas ilícitas provas obtidas em buscas pessoais pelos guardas em ações.

Para o jurista Fábio Tavares Sobreira, professor de Direito Constitucional, mudou o alcance da atuação da guarda. "A questão nuclear é que as guardas poderão, a partir da decisão do STF, que já está valendo, realizar comandos, revistar os cidadãos em casos de fundadas suspeitas, cumprir mandados de prisão se tiverem acesso a eles e realizar buscas domiciliares", afirma.

O vice-presidente da AGM diz que a decisão não muda, na prática, a atuação, que já dá apoio ao policiamento, mas pode garantir mais investimentos. "Facilita aos prefeitos o acesso ao Fundo Nacional de Segurança do governo federal para equipar as guardas", afirma Ramon Rodrigues Soares.

Para o jurista Antonio Carlos de Freitas Junior, por outro lado, é um equívoco o entendimento de entidades que congregam as guardas municipais de que a decisão equiparou as guardas à PM.

"A função da guarda continua a mesma de proteger os bens públicos do município", diz ele, mestre em Direito Constitucional pela USP.

Na prática, diz, a decisão torna mais fácil os convênios de integração das guardas com outras corporações.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Na tarde desta quinta-feira, 6, Diego Hypolito e Guilherme conversaram sobre o fim das duplas no BBB 25. A nova fase do jogo gerou reflexões entre os participantes, que agora precisam traçar estratégias individuais.

"Que estranho a gente não ser uma dupla", comentou Diego ao iniciar o papo. Guilherme, por sua vez, avaliou que a mudança pode trazer mais liberdade para os jogadores expressarem suas opiniões. "Na realidade, o que eu sinto é que as conversas vão continuar. Só que as opiniões agora que eu tenho, eu vou poder expor sem medo nenhum de atrapalhar ela", declarou.

Diego reflete sobre a nova fase

Para Diego, a separação das duplas traz um desafio extra. O ginasta admitiu que dependia muito de Daniele Hypolito para estruturar seus pensamentos no jogo. "Eu dependo muito da Dani, às vezes, dos meus pensamentos. A Dani, ela me dá um norte. E ela vai continuar me dando um norte. Mas, tipo, eu fico pensando, caraca, meu Deus, agora eu vou ter que pensar mais", disse ele.

O brother também mencionou que sua percepção sobre a casa mudou após voltar de dois paredões. "E essas voltas, a volta desse segundo paredão, eu senti umas coisas diferentes. Eu fiquei observando e falei assim, caramba, será que é isso? Será que é aquilo?", refletiu.

Impacto no jogo

Com a nova configuração, os brothers precisarão reavaliar alianças e estratégias. O fim das duplas se soma a outras mudanças que ocorreram nesta semana, como o retorno de Gracyanne Barbosa ao jogo, na dinâmica do Freeze, e a penalização coletiva no "Tá Com Nada".

Bruna Marquezine falou sobre o final de semana de comemorações na fazenda Talismã, onde foi comemorado o aniversário de João Guilherme, seu namorado. O influenciador digital é filho de Leonardo, dono da propriedade famosa que fica em Jussara, Goiás.

Na madrugada desta quinta-feira, 6, a atriz deixou um comentário nas redes sociais do namorado, que compartilhou registros da viagem com seus seguidores. "Foi bom demais! Você merece", escreveu.

O ator levou amigos e a namorada à fazenda da família pela primeira vez. Bruna foi discreta durante a estadia, e o fato dela não ter compartilhado partes da viagem nas redes sociais gerou uma discussão na internet.

Bruna Marquezine e João Guilherme assumiram o namoro em agosto do ano passado, após ele fazer uma homenagem para o aniversário da atriz. Eles mantêm uma relação discreta e longe dos holofotes.

Demi Moore revelou que visita seu ex-marido, Bruce Willis, semanalmente. O ator, que foi casado com a atriz por 13 anos, recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal (DFT) em 2023.

A atriz de A Substância falou sobre o assunto em entrevista à Variety e afirmou que, mesmo que o casamento dos dois tenha acabado há mais de 20 anos, ela segue sendo uma presença constante na vida do artista. "Nós sempre seremos família, só que de maneiras diferentes. Para mim, isso nunca foi uma questão. Eu o visito porque é isso que você faz com quem você ama", afirmou.

"Eu espero que isso encoraje as pessoas a ver que existem maneiras diferentes de fazer as coisas. Existe uma vida após o divórcio. Existe como adotar a coparentalidade com amor." Para ela, as visitas semanais também ajudam as cinco filhas do ator.

Demi Moore e Bruce Willis foram casados entre 1987 e 2000, mas mantiveram uma relação amigável após a separação por conta das três filhas que tiveram juntos. Willis ainda tem duas filhas mais novas, frutos do casamento atual com Emma Heming.

O astro lida com demência frontotemporal (DFT) em 2023. Antes disso, porém, a família dele já havia comunicado que Willis se afastaria da carreira após ser diagnosticado com afasia, distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação.